DIARIAMENTE
O ministro Luiz Fux foi indicado em 2010 pela presidente Dilma. Na manhã desta quarta-feira, fazendo uso do jurisdiquês e de centenas de citações de jurisconsultos nacionais e estrangeiros, divergiu grandemente do MPF e do Relator do Processo Penal contra Jair Bolsonaro e demais acusados. Ele não concorda que tenha havido uma organização criminosa, afirma que foram apresentadas provas seletivas o que representou dificuldade para os advogados de defesas, que em outras das milhares investigadas poderiam beneficiar os réus. Soou incoerente o seu reconhecimento da validade da Delação do Coronel Cid. Depois de 4 horas, foi concedida pausa de uma hora, para a conclusão do seu voto. Mais de 2 horas para justificar o que pensa a respeito: que acampamentos não são crime, que não cabe a responsabilização por ato coletivo, que plano não aconteceu e cogiatação não é crime. Os filhos de Jair Bolsonaro pegaram carona nos argumentos de Fux e estão pedindo a anulação do processo de trama golpista. O ministro do STS, contudo, não reconhece o Golpe de Estado, mas concorda com a Tentativa de Derrubada do Estado de Direito por meio de violência, estribado na denúncia do colaborador, que ele imputa decisiva participação. O voto vai para o Guinness porque demorou mais de oito horas e meia. Empurrou a ministra Cármen Lúcia para a manhã de quinta-feira, porque absolveu o Almirante Almir Garnier e continua argumentando, agora individualmente, ainda faltam 6 réus e quero postar o meu Blog, como faço às 18 horas, diariamente.
CAIR
Não sei se os leitores e as leitoras chegaram a notar. Foi anunciado que no mês de Agosto tivemos deflação de 0,11%. A primeira vez que tal acontece neste ano. Segundo o IBGE o recuo foi motivado pela diminuição dos preços dos alimentos, habitação e bebidas, com a ajuda do Bônus de Itaipu, creditado nas faturas do mês de Agosto e da Semana do Cinema, com a cobrança de apenas 10 reais o ingresso em todos os cinemas. Os economistas não acreditam que em Setembro a deflação volte a se repetir. Seria bom para vermos se a Taxa Selic começa a cair.
VIRE
Embraer anunciou a venda de 50 aviões, por 4,4 bilhões de dólares para companhia aérea note-americana. A Embrar ficou isenta do Tarifaço de Trump. O seu produto, como os demais que escaparam dos 50% ou são do interesse do governo ou das empresas dos Estados Unidos. Vale acrescentar que a Embraer compra principalmente turbina da “Pratt & Whitney”, cuja razão social já explica e justifica a exceção. Já café, suco de laranja e frutas o povo que se vire.
CONFUSÃO
A França parece estar ameaçada por uma nova Noite de São Bartolomeu. Estão ocorrendo protestos violentos por todo o país, com bloqueio de estradas e incêndios criminosos. Principalmente Paris está sofrendo com enorme agitação, bombeiros em plena atividade e a polícia já prendeu 135 manifestantes. O Movimento Bloqueie Tudo é revolta contra o Governo Macron, que acaba de passar pela quarta mudança de primeiro-ministro em cerca de um ano e de muita confusão.
FERIDAS
Mais feia ainda é a situação no Nepal. Lá houve a exacerbação da violência. Os protestos começaram após bloqueio de redes sociais e a acusação contra políticos de favorecerem os filhos, que vivem luxuosamente. Os jovens da Geração G destruíram prédios públicos incendiados, inclusive a Suprema Corte e o Parlamento, levaram o caos às ruas do pequeno país asiático e chegaram a queimar, dentro da casa incendiada a mulher de antigo “premier”. Foi declarado o toque de recolher, 25 pessoas já foram mortas e 633 feridas.
OPERAÇÃO
Drones russos invadiram o espaço aéreo da Polônia e alguns foram abatidos. Os poloneses reclamam que foi o maior risco de guerra dos últimos 80 anos. A Polônia, que é membro da OTAN, apelou para que os países da organização se reúnam emergencialmente e tomem uma decisão relativa ao procedimento da Rússia. Moscou informou que não foi uma ação deliberada. Ocorreu ocasionalmente, ultrapassando o território da Ucrânia, que era o verdadeiro alvo da operação.
Comentários
Postar um comentário