PESSOA

 


Neida Rocha, poeta gaúcha de nascimento e pomerodense de coração, continua criativa e operante. Está organizando a segunda edição do Agenda Poética 2026. Como é uma promoção com limite de participantes, está fazendo as inscrições, que vão até o dia 30 de Novembro. Oferece, por 154 reais, um combo composto por 3 agendas e 1 xícara de porcelana. Para quem só quiser as agendas o preço é de 108 reais. Quem gosta de fazer uso de uma agenda trate de fazer um Pix para (47) 99227-2202, porque foi-se aquele tempo em que a gente recebia de presente meia dúzia de agendas no fim de cada ano. Quem quiser informações sobre a sua Agenda Poética ligue para ela, que é a gentileza em pessoa.


PISO


Quando vivíamos em Colônia, na Alemanha, nos tornamos fregueses da C & A. Uma loja de grande rede holandesa, que vendia produtos de qualidade por preços convidativos. Certa vez nossa Comadre Ingrid quase caiu para trás quando soube o preço que minha mulher pagara por uma roupa de marca igual a que ela comprara em boutique da mesma rua comercial por preço algumas vezes mais alto. Sua chegada ao Brasil foi discreta. Acho que foi em Curitiba. Mais discreta ainda aqui em Blumenau, onde agora anuncia que vai abrir, em 2026, uma nova loja no Shopping Neumarkt, em local estratégico do segundo piso.


BOLINHA


Nesta sexta-feira, dia 7 de Novembro, no Rio de Janeiro, acontece a posse na Academia Brasileira de Letras da escritora Ana Maria Gonçalves. Ela é a primeira mulher negra a vestir o fardão. É também a pessoa mais jovem, com 55 anos de idade, a fazer parte da atual turma do chá das quatro. Seu livro de maior sucesso é “Um defeito de cor”, publicado em 2006. A obra foi eleita a mais importante da literatura brasileira no Século XXI, por um júri da Folha de São Paulo, e inspirou o enredo da escola de samba Portela no Carnaval de 2024. Ela é a décima terceira mulher a ser empossada na ABL. A primeira foi Rachel de Queiroz, em 1977, 80 anos após a fundação da instituição, porque no início era apenas um Clube do Bolinha.


SOBRENOMES


O IBGE fez um levantamento buscando os dados do último censo e acaba de publicar que o sobrenome mais usado no Brasil é Silva. Atualmente são 34.030.104, inclusive o presidente da república. O segundo é Santos. Temos 21.367.475 pessoas com este sobrenome. O terceiro é Oliveira. São 11.708.947. Já quanto aos nomes de batismo masculinos, José, João e Antônio são os preferidos, pela ordem, e entre as mulheres Maria, Ana e Francisca. A pesquisa evidenciou que temos 140 mil nomes próprios diferentes.


ÁRVORES


Lavoisier já disse que “Na Natureza nada se cria, nada se perde. Tudo se transforma”. Pode ser que isso venha a acontecer, com as mudanças climáticas. Cientistas calculam que em algumas décadas a Floresta Amazônica pode se transformar num deserto. Por outro lado, pesquisadores da Universidade de Chicago, EUA, acreditam que o deserto do Saara, o mais árido do mundo, que só tem precipitação de 8cm por ano, poderá receber 75% a mais de chuva, até o final do século. Vai se transformar em área úmida e verde. Aí as nossas tribos indígenas terão que se mudar para a Floresta do Saara, para cuidar das árvores.


ERRADO


Para os nossos governantes, quando assumem o poder, o antigo governo sempre era péssimo. Primeiro é preciso arrumar a casa para depois poder colocar em prática o seu acertado plano de ação, se houver recursos e tempo hábil. E nunca há. Para o povo, contudo, não demora muito e o governo antigo sempre começa a ser lembrado como melhor do que o atual. Isto independente se o novo é da esquerda, do centro, ou da direita. Esta repetição de pronunciamentos e opiniões é o que mais me impressiona na análise da politica, seja municipal, estadual ou federal. Estou certo ou errado?


INACABADAS


Na Alemanha, quando lá vivemos 12 anos, observei que o comportamento é diferente. Quando ocorre alternância no poder acontecem nuances na política econômica, educacional e sanitária. Mas, os projetos e as obras de infraestrutura tem continuidade ininterrupta. Assim não jogam dinheiro fora deixando inacabado o que foi iniciado no governo anterior e de interesse público. Assim, a população, na próxima eleição, só irá aquilatar o desempenho econômico, com o custo de vida, o sistema de ensino, o funcionamento do plano de saúde e a segurança. Bem que os nossos políticos poderiam imitar os alemães. Acabariam as estradas e pontes pela metade e as escolas,casas populares e obras públicas inacabadas.


DECESSO


O goleiro do Santos brasão resistiu ao bombardeio palmeirense até os 22 minutos da segunda etapa. Mas aí, Flaco Lopez pegou a bola no meio de campo, correu em direção à área adversária e passou para Victor Roque que mostrou porque se tornou a contratação mais cara do Palmeiras. Com toque magistral colocou o balão de couro no fundo da rede do Santos. 1 a 0. Ao 35 minutos, num lançamento longo de Rafael Veiga, correu mais que o defensor adversário e num toque de classe encobriu Brasão e decretou o 2 a 0 que foi um passo enorme em direção ao título, com 3 pontos na frente do Flamengo e duas vitórias a mais. O treinador Abel Ferreira, na entrevista depois do jogo, disse que o Palmeiras ainda vai tropeçar e o Flamengo ganhar. Até pode ser porque na próxima rodada vai jogar contra o Mirassol fora de casa e em Porto Alegre contra o Grêmio. Em São Paulo vai pegar o Vitória e o Fluminense. Seu último compromisso será a partida em atraso, que será disputada em Fortaleza, contra o Ceará. O problema é que a Seleção Sul-Americana do Flamengo costuma perder até dos condenados ao decesso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

DEMITIDOS