GERMÂNICA

 


A Comunidade Luterana Centro é a proprietária do mais antigo cemitério de Blumenau, que guarda muitas histórias há 175 anos. Ali estão sepultadas personalidades que protagonizaram episódios marcarntes. Para mim a maior delas é Fritz Müller. Filho de um pastor protestante, por ser ateu, o cientistas mundialmente famoso, só foi ali sepultado depois de muita discussão. Interessante a iniciativa da igreja de organizar roteiro de visitação, que oferece uma visão da nossa colonização germânica.


REALIDADE


Segundo a reviista Veja, Espiridião Amin está sendo rifado por Jair Bolsonaro, em favor do seu filho Carlos, vereador na Cidade do Rio de Janeiro. Tendo sido governador e atualmente bem contado senador da república, contando com o apoio do governador Jorginho Mello, pode ser deixado de lado para que o vereador fluminense seja importado e se eleito Senador. A deputada federal Carolina de Toni também quer uma vaga e afirma que tem o apoio do Capitão. Alguém vai ter que dançar e dificilmente será o Carluxo. “A chance de vitória é grande, mas o risco de conflitos já se revelou uma realidade.


ENCETADA


A ACAERT, Associação Catarinense das Emissoras de Rádio e Televisão, lançou uma peça publicitária interessante que afirma: “Disseram que o rádio seria engolido pela televisão, que seria atropelada pela “internet”, pelos “streamings” e “podcasts”. Que o jornalismo seria abocanhado pelas redes sociais e que tudo viraria algoritmo. E não é bem assim. Porque mais do que equipamentos e tecnologias, comunicação é conteúdo. E conteúdo se faz com credibilidade e profissionalismo. Pra quem diz que Rádio e TV estão “off”, segura essa: eles estão nas plataformas, nas multitelas, nas redes, nas rodas. E o jornalismo é cada vez mais relevante em tempos de “fake news”. Pode ver, quando a informação está em xeque, a quem você recorre? Sim, a TV tá “on”. O rádio tá “on”. O pai tá “on”. A mãe, a avó, os influenciadores, a abrangência, o impacto, os anunciantes, a agências. Porque a evolução não para. E quem tem conteúdo se transforma. Como na minha primeira carteira profissional consta “Radialista” só posso concordar com a campanha encetada.


SOCIAIS


A maioria da população concorda com a Megaoperação do Rio de Janeiro, que custou a vida de 117 criminosos e 4 policiais. A opinião pública é favorável a que os policiais atirem para eliminar os bandidos que encontrem. Em Santa Catarina temos uma Polícia Militar bem preparada, que não comete excessos. Outros estados, porém, tem usando a farda elementos capazes de atrocidades, como a dos meninos de rua da Candelária, dos presos amotinados no Carandiru ou dos trabalhadores sem terra no Pará. O que aconteceu no Complexo do Alemão e da Penha, em apenas 72 horas, alcançou mais de 172 milhões de pessoas nas redes sociais.


MARKETING


A ação provocou intenso debate sobre a segurança pública e evidenciou disputas políticas. A maioria das mensagens nas redes sociais foi desfavorável ao Governo Lula. O cientista político Antonio Lavareda citou dados da recente pesquisa Atlas apontando que 46% consideram a segurança pública responsabilidade dos Estados, apenas 2% do governo federal e 43% entendem que a responsabilidade deve ser compartilhada entre todas as esferas governamentais. O tema mobilizou governadores, que reunidos no Rio de Janeiro, para combater o crime organizado, decidiram criar o Consórcio da Paz. Lavareda julga que o nome foi inadequado, mas uma boa “jogada de marketing”.


JANTA


O governo federal, por seu turno, ativa o debate com pronunciamentos sobre o enfrentamento do ecossistema financeiro das organizações criminosas e da PEC da Segurança. Para ele, a eleição do ano que vem será centrada na economia, mas que é preciso aguardar as próximas pesquisas para se dimensionar o impacto da Megaoperação na popularidade do Lula. Com a aproximação da eleição, para os dois lados, cada pé de galinha é uma janta.


GOIÁS


Na Série B, a Chapecoense, no último lance da partida, arrancou um empate em Belém do Pará, de 0 a 0 contra o Remo e o resultado foi bom para os dois, que estão com 58 pontos ganhos, em segundo e terceiro lugar. O Athlético derrotou o Goiás subiu para a quarta posição com 56 pontos ganhos e derrubou o Goiás para o sexto, com 55. O Criciúma é o quinto também com 55 pontos ganhos. Só faltam 3 rodadas. A Chapecoense joga em casa contra o América Mineiro e o Atlético Goianiense e fora contra o Volta Redonda. Enorme a chance de voltar para a Série A. O Criciúma ainda sonha com o retorno à eleite do futebol brasieliro. Tem duas partidas em casa, contra o Atlético Goianiense e o Botafogo de Ribeirão Preto e uma fora, no Mato Grosso, contra o Cuiabá. Depende, contudo, dos resultados do Athlético e do Goiás.


FIM


O Palmeiras foi à Serra Gaúcha e voltou para São Paulo novamente na liderança do Brasileirão. Ganhou de 2 a 0 do Juventude. Nos outros jogos da noite de domingo, o Internacional empatou com o Atlético Mineiro de 0 a 0 e o São Paulo quebrou um velho tabu: derrotou o Vasco por 2 a 0, em São Januário. Na quarta-feira, por causa de “shows” no Morumbi, o São Paulo vai enfrentar o Flamengo em Santos. Na quinta-feira, em São Paulo, o Palmeiras pega o Santos. O Cruzeiro é o terceiro, 5 pontos atrás do líder, vai a Porto Alegre queimar um dos últimos cartuchos contra o Grêmio. É na 32a rodada. O Brasileirão da Série A se encaminhando para o fim.

 

NOVEMBRO


Carlo Ancelotti convocou os jogadores para a seleção brasileira que vai jogar duas partidas amistosas contra as equipes africanas de Senegal e Tunísia. Como novidades chamou Vitor Roque do Palmeiras e Luciano Juba do Bahia. Que jogam no Brasil teremos também o goleiro Hugo Souza do Corinthians, Paulo Henrique do Vasco e Fabrício Bruno do Cruzeiro, Danilo e Alex Sandro do Flamengo. Os demais são da Legião Estrangeira: goleiros Bento e Ederson. Defensores Caio Henrique, Eder Militão, Gabriel Magalhães, Marquinhos e Wesley. Meios campistas: Andrey, Bruno Guimarães, Casemiro, Fabinho e Lucas Paquetá. Atacantes: Estevão, João Pedro, Luiz Henrique, Matheus Cunha, Richarlison, Rodrigo e Vinicius Jr. Apresentação na Europa, com os treinamentos iniciados no dia 10 de Novembro.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

DEMITIDOS