MANEZINHO

 


Depois do surgimento do “E-mail e do WhattsApp” é difícil o carteiro colocar uma carta em nossa caixa postal. Daí o prejuízo bilionário que levou o presidente Lula a mudar o manda chuva dos Correios, nomeando funcionário de carreira do Banco do Brasil, para ver se dá um jeito. A raridade, porém, aconteceu quando recebi um pacote enviado de Florianópolis por Renato Mauro Schramm, blumenauense que virou manezinho.


MAÇÔNICA


Abri o envelope e encontrei três publicações. Um relato completo da sua ida à capital de Pernambuco para participar, em Julho de 2024, da Assembleia Geral Maçônica, como convidado por ser presidente do Clube Filatélico Maçônico do Brasil, Presidente de Honra da Filabras e Vice-Presidente da Academia Brasileira de Filatelia. Na ocasião aconteceu também a 1a Esposição Internacional de Filatelia Maçônica.


BRASIL


O segundo trabalho, que deve ter sido mesmo um exaustivo trabalho, “Selos Macônico do Mundo”. Com agradecimento a um irmão francês e a outro italiano, pela contribuição, publicou textos explicativos e fotos de selos do mundo inteiro com símbolos e temas da maçonaria, que, como escreveu, veio suprir uma lacuna na Filatelia Maçônica do Brasil.


CENTRAL


Nunca esqueci da piada de um pernambucano, que não foi o Lula, chegando a Blumenau viu a Rua Lauro Müller e comentou: “Ué! Lá no nordeste Lauro é homem. Aqui é Mullér! Brincadeira à parte, a terceira obra que recebi de Renato Mauro Schramm é a publicação baseada no seu discurso, quando tomou posse como membro da Academia de Literatura Filatélica Brasileira e no cargo de vice-presidente, homenageando Lauro Müller. Filho de imigrante, de origem modesta, foi para a escola militar no Rio de Janeiro, fez-se por conta própria e enfrentando os maiores desafios deixou o seu nome na história brasileira. Basta dizer que levou os serviços dos Correios e Telégrafos a todos os pontos mais distantes do território nacional; realizou a obra que transformou a cidade suja e pestilenta do Rio de Janeiro em Cidade Maravilhosa; e foi autor do Artigo 3o da Constituição Federal de 1891 que estabelecia a mudança da capital federal para o Planalto Central.


CHILE


Bem diferente é a situação de Inocência, município de Mato Grosso do Sul, criado em 1959, que recebeu seu nome em homenagem ao romance “Inocência”, do Visconde de Taunay, e tem apenas 8,7 mil habitantes. Ela vai ter resolvidos todos os seus problemas sociais e econômicos. A multinacional chilena Arauco vai investir em Inocência 25 bilhões de reais na construção de uma fábrica que vai dar 14 mil empregos. Após a inauguração, em 2027, serão criados mais 6 mil postos de trabalho permanente. Esta irá produzir 3,5 milhões de toneladas de celulose anualmente. Além disso a fábrica contará com 400 mil hectares de plantação de eucaliptos destinados à sua produção e que vai gerar 400 mil megawatts de energia limpa, o suficiente para abastecer uma cidade de 800 mil habitantes. Parte dessa energia será usada internamente e o excedente integrado ao sistema nacional. Não é porque os chilenos sejam bonzinhos ou queiram fazer caridade. Acontece que a localização é estratégica e no seu solo o eucalipto atinge ponto de corte em 7 anos, quase a metade do tempo necessário no Chile.


ROLLMOPS”


O batismo de bebidas alcoólicas com metanol já provocou 8 mortes e a notificação de 195 casos em 16 estados, tornando-se um grave problema sanitário. O ministério da saúde está importando do Japão 2.500 de fomepizol, para os casos mais graves. O país, conforme anunciou o ministro da saúde, Alexandre Padilha, já tem 4,3 mil doses de etanol farmacêutico e vai receber mais 12 mil da indústria farmacêutica nacional. O lado bom do problema é que despencou o consumo das bebidas destiladas. A maioria dos brasileiros só está bebendo cerveja e chope. E vem aí a Oktoberfest, sem metanol, mas com muitos “rollmops”.


CHUMBO


O Maduro, que não balança e não cai, teve uma ideia que julgou brilhante para resolver a crise econômica que abala a Venezuela. Antecipou a comemoração do Natal. Mandou, inclusive, todos os funcionários públicos vestirem toca de Papai Noel. Acho que ele não sabe que o Velhinho do Natal com a roupa vermelha e branca é criação da Coca-Cola e carrega as cores da logomarca da multinacional norte-americana. Assim como antecipou o Natal, acredito que, se o Trump mandar atacar o seu país, vai mandar organizar uma linha de defesa com soldadinhos de chumbo.

 

FAMOSO


Pelo menos na quarta divisão do futebol brasileiro conseguimos o título de campeões. O Barra empatou em seu estádio lotado com 5 mil torcedores. Como havia ganhado do Santa Cruz de 2 a 1 em Recife, com o 0 a 0, em Balneário Camboriú, pôde fazer a festa. Sobe para a Série C e conseguiu vaga para a Copa do Brasil do ano vindouro. Quem sabe contrata o Neymar, que já tem apartamento no nosso balneário mais famoso.


GANHOS


Na Série C, o nosso Brusque obteve uma grande vitória. 2 a 1 contra a Ponte Preta, que lidera o Grupo B. Só falta uma roda para a classificação para a fase final e o Brusque é o terceiro, um ponto atrás do Guarani e um ponto na frente do Náutico. No Grupo A o Londrina lidera empatado em pontos com o Floresta. Terceiro e quarto São Bernardo e Caxias, ambos com 3 pontos ganhos.


DECEPÇÃO


Na Série B a Chapecoense também pode nos dar uma alegria. Ganhou de 1 a 0 do Novo Horizontino, em Chapecó e, em 5o lugar, sonha com acesso. O Criciúma empatou em Goiás, com o Vila Nova, é o terceiro, um ponto atrás do Goiás, que também empatou. O líder é o Coritiba, que venceu novamente e o Avaí, em 11o lugar, é a decepção.


DIVISÃO


Na Série A tivemos 3 partidas no sábado. Internacional 2 x 0 Botafogo, Fluminense 3 x 0 Atlético Mineiro, Bragantino 1 x 0 Grêmio e o Corinthians renasceu. Goleou o surpreendente Mirassol por 3 a 0. Neste domingo mais 7 jogos. São Paulo 2 x e Palmeiras, Bahia x Flamengo, Cruzeiro x Sport Recife, Vasco 4 x 3 Vitória, Juventude x Fortaleza e Ceará x Santos. Faltam 11 rodadas para o final do campeonato e acredito que o único time garantido é o Sport Recife para a queda de divisão.


SUPERAÇÃO


Acabou o Mundial de Atletismo Paralímpico em Nova Déli, na Índia. O Brasil conquistou o maior número de medalhas de ouro. Foram 15 contra 12 da China. Nos tornamos uma potência paralímpica. Parabéns aos nossos atletas verdadeiros heróis da superação.




 

 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

JANEIRO