CIDADE
Segundo a divulgação da Defesa Civil de Santa Catarina, nosso estado sofreu 15 tornados em 6 meses. Foram11 no Oeste, 2 no Planalto Serrano, 1 no Planalto Norte e 1 em Florianópolis. Os nossos tornados foram de cerca de 105 quilômetros por hora, causaram muitos estragos, mas foram bem mais modestos do que o de Rio Bonito do Iguaçu, no vizinho Paraná, que alcançou os 330 quilômetros horários e arrasou a cidade. Santa Catarina está entre os três estados com o maior número de ocorrência de tornados e microexplosões. Só ficamos atrás de São Paulo e Rio Grande do Sul. Mas, isso a propaganda do governo estadual não explora na publicidade. Pode espantar os turistas.
OI!
O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro decretou a falência da Oi, depois de quase 10 anos de recuperação judicial. Dívida de 1 bilhão e 700 milhões de reais, a maior da história do país. A falência foi decretada após o interventor haver apontado que, com faturamento de 200 milhões, a situação da empresa é de insolvência. Ela tem contrato com várias instituições públicas e a ANATEL está preocupada. Precisa ver se outra empresa de telefonia assume o seu serviço. Penso que entre os credores esteja também o pai daquela criança que aparecia no final do comercial de televisão para dizer: Oi!
CINZAS
Nesta terça-feira, 11 do 11, no Brasil a Shoppee entrega as compras sem cobrar frete, como fez no 10 do 10 e fará no 12 do 12. Na Alemanha, em Colônia, exatamente às 11 horas e 11 minutos teve início a temporada carnavalesca. Até o Carnaval irão acontecer a Sessões promovidas pela Sociedades Carnavalescas, que são jantares com música, paródias e discursos jocosos criticando a política e os políticos. A chamada Quinta Estação se estenderá até a celebração principal e o desfile em Fevereiro de 2026, terminando a folia na Quarta-Feira de Cinzas.
BRIGADEIRO
Na Barra do Garça, a 516 quilômetros de Cuiabá, no Mato Grosso, está sediado Destacamento de Controle do Espaço Aéreo. Ali serviu um Comandante da FAB que confundiu suas funções. Mandava militares seus subordinados para realizar serviços particulares, como cortar a grama e cuidar das calhas. Também utiizou soldados para reformar embarcação de sua propriedade. Além disso desviou materiais e equipamentos da FAB para benefício próprio. O Comandante transportava café da sede do Cindacta, em Brasília, e cobrava uma cota de cada subordinado para adquirir o produto. Usava indevidamente galões de água, produtos de limpeza e eletrodomésticos em residências particulares e utilizava viaturas militares para transporte pessoal, inclusive para deslocamentos até a casa da namorada. A Justiça Federal o condenou a ressarcir o prejuízo dado corrigido de juros, perda dos bens comprados ilicitamente, multa civil e proibição de contratar com o poder público ou receber incentivos fiscais e creditícios por seis anos. Não foi determinada a perda do cargo porque ele está reformado desde 2021. Para ele o solo era de brigadeiro.
PIRATARIA
A maior coalização naval internacional já registrada tem a participação de 47 países. Sua finalidade é o combate à pirataria e a proteção das principais rotas marítimas. Ela mantém a Operação Mare Liberum V, uma das ações mais estratégicas do mundo. O Brasil também participa do grupo e nossa Marinha assumiu o comando da Força Tarefa Combinada 151 (CTF 151). Segundo o comandante contra-almirante Marcelo Lancelotti, o objetivo é manter os mares seguros por meio de cooperação, coordenação e comunicação. “Ao alinhar patrulhas e compartilhar dados, fortalecemos a ação conjunta e contribuímos para o fluxo contínuo do comércio marítimo”, afirmou o oficial. Com patrulhas conjuntas, monitoramento eletrônico e intercâmbio de informações estratégicas aposta-se na combinação de dissuasão e inovação tecnológica. Vale acrescentar que a coalizão age no Oceano Índico e não se mete na região costeira da Venezuela e do Caribe, onde o Trump sozinho toma conta da pirataria.
COMIDA
Na Turquia, a polícia prendeu 17 árbitros e o presidente de um clube de futebol. O motivo foi a manipulação de resultados em partidas do campeonato turco. É o problema das apostas, que antigamente só eram feitas entre amigos que torciam por clubes diferentes e hoje atraem os apostadores com números milionários. Tanto assim é que, aqui no Brasil, muitos pobres que recebem o Bolsa Família arriscam o que recebem para ver se ganham uma bolada. Pode até ser que um ou outro consiga, todavia a grande maioria só faz perder o dinheiro que deveria ser usado para comprar comida.
INCAUTOS
As BETs já faturaram no nosso país 17,4 bilhões de reais em 2025. O governo federal arrecadou 3,03 bilhões de reais de janeiro a maio, conforme informação da Receita Federal. Foi um aumento de mais de 40.000% em relação a igual período de 2024. Os apostadores estão se enterrando, mas as BETs e Loterias propiciam arrecadação muito maior do que a educação privada e o varejo comercial. Não há nada melhor do que faturar com o sonho de enriquecimento dos incautos.
FOGO
Noite de segunda-feira, a Chapecoense estava com a subida para a Série A na mão, jogando no seu Estádio Índio Condá. Partida contra o América Mineiro, que é o 13o colocado da Série B. Para decepção da sua torcida a Chape perdeu de 1 a 0 e caiu do 2o para o 4o lugar e empatada em pontos com o Criciúma e o Goiás. Ainda restam 2 partidas. Sábado, dia 15, contra o Volta Redonda, no Rio de Janeiro, e dia 23, em Chapecó, enfrentando o Atlético Goianiense. Espero que a pajelança Kaingang não negue fogo.
Comentários
Postar um comentário