BAÚ

 



Blumenauense que gosta de Carnaval vai ter que se mandar para Florianopolis, Joaçaba ou outra cidade festeira. A nossa única Escola de Samba, a Mocidade Unidos do Salto do Norte, não fará o tradicional Carnaval de Rua no Bairro. Em 20 anos a agremiação só não saiu batendo tambores, reco-recos e tamborins uma única vez, durante a pandemia do coronavírus. É a segunda vez em 2026 com a moçada está jogando a toalha. Teve que entregar o terreno onde o Barracão estava instalado e tem mais um motivo para não festejar o Carnaval: a ajuda financeira. Em 2023 recebeu 50 mil reais, em 2024 foram 25 mil e no ano passado 10 mil. Sempre verbas federais e nos outros anos foi com o suor dos membros envolvidos. Andréa Dallabrida, presidente da Mocidade Unidos do Salto do Norte, disse que vai atrás de um novo espaço físico para os ensaios e patrocínios para definir o calendário oficial. Em 2025 foram 300 carnavalescos desfilando nas 4 alas acompanhadas por um Trio Elétrico. Em 2027 espera retomar os ensaios e a produção do desfile. A Prefeitura colocou a Escola Lauro Müller à disposição para os ensaios, “mediante agendamento e conforme disponibilidade, fora do horário de aula”. Andréa afirmou que fica a tristeza e a cobrança da comunidade, pois o desfile movimenta o bairro. Então nem vou tirar minha fantasia do baú. Depois que a Milu Vianna casou com o Manuel e foi viver feliz em Portugal, o Carnaval de Blumenau perdeu, ao mesmo tempo, sua Musa, Rainha da Bateria e Porta Bandeira.


ÍDOLO


Escrevi no Blog que, se o senador Jorge Seif fosse cassado, seria aberta a terceira vaga para Santa Catarina na próxima eleição. Poderíamos mandar para Brasília os catarinenses Carol de Toni e Espiridião Amin e o candidato convidado Carlos Bolsonaro. Mas o TSE não colaborou para resolver o impasse. Absolveu Seif (que em alemão é Sabão) da acusação de abuso econômico e continua a briga na direita, com a cisão provocada pela vinda do filho do nosso maior ídolo.


TODOS


Depois de uma reunião de mais de três horas, em duas etapas, os 10 ministros do STF distribuíram nota reconhecendo as decisões do Dias Toffoli e comunicando que ele decidiu deixar a relatoria do caso do Banco Master por “alto interesse institucional”. Tivesse feito isso quando surgiu o problema teria evitado as justas críticas e o desgaste da imagem da Suprema Corte. Mas, pelo menos, assim acaba a discussão e entre mortos e feridos salvaram-se todos.


COMPULSÓRIA


Quando ouvimos notícia de algum estupro, tendo por vítima criança ou adolescente, logo imaginamos que foi ato de algum indivíduo tosco e ignorante. Jamais nos vem à cabeça a figura de um magistrado ou de um bem uniformizado piloto de avião. No entanto, duas moças acusaram ministro do STJ de importunação sexual. Uma que estava com os pais na casa do “tio”, como chamava o ministro Marco Buzzi, não tinha prova do abuso. A segunda, que foi funcionária, apresentou a prova necessária. Ele pediu licença para tratamento médico psiquiátrico e o STJ decidiu afastá-lo por 90 dias, para no dia 10 de Maio decidir se o pune com a aposentadoria compulsoria.


FALSA


O piloto da Latam, Sérgio Antônio Lopes (62) quando se preparava para iniciar viagem em Congonhas com destino ao Rio de Janeiro, foi buscado por policiais e levado com destino à Delegacia da Polícia Civil. Preso pela suspeita de líder, há pelo menos 8 anos, de uma rede de pornografia, abuso infantil e estupro de vulnerável. Presas também uma avó de 55 anos, que vendia as três netas de 10, 12 e 14 anos, e outra mulher que era conivente, não poupava a própria filha. Ambas eram pagas com Pix de 30 a 100 reais, pagamento de aluguel e compra de medicamentos e até de um televisor. Uma vítima ele começou a abusar quando tinha 8 anos de idade. Ele levava as meninas e adolescentes para motel e apresentava documentos de maioridade com identidade falsa.


ESPOSA


Em Itumbiara, no sul de Goiás, Thales Naves Alves Machado, secretário do município, dentro de casa, atirou contra os dois filhos, de 12 e 8 anos, e se suicidou. O mais velho morreu logo após entrada no hospital e o mais novo, um dia depois, teve constatada morte cerebral na Unidade de Terapia Intensiva. Passou por cirurgia, mas não resistiu ao ferimento na nuca. Os meninos eram netos do prefeito Dione Araújo, que após o episódio decretou 3 dias de luto no município. Thales teria deixado carta comunicando que sua trágica decisão foi pelo fim do relacionamento com a esposa.


ATENTADO


E o que dizer da Jesse Van Rootselaar, a moça canadense de 18 anos de idade, que, com uma arma de cano longo e outra de cano curto, em sua residência matou a mãe e o irmão e numa escola próxima pôs fim à vida de uma professora, cinco alunos e deixou 25 pessoas feridas, algumas em estado grave. Depois do ataque suicidou-se. O fato aconteceu em Tumbler Ridge, uma comunidade de apenas 2.400 habitantes, na província da Colúmbia Britânica, na costa do Oceano Pacífico. A Polícia Montada busca descobrir o motivo de um dos piores assassinatos em massa na história do Canadá. Sabe-se, porém, que tinha problemas de saúde mental, o que explica o atentado.


TRABALHO


Na noite de quinta-feira foi concluída a terceira rodada do Brasileirão. O Athlético ganhou de 2 a 1 do Santos, o Fluminense derrotou o Botafogo por 1 a 0, o Corinthians bateu o Bragantino por 2 a 0 e o Palmeiras foi a Porto Alegre venceu o Internacional de 3 a 1 e voltou líder do campeonato, graças ao melhor saldo de gols. Tem mais três equipes com 7 pontos ganhos: São Paulo, Fluminense e Bahia. Por enquanto o Cruzeiro, do Tite, é o lanterna. O treinador do Atlético Mineiro, o argentino Jorge Sampaoli, caiu depois do empate com o Remo. Deixou o comando do Galo após as partes chegarem a entendimento para o encerramento do trabalho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

GERMÂNICA