QUEIMADOS

 

O saudoso Lazinho, craque do Palmeiras, dono da Rádio Nereu Ramos, prefeito de Blumenau e senador catarinense, certa vez deu-me um conselho que nunca esqueci: “Nunca aceite ser jurado em concurso de rainha por que você alegra a vencedora e família e fica mal com todas as outras concorrentes e seus familiares”. Lembrei-me agora quando elegeram a principal atração para os Desfiles da Oktoberfest nos 5 anos, a partir de 2025. O vencedor foi o “Kochkäsewagen” (Carro do Queijo Cozido) e foi uma saraivada de protestos. Três grupos entraram com recursos contestando o resultado, alegando que o Kochkäse, embora tenha relação com a cultura germânica, não está ligado à Oktoberfest. Seus recursos foram rejeitados e o destaque vai ser mesmo o carro do queijo cozido. Os jurados, porém, saíram queimados.


ESTADO


Sempre pensei que era uma característica germânica o achar que nunca comete um erro. Lendo o Pulo do Rato vi que também tem norte-americano que não aceita ter errado. O Dr. Renato Mello foi fazer pós-graduação na Universidade de Richmond, na Virginia, que chamara a atenção da comunidade médica mundial com novo método de tratamento do trauma cranioencefálico, com expressiva melhora da sobrevida. Num final de semana foi participar de uma reunião clínica na Universidade de Charlotesville, patrimônio histórico mundial da UNESCO, inaugurada em 1817 por Thomas Jefferson, que afirmava que os principais atos da sua vida foram elaborar a Constituição dos EUA e fundar a Universidade da Virginia, tornando Charlotesville o centro universitário mais importante do estado.


ADEQUADAMENTE


O médico literato Luiz Renato Mello foi de carona com um acadêmico de medicina e voltou ao lado de Greenberg, médico que estudou em Bolonha, na Itália, muito divertido e que imitava qualquer pessoa. Entre suas histórias contou a de Zollinger, cirurgião americano que ficou famoso por descrever a Síndrome de Zollinger-Ellison. Era baixo e só operava com a mesa na sua altura e os auxiliares tinham que ficar curvados horas a fio. Devido à fama costumava transmitir cirurgias para outros médicos, que ficavam numa outra sala. Numa dessas ocasiões transmitia a operação para um seleto grupo de médicos, quando um assistente viu algo errado na sutura. Em voz baixa alertou o Professor e recebeu o troco em tom baixo, mas audível por todos: “Cala a boca, seu filho da puta! Pensa que eu não sei?” e continuou a sutura errada até o final. Após terminar, pediu que retirassem as câmeras e saiu da sala de cirurgia, deixando que o assistente desfizesse o trabalho e completasse a sutura adequadamente.


MUNDO


O médico brasileiro retornou da Virginia mais esclarecido em relação às personalidades da medicina americana, sempre elogiadas em suas biografias, mas omitindo os defeitos que lhes concedem inesperada humanidade. Lendo conclui que, tal qual alemão, americano também nunca aceita que errou. Por isso, são chamados de professores do mundo.


CACIQUES


Rápido no gatilho, Lula recebeu no Palácio Alvorada Gilberto Kassab e líderes do PSD para um almoço. Não mandou botar chumbinho na comida. Pelo contrário, fez de tudo para agradar aos visitantes, obter informações a respeito de Tarcísio de Freitas e reforçar a aliança, alertando que o partido de Kassab e o Centrão correm o risco de se queimar em 2026. Também participaram do “ágape”, patrocinado pelos pagadores de impostos, a ministra Gleisi Hoffmann, fiel escudeira lulista, o deputado Antônio Brito (PSD-BA), o senador Otto Alencar (PSD-BA) e os ministros pessedistas André de Paula, da Pesca e Aquicultura, Alexandre Silveira, Minas e Energia, e Carlos Fávero, da Agricultura. O convite do Lula não constava da agenda oficial do presidente. Segundo o Palácio do Planalto foi apenas um bate papo para agradecer o apoio que o governo tem recebido do PSD na Câmara e no Senado e não houve qualquer tipo de cobrança por parte dos dois caciques.


PAZ


O Trump decidiu entrar em ação em prol do fim da Guerra da Ucrânia. Ligou para o Putin e combinou um encontro no Alasca. Talvez só com a presença dos esquimós, os dois vão tentar aquecer as relações justamente naquela região gelada, que os EUA compraram da Rússia. Quem sabe depois o Trump retribui a visita e esta aconteça na região na Sibéria, para por fim ao calor das discussões e das bombas em Kiev. O interessante é que Putin ligou para o Lula para agradecer o apoio à paz e dar detalhes sobre o que vai acontecer. Quem sabe, para ajudar o amigo, o “Bolshoi Tzar” exige do “Big Brother” que pare de perseguir o Brasil, se quer que a Rússia pare de atacar a Ucrânia. Ficando com o território ucraniano, para ter um corredor até o Mar Negro e a Ucrânia desistindo de entrar na OTAN e ficar só plantando batatas e repolhos, os russos aceitem a pomba da “Mir”, digo, da paz.


OPORTUNIDADES


O brasileiro João Fonseca ganhou do espanhol Alejandro Davidovich Fokina por desistência no segundo “set” da partida no Msters 1000 de Cincinati, nos EUA. Nosso representante passou para a terceeira fase em que vai enfrentar o francês Térence Atmane. João Fonseca declarou_ “Não foi do jeito que eugostaria que a partida terminasse.Desejo melhoras para o Alejandro e espero poder enfrentá-ki em outras oportunidades.


TORCEDORES


Na última rodada do Brasileirão da Série A, o Sport Recife conseguiu a sua primeira vitória no campeonato. Foi em Porto Alegre, contra o Grêmio, por 1 a 0. O Palmeiras fez o dever de casa e derrotou o Ceará por 2 a 1. O Vasco jogou melhor, teve chances de ganhar, mas não foi além do empate de 1 a 1 com o Atlético Mineiro. O Cruzeiro perdeu em BH, de virada, de 2 a 1 para o Santos e permitiu que o Flamengo se isolasse na liderança.Mengão campeão do Primeiro Turno, coisa que nada vale, além da satisfação dos torcedores.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

JANEIRO