UNIDOS

 


Gravei o meu programa Mesa de Bar, com Nassau de Souza, produtor cultural que, entre outras coisas, tem levado teatro para escolas públicas de todo estado catarinense. Ele contou que, com poetas de Itajaí, fundou o Grupo Mário Quintana e que, em 1990, foram a Porto Alegre pedir autorização do poeta para utilizar publicamente o seu nome. Foi no hotel do Falcão, que disponibilizou um quarto para ele viver os seus últimos anos de vida. Com a costumeira humildade, Mário Quintana disse que ficava feliz em ter o mesmo nome do grupo teatral. Já o nome Nassau, do meu entrevistado, foi homenagem, do pai pernambucano, ao Príncipe Maurício de Nassau, que liderou a invasão holandesa e imprimiu sua marca em Recife. Deixou obras que se perpetuaram e principalmente a semente da cultura, que fomentou com a criação de universidade e trazendo da Europa cientistas e artistas, que fazem parte da nossa história. Alguns afirmam que até seria outra se os holandeses não tivessem sido expulsos e foram criar a Nova Amsterdam, hoje Nova York, a maior cidade dos Estados Unidos.


FLORESTAS


Quem está no Brasil para representar o pai é o Príncipe William, herdeiro careca do trono do Reino Unido. Ele passeou pelo Rio de Janeiro, bateu bola na praia, foi ao Corcovado e tirou fotografia diante do Cristo Redentor. Se deixou fotografar no mesmo local em que sua mãe, “Lady Di” havia sido fotografada. Entregou o prêmio “Earthshot”, considerado Oscar Ambiental, que criou, para destinar a quem se destaque na defesa da natureza. Os brasileiros Thiago Picolo e Bernardo Strassburgo receberam 1 milhão de libras esterlinas, proprietários da “Re-green”, empresa que faz reflorestamento e restauração ecológica a partir de encomendas de outras companhias. Agora vai para a COP-30 em Belém. Eu esperava que ele e seu primeiro-ministro também destinassem 1 milhão de dólares para o Fundo Florestas Tropicais para Sempre. Me frustrei! O Fundo foi aprovado e bonito fez a Noruega que anunciou 3 bilhões de dólares para a preservação das floretas.


DEMOCRACIA


Promessa de campanha do Lula, bem que a Oposição gostaria de derrubar o projeto da isenção do IR para quem ganha até 5 mil reais e descontos para os que chegam aos 7.350 reais mensais. A isenção beneficia milhões e o desgaste só ocorre com menos de 200 mil, os super-ricos, que vão ter que desembolsar até 10% do que auferem anualmente. Foi assim que na Câmara passou com unanimidade e no Senado com aprovação em votação simbólica. A sanção presidencial vai acontecer quando Lula voltar de Belém, onde declarou que o ato foi uma vitória da democracia. 

 

ATRIZ


O filme O Agente Secreto, estrelado pelo ator Wagner Moura, tem como estrela a atriz amadora, Tânia Maria. Ela é natural do Rio Grande do Norte e tem a formação de costureira. Com seus 78 anos de idade deu um verdadeiro “show” de interpretação e os críticos de cinema que assistiram o seu desempenho já a estão apontando como a próxima brasileira a ganhar um Oscar. Ela apareceu pela primeira vez em Bacurau, como Dona Sebastiana, para pronunciar apenas uma fala. O diretor Kleber Mendonça Filho ficou tão impressionado com a autenticidade e naturalidade de Tânia Maria ao improvisar a frase: “Que roupa é essa, menino?” que decidiu escrever e destinar para ela um papel de importância no Agente Secreto. Tomara que a idosa nordestina do Seridó traga o Oscar e que não seja presa no aeroporto, sob suspeita de haver furtado a estatueta de uma jovem e bela atriz.


MATA-LEÃO


A presidente do México, Cláudio Sheinbaum, estava passeando por rua da capital mexicana, quando sofreu inesperado assédio sexual. Um homem chegou pelas suas gostas, a agarrou pelo braço e tentou dar-lhe um beijo no pescoço. Os homens da segurança demoraram para agir. Se a intenção fosse matá-la provavelmente teria conseguido o intento. Acho que. se o ocupante da presidência fosse um homem. Imediatamente teriam mandado bala ou aplicado um golpe mata-leão.


VANDALISMO


Em Paris, a polícia continua tentando descobrir os homens que entraram no Museu do Louvre e roubaram valiosíssimas joias da antiga nobreza. Uma coisa porém conseguiram descobrir. Os ladrões acertaram a senha para o acesso. Você não vai acreditar em qual era a senha. Simplesmente: Louvre. Parece até píada e que a senha tenha sido criada por um suposto porteiro, o Joaquim, imigrante português. Acertou Jair Bolsonaro ao não deixar, no Palácio do Planalto, as joias que ganhou dos árabes. Elas teriam sido roubadas pela horda de petistas, disfarçados de bolsonaristas, que invadiram a sede do Executivo para seu ato de vandalismo.


ANTEPENÚLTIMO


O Flamengo vencia o São Paulo por 2 a 1 e dominava a partida. Eis que mais uma vez o equatoriano Gonzalo Plata exagerou e foi expulso por pisar no calcanhar de seu conterrâneo Arboleda. Com a vantagem numérica o São Paulo partiu para o ataque, conseguiu o empate e o Mengão teve que festejar não ter ocorrido a virada. Bom para o Palmeiras, que na noite desta 5a feira joga em casa contra o Santos e pode abrir vantagem de 3 pontos na liderança do Brasileirão. Nos demais jogos o Botafogo goleou o Vasco por 3 a 0, igual placar do Atlético Mineiro contra o Bahia. O Cruzeiro se manteve vivo na disputa do título ao derrotar por 1 a 0 o Grêmio, em Porto Alegre. O Bragantino ganhou do Corinthians de 2 a 1, Vitória 1 x 0 Internacional, o time baiano saindo da zona do rebaixamento, passando 1 ponto na frente do Santos e o lanterna Sport Recife perdeu em seu estádio de 2 a 0 do Juventude, que é o antepenúltimo.


PESCOÇO


Na noite desta quinta-feira o Santos, se quiser escapar da incômoda posição em que foi colocado pelo Vitória, terá que ganhar ou pelo menos empatar com o Palmeiras. Além do jogo do líder com o desesperado time santista, em campo Fluminense e Mirassol, no Rio de Janeiro, e o clássico Ceará x Fortaleza, este último com a corda no pescoço.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

DEMITIDOS