AUTORITÁRIA
Mulher costuma manifestar o que leva no coração. O PL fez um acordo com o PSDB para apoiar Ciro Gomes na disputa pelo governo estadual do Ceará. A ex-primeira dama, Michelle Bolsonaro, não se aguentou e, numa reunião partidária, manifestou a sua opinião sincera. Vai batalhar pelo senador Eduardo Girão e não quer nem ouvir o nome do Ciro Gomes. Foi ele quem chamou o seu marido de ladrão de galinhas e outros impropérios. Jair Bolsonaro apoiou o acordo político e ela deve ter julgado que estava em surto. Rachou o partido e está sendo chamada pelos filhos do Capital de autoritária.
APLAUDIDO
O homem age de forma diferente. Arthur Lira sempre foi próximo de Jair Bolsonaro, era visto com desconfiança pelos petistas, brigou com o chefe da Casa Civil, Rui Costa, e rompeu relações com o então articulador político do Planalto, Alexandre Padilha. Arthur Lira foi ao ato da sanção do projeto de isenção do IR para quem ganha até 5 mil reais e fez um longo discurso no qual garantiu ter uma relação “próspera, correta e tranquila” com Lula, enviou um “abraço especial” à ministra Gleisi Hoffmann e até projetou um possível quarto mandato do Lula na presidência. Outrora vaiado pela militância do PT, o deputado federal alagoano acabou sendo vivamente aplaudido.
MENTAL
Surgiu mais um Bolsonaro para o povo patriota eleger. Renato Bolsonaro é irmão do Mito e pré-candidato a deputado federal em São Paulo. Seu nome veio à baila com a notícia de que teria sido quem ajudou Jair a tentar abrir a caixa da tornozeleira eletrônica, para a retirada do “chip” que comunica para a central de controle a localização do usuário. Renato Bolsonaro nega a participação. Esteve na casa do irmão e lá também estavam Michelle e a filha Laura. Foi antes, portanto, do uso do ferro de soldar, provocado por confusão mental.
ALGOZ
Eu sempre afirmo que o Lula é um cabra de sorte. Ele não é flamenguista, é corintiano. Mas o Mengão derrotou o maior rival do Corinthians, o Palmeiras, e ganhou a Libertadores. Quem foi que marcou o gol do título continental? Foi o zagueiro Danilo. Qual o número da camisa dele? É o 13, bem o número do PT. O Banco Central já anunciou que a Taxa Selic vai terminar 2025 em 15%. Para dar uma mão só falta baixar em 2026, ano da eleição, para 13%. Já o Jair Bolsonaro, que é do PL, número 22, foi para a prisão bem no dia 22 de Novembro. Não sei se por coincidência ou se foi programado pelo seu algoz.
AGRÍCOLA
Muitas pessoas sugerem para a solução para o problema dos Correios, que se tornaram altamente deficitários, seja privatizado. Pode-se imaginar que ninguém vai querer descascar o abacaxi. E, se por um milagre aparecer uma multinacional que se disponha a assumir o pepino, a primeira coisa que vai fazer será fechar todas as pequenas agências, em locais ermos, que só dão prejuízo. Sabe-se que as mensagens imediatas, pela “internet” reduziram o uso das cartas para troca de correspondência. Restava para os Correios o serviço de entrega de mercadorias. Mas a chegada de empresas modernas, como DHL, FedEx, Mercado Livre e outras abocanharam o filé mignon do mercado. Os Correios, contudo, continuam prestando serviço para os moradores das pequenas e longínquas comunidades. É preciso haver uma reorganização, que acabe com o gigantismo. Mas é preciso dar razão para a ministra do planejamento, Simone Tebet, quando defende que o governo precisa manter serviços que não dão lucro quando prestam relevante serviço para a comunidade. Foi feliz ao citar, na CNN, a EMBRAPA, uma estatal que nunca deu lucro. Todavia foi graças às suas pesquisas e desenvolvimento de sementes resistentes que pudemos começar a colher excelentes safras em locais que eram considerados inóspitos e tornamos o Brasil uma potência agrícola.
ELETRÔNICAS
Em Honduras aconteceu eleição presidencial no domingo, dia 30. Quando 57% dos votos haviam sido apurados, o Conselho Nacional Eleitoral anunciou o encerramento da transmissão dos resultados eleitorais. O candidato apoiado por Trump, Nasry Tito Asfura, estava 515 votos na frente de Salvador Nasralla, candidato do centro. O Big Brother já anunciou que parece que estão tentando mudar o resultado da eleição. “Se fizerem isso, haverá um preço alto a pagar”. A candidata da esquerda e do governo, Rixi Moncado, está bem atrás, mas disse que a disputa eleitoral “ainda não está perdida”. Afirmou que não aceitará qualquer resultado enquanto 2.859 atas que, segundo ela, foram manipuladas não forem revisadas e que Trump interferiu no processo eleitoral. A presidente do CNE, Ana Paola Hall, declarou que é preciso “paciência e prudência”. A paz deve ser mantida até a finalização da contagem dos votos com a declaração do resultado. Pela lei, são 30 dias para que tal aconteça, em Honduras. Os hondurenhos não votam nas famigeradas e fraudulentas urnas eletrônicas.
NOVO
Na noite desta terça-feira temos duas partidas do Brasileirão. No Rio o Vasco recepciona o Mirassol e em Porto Alegre o Grêmio pega o Fluminense. É a luta pela classificação para a Taça Libertadores e para a Copa Sul-Americana. Na quarta-feira o Flamengo, no Maracanã, poderá se sagrar campeão brasileiro, com uma rodada de antecedência, se derrotar o Ceará, e cinco times desesperados batalharão pela vitória buscando a salvação. Resta ainda a decisão da Copa do Brasil para depois todos os craques da Série A entrarem em férias. A nossa seleção feminina disputou em Portugal o seu último amistoso do ano. No giro pela Europa ganharam da Inglaterra e Itália, no dia 28 de Novembro perderam da Noruega, de 3 a 1, em Cádiz, na Espanha, encerrando uma série de oito partidas invicta. Contra as portuguesas ainda estão jogando no Estádio Municipal do Aveiro. É o último amistoso do ano e depois vão descansar e festejar com suas famílias o Natal e o Ano Novo.
Comentários
Postar um comentário