EUROPEU
Bernardo van Brussel Barroso, filho do presidente do STF, reside nos EUA e atua em Miami como diretor associado do banco BTG Pactual. Ele foi passar as férias na Europa e, a conselho do pai, decidiu não retornar à América do Norte. Luís Roberto Barroso o alertou quanto ao risco de ser sustada a sua entrada no país devido às sanções impostas pelo governo Trump. Assim o gestor bancário vai permanecer no Brasil após o descanso no continente europeu.
FRUSTRADAS
Neste domingo teve início o veranico aqui no Sul e na Bolívia eleição. Oito milhões de bolivianos foram às urnas para eleger o seu presidente. O tamanho da Bolívia é um pouco maior do que o do Mato Grosso. Em compensação é o país latino americano que contabiliza o maior número de mudanças constitucionais e de golpes de estado. Foram 17 constituições desde a sua independência em 1825. Entre este ano e 1982, fim da última ditadura militar, sofreu 193 tentativas de golpe, umas bem sucedidas e outras frustradas.
TERRITÓRIO
Houve uma época em que os uruguaios estavam enfrentando uma situação econômica desesperadora e muitos uruguaios começaram a pregar que seu país voltasse a pertencer ao Brasil. Agora são peruanos da Província de Purus que desejam que seu território seja anexado ao Brasil. Tudo porque se sentem abandonados pelo Governo de Lima, com a falta de serviços básicos e abastecimento diário. Quando atravessam o rio e vão a Santa Rosa do Purus, no Acre, encontram saúde básica funcionando, internet, obras urbanas e presença do poder público. Seu sofrimento vai ficar no sonho da anexação, pois o Peru jamais vai consentir em perder 17 mil quilômetros quadrados do seu território.
POLÍTICOS
Até 1971 o comércio mundial era lastreado pelo ouro, ao qual o dólar estava atrelado. Pelo acordo de Bretton Woods houve a mudança e o dólar ganhou sua força que deriva da confiança no governo americano e no peso da economia dos EUA. A Rússia que, tal qual a China, vem acumulando ouro, nos últimos tempos, prepara sistema de pagamentos lastreado em ouro no Brics. Evidente que esta cutucando Trump com vara curta e intensificando a disputa geopolítica, num movimento que desafia a hegemonia do dólar. O plano russo prevê um “BRICS Pay” lastreado em ouro. Assim as transações seriam protegidas contra volatilidade cambial e bloqueios políticos.
COMERCIAIS
Uma mudança, contudo, não é coisa fácil. Começa pela coordenação política entre os países do BRICS porque tem interesses divergentes. Juntos seus membros tem 6.500 toneladas de ouro, volume insuficiente para sustentar um sistema trilionário. Além disso o Brasil mantém laços muito estreitos com os EUA e a União Europeia e a Índia relações estratégicas com Washington bastante equilibradas. Com o novo modelo o Brasil diminuiria os custos da exportação e também a dependência da moeda norte-americana. Isto seria bom para o comércio com a Ásia e a África. Mas, com toda certeza, sofreria pressão diplomática dos EUA, provocando impactos nos investimentos e acordos comerciais.
FAMILIAR
Como não permitiram que Eduardo Bolsonaro fosse nomeado Embaixador do Brasil em Washington, para trabalhar a favor do nosso país, no governo do seu pai, ele agora é embaixador contra sua pátria. De preparador de hamburguers a representante da nação onde foi eleito deputado federal mais votado do Estado de São Paulo está mostrando a sua força. No mesmo dia em que foi cancelado o encontro do Ministro Fernando Haddad com o Secretário do Tesouro, ele e seu fiel escudeiro Paulo Figueiredo, neto de João Batista Figueiredo, nosso último presidente militar, foram recebidos por Scott Bessent para tratar de assunto de interesse familiar.
JEITO
Depois de 42 anos, o Carlos Renaux de Brusque, Vovô do nosso futebol, volta à elite catarinense, ao derrotar o Metropolitano de Blumenau por 2 a 1, no remodelado Estádio Augusto Bauer, diante da sua torcida. Com a vitória o time brusquense também carimbou a vaga para a final da segunda divisão estadual. O título de campeão será disputado em duas partidas, com o primeiro jogo prevista para o dia 24 de Agosto, contra o vencedor de Blumenau x Camboriú. O Camboriú venceu o primeiro confronto por 1 a 0 e a decisão ocorreu neste domingo no Estádio do SESI, em Blumenau. O Blumenau marcou 1 a 0, a torcida se alegrou, mas depois veio a virada, ainda no primeiro tempo. 2 a 1 e o Camboriú sobe para a primeira divisão. Metropolitano e Blumenau continuam na segunda. Nosso futebol não tem jeito.
PAULISTA
No Brasileirão Feminino o Palmeiras conseguiu a classificação ao derrotar o Flamengo por 3 a 0 e o Cruzeiro também vai para as semifinais. Ganhou de 2 a 0 do Bahia. As duas equipes vão se enfrentar na fase semifnal, tal qual Corinthians e São Paulo na outra chave. Entre as mulheres as paulistas tem três equipes e as mineiras uma. Desempenho bem melhor que o dos homens na Copa do Brasil, na qual estão classificados, nas quartas de final, três times cariocas, dois mineiros, um baiano, um paranaense e também um único paulista.
DESLUMBRAMENTO
No Brasileirão Masculino tivemos Atlético Mineiro 1 x 3 Grêmio e Santos 0 x 6 Vasco. A torcida organizada do Santos protestou em silêncio virando-se de costas para o gramado. 18:30 jogam Internacional x Flamengo e às 20:30 Botafogo x Palmeiras. Só vai ficar faltando Mirassol e Cruzeiro, que vão se enfrentar às 20:30 horas desta segunda-feira, em Mirassol, que está em sétimo lugar, um ponto apenas atrás do Botafogo e São Paulo e vive uma fase de encanto e deslumbramento.
Comentários
Postar um comentário