LICITAÇÃO
Em 2008 foi criada lei municpal para beneficiar os pequenos empresários, que dizia: “O poder público poderá fazer compras de até 80 mil reais em licitações para os MEIs e Micros. Foi um avanço, desatualizado com o passar do tempo. Em 1018 foi aprovada a mudança requerida pelo setor de poderá para deverá. A Câmara Municipal também aprovou unanimemente o aumento do valor por licitação. O prefeito Mário Hildebrandt concordou com o mérito, mas vetou. Em 2024 a AMPE festejou o projeto aprovado e sancionado pelo prefeito Egídio Ferraria dobrando o valor. Agora compras de 160 mil reais devem ser feitas exclusivamente pela raia miúda, a não ser que não haja interessado. Como não tem formação e geralmente são empresas formadas pelo dono, esposa e mais um funcionário, não dispondo de departamento jurídico para fazer as propostas, a Prefeitura resolveu ajudar. Pela ideia do secretário Walfrido Balistieri, foi criado o primeiro Escritório de Compras Públicas de Santa Catarina. Ele foi inaugurado festivamente e funcionará na Praça do Cidadão. Incentivo para os MEIs, Micro e Pequenos Empresários participarem mais do empreendedorismo e desenvolvimento econômico. 160 mil ainda não é o sonhado, mas, como hoje o pagamento é feito em dia com o aprazado, já compensa o trabalho de fazer uma proposta para o processo de licitação.
TEATRO
Hoje é o Dia do Teatro Amador. Aproveito para comentar que a professora Maria Teresinha Heimann conseguiu os recursos para promover o 28o Festival Nacional de Teatro Infantil de Blumenau. O Fenatib vai acontecer de 10 a 18 de Setembro, no Teatro Carlos Gomes, Sala Carlos Jardim e espaço alternativos, como escolas de Blumenau. As inscrições estão abertas no “site” inarti.org.br e serão encerradas no dia 28 de Fevereiro de 2026. Não é mostra competitiva e apresenta espetáculos de várias regiões do país, sempre dedicados ao público infantojuvenil. O festival é evento gratuito, realizado por meio de patrocínio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio da Secretaria Muncipal de Cultura e atinge 10 mil amantes do teatro.
ALIMENTAÇÃO
A Comissão Julgadora fará a seleção dos grupos que estarão no 28o Fenatib. Analisados critérios como qualidade dos elementos do espetáculo, coerência entre a proposta de direção e realização, a valorização da inteligência, criatividade e capacidade de compreensão da criança e do jovem, a diversidade de linguagens e a adequação aos espaços oferecidos pelo festival. Cada grupo selecionado receberá, da Comissão Organizadora, ajuda de custo, conforme distância em linha reta da cidade de origem até Blumenau, hospedagem e alimentação.
PLANALTO
O pastor Silas Malafaia, um dos principais aliados de Jair Bolsonaro durante toda a saga do Capitão no governo e, depois, fora do Planalto, atua como uma espécie de conselheiro dedicado a construir um projeto de candidatura que privilegie uma programa para derrotar o PT e o presidente Lula, como escreveu Robson Bonin, na Veja. Ele comenta que Malafaia já escolheu o nome que irá apoiar à Presidência em 2026. O dono da Assembleia de DeusVitória em Cristo colocou os dois pés na canoa de um dos nomes especulados na direita e dela não sairá, conforme afirmou um aliado. Está na canoa de Tarcísio de Freitas. Isso significa que não dialoga com a ideia do ex-mandatário de patrocinar a candidatra de Flávio Bolsonaro ao Palácio do Planalto.
DROGAS
Bem no seu estilo surpreendente, o presidente Donald Trump afirmou que a Venezuela não precisa ser necessariamente o alvo de ataque em terra contra operações de drogas na América Latina. Afirmou que as operações desse tipo começarão em breve. Deixou no ar o enigma: qual será o país escolhido? É país produtor ou por onde estão saindo as drogas?
EXPAÇO
O presidente Lula cumprimentou José Antonio Kast pela vitória na eleição chilena. Em sua mensagem, o nosso presidente afirmou que o Brasil seguirá colaborando com o novo governo do Chile para “fortalecer os laços bilaterais, consolidar as relações econômicas e comerciais e promover a integração regional, mantendo a América do Sul como uma região de paz”. Kast promete liberalismo e linha dura, marca o retorno da direita ao poder e se alinha ideologicamente com o bolsonarismo. Sua ascensão reforça a divisão política na América do Sul. Após a vitória de Rodrigo Paz na Bolívia e José Antonio Kast no Chile foi alcançado equilíbrio entre governos da direita e da esquerda, porque o Uruguai, com Yamandú Orsi, voltou para a esquerda. A esquerda prevaleceu no continente no início do Século XXI, mas, com a chamada “onda rosa”, a direita recuperou espaço.
QUEIJO
O Cruzeiro foi eliminado pelo Corinthians e o clube mineiro, não esperou mais nem um dia, para despedir o treinador português Leonardo Jardim, que não conseguiu o milagre do seu homônimo, Leo Jardim, goleiro do Vasco. O português vai aprender que “Navegar é Preciso” também para voltar a Lisboa. O time da Raposa já contratou novo professor. Ele andava sumido e tem a dificuldade de um problema no joelho que dificulta sua corrida para festejar um gol, vitória ou conquista de campeonato. É gaúcho, como a maioria dos treinadores brasileiros, e já mostrou a sua competência. Estou falando do Tite, que vai morar em Belo Horizonte. Só não sei se vai trocar o chimarrão pelo pão de queijo.
URUBU
Como o Flamengo vai decidir a Taça Intercontinental contra o PSG e o Vasco joga a primeira da final da Copa do Brasil contra o Corinthians, nesta quarta-feira, a cidade do Rio de Janeiro e mais de dez outros municípios terão ponto facultativo. Se fosse o Corinthians podendo trazer o troféu do Catar, acredito que o Lula, muito matreiro, decretaria feriado nacional, para agradar à indicutível maioria brasileira dos torcedores do Urubu.
Comentários
Postar um comentário