PERIGO
Sinto nuita pena dos aposentados que, por receberem uma merreca mensalmente, sem penduricalhos, são forçados a trabalhar como vigilantes. Apesar da idade avançada passam a noite sentados num cubículo tomando conta da propriedade alheia e correndo o risco de um assalto violento. Por isso estou de acordo com o voto do ministro Kassio Nunes Marques reconhecendo a concessão de aposentadoria especial a vigilantes que comprovem exposição a atividade nociva com risco à sua integridade física. Ele é o relator do caso e fez questão de afirmar que nesse momento a aposentadoria especial deve se restringir aos vigilantes e não se estende automaticamente a outros trabalhadores expostos ao perigo.
CHINA
O Estadão publicou notícia envolvendo o ex-Ministro do STF, ex-Assessor do Banco Master e ex-Ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski. Em Março de 2024, ele comprou, por 9,4 milhões de reais, uma casa de alto padrão na Zona Sul de São Paulo, que pertencia a Alan de Souza Yang, conhecido como China, investigado pela Polícia Federal por sonegação bilionária no setor de combustíveis. A aquisição foi feita através da Eryal Empreendimentos e Participações, empresa familiar de Lewandowski em sociedade com os filhos. O imóvel tem 777 metros quadrados e fica num condomínio fechado, opção escolhida, por razão de segurança. Na época da compra, China já havia sido condenado por adulteração de gasolina e alvo de investigações por sonegação em postos de combustíveis. Em 2025 passou a ser investigado na Operação Carbono Oculto, que apura um esquema de lavagem e sonegação estimado em 52 bilhões de reais e aponta vínculos com o PCC. A operação foi deflagrada durante a gestão de Ricardo Lewandowski no Ministério da Justiça. Ele afirmou que a compra foi feita de boa fé, sem conhecimento prévio dos vendedores e que todos os documentos e certidões apresentados indicavam que o imóvel esta regular. Disse que tenta resolver a situação, com a regularização ou com a devolução da casa e o ressarcimento do valor pago. Deu azar na compra que julgou um Negócio da China.
ENCILHADO
Quando o assunto é melhor qualidade de vida, sustentabilidade e cidades inteligentes é preciso tirar o chapéu para países como a Suíça e a Noruega. Agora se encoste bem na cadeira para não cair para trás. A cidade do mundo a atingir o padrão máximo de qualidade de vida encontra-se justamente no “Patropi”. Cidade do interior de São Paulo acaba de receber o maior certificado de qualidade de vida. São José dos Campos logrou ser a primeira no planeta Terra a conquistar o nível platina da certificação ABNT NBR ISO 37.125. O mais alto reconhecimento internacional pelo desempenho urbano. Tudo baseado em critérios ambientais, sociais e de governança. E eu que não aceitei o convite da operadora de TV a Cabo de São José dos Campos para ir montar lá uma emissora de televisão local, como a TV Galega. Estive na cidade, achei que era um projeto arriscado e deixei o cavalo passar encilhado.
LENOCÍNIO
A prostituta Gabriela Leite criou uma “grife” para a qual deu o sugestivo nome de “Daspu”. Tal qual o Lula, ela vai ser homenageada na Sapucaí. A atriz Fernanda Viacava vai sair representando a homenageada em carro alegórico da Porto da Pedra. Será que a senadora Damares Alves, defensora implacável da família e dos bons costumes, vai tentar impedir a homenagem? E a EMBRATUR vai poder dar um milhão de reais para escola de samba promovendo “mulher de vida fácil” e o lenocínio?
MUNDO
O comunismo só não foi um fracasso total porque os chineses inventaram o comunismo-capitalista. Tiraram milhões da miséria e desenvolveram uma atividade industrial que conquistou o mundo e encheu as suas burras de dólares. Aproveitaram os recursos para investir na infraestrutura, passaram a explorar as suas atrações turísticas, que alcançam da Muralha da China e o Exército de Terracota até as modernas construções de pontes, viadutos e surpreendentes edificações. Para frear o deserto plantaram milhões de árvores. Uma elogiável iniciativa, que se revelou grande problema: as árvores estão bebendo a água das pessoas e surgiu novo impacto ambiental. Foi uma falha de planejamento, tal qual o vírus causador da pandemia da síndrome respiratória que, rapidamente, matou milhões de pessoas ao redor do mundo.
MASTIGAR
Miguel Diaz Canet, presidente de Cuba, anunciou que, na próxima semana, vai lançar um plano para lidar com a escassez de combustível na ilha açucareira, porque o Big Brother não deixa mais chegar petróleo da Venezuela. A frota de veículos cubanos, da década de 50, não pode usar o álcool. Se fossem “flex” os carros cubanos poderiam ser movidos a “Rum”. A população, depois do bloqueio de mais de 60 anos, promovido por governos democratas e republicanos dos EUA, já está acostumada a conviver com o racionamento de tudo, até de caderno e caneta esferográfica para as crianças, nas escolas. Acredito que só não falta o velho e bom “Chiclete Adams” porque tiram da boca, fazem uma bolinha e guardam debaixo do tampo da mesa, para mais tarde voltarem a mastigar.
PORTUGUESA
Na noite de sábado, em São Paulo o time feminino do Palmeiras derrotou o do Corinthians nas penalidades máximas por 5 a 4, na oitava cobrança, e conquistou a Supercopa do Brasil. No Rio de Janeiro o Flamengo escapou do vexame. Goleou o Sampaio Corrêa por 7 a 1 e beneficiado pela derrota do Nova Iguaçu, de 1 a 0, para a já eliminada Portuguesa, terminou a última rodada em quarto lugar, com 7 pontos ganhos. Em mata-mata vai enfrentar o Botafogo, primeiro do grupo. Pedro marcou os 2 primeiros gols do Flamengo. Bruno Henrique 2, Samuel Lino, Cebolinha e garoto Douglas Telles (18). O gol de honra do Sampaio Corrêa foi marcado por Rodrigo Andrade, no último lance do primeiro tempo. Na minha opinião o Mengão deve pagar um bom bicho para a moçada da Portuguesa.
Comentários
Postar um comentário