AGREMIAÇÃO

 


O jornalista Alexandre Gonçalves, do Informe Blumenau, comenta que está havendo um atrito entre o vereador Ito de Souza, chefe do poder legislativo, com o prefeito Egídio Ferrari, chefe do poder executivo. Os dois pertencem ao mesmo partido, o PL. Dois diretores que haviam sido demitidos de seus cargos de confiança foram indicados pelo vereador, que queria a readmissão. Não conseguiu porque obteve a informação de que a demissão foi merecida. O clima ficou ruim e para piorar foram demitidos mais 13 indicados pelo presidente da Câmara de Vereadores. Pelo jeito está havendo uma queda de braços e rachando a agremiação.


PAZ


Tive a oportunidade de ver e ouvir, com muita atenção, o que disse Antonio Carlos Costa (59), pastor presbiteriano, que se desligou da função porque não resistiu à pressão da igreja. Tudo porque ele não aceitou que a doutrina religiosa fosse utilizada para fins político eleitorais. Afirmou que 30% dos evangélicos pensam como ele. Argumenta que se Lula erra a culpa é do PT. Já erro de Bolsonaro é culpa dos evangélicos. Eu concordo com ele. A política acaba desgastando a igreja nela envolvida. Ele é teólogo, escritor, jornalista e fundador da Rio de Paz.


RADICAL


Afirmou que nunca declarava seu voto. Mas, discordando do apoio explícito da igreja evangélica a Jair Bolsonaro, decidiu anunciar e votar no Lula, com o qual nunca teve qualquer contato, nem viu de perto. Foi imediatamente chamado de comunista, de ter se vendido para a esquerda e admoestado pela liderança presbiteriana. Criticou o fato de dois pastores presbiterianos terem sido ministros bolsonaristas: um da saúde e outro da educação. O Eduardo Pazuello mandou respiradores para lugar errado e pessoas morreram em Manaus por falta de oxigênio. O Milton Ribeiro e os pastores Gilmar Santos e Arilton Moura, que tinham acesso livre no MEC, foram presos pela PF. O motivo: acusação de repasse de verbas públicas para dezenas de municípios, cujos prefeitos pagavam propinas de 15 a 40 mil reais, até mesmo com a compra de Bíblias para facilitar as destinações. Segundo ele, pegou mal para a igreja e isto poderia ter sido evitado, não houvesse o envolvimento radical.


EXTERIOR


Antonio Carlos Costa, ainda quando pastor, foi a uma favela é presenciou cenas de violência que o motivaram a criar a Rio de Paz, organização que luta contra a violência, fome e corrupção, sobretudo nas comunidades do Rio de Janeiro, promovendo manifestações pacíficas. Quando o Brasil atingiu 100 mil mortos pela Covid-19, fez protesto em Copacabana, na frente do Copacabana Palace Hotel, enterrando cruzes pretas, na areia branca da praia. A manifestação foi vandalizada, mas depois restabelecida pelo pai de uma vítima da doença e teve atenção nacional. Este e outros atos pacíficos tiveram repercussão no exterior.


SAUDAÇÃO


A perseguição e genocídio no regime nazista de Adolf Hitler foi um acontecimento execrável que levou à morte 6 milhões de judeus, ciganos, Testemunhas de Jeová e opositores. Um fato abominável e que não pode ser esquecido, nem reduzido em sua importância para a humanidade. Não dá, contudo, o direito a Benjamin Netanyahu de continuar bombardeando Gaza já quase que totalmente destruída e matando de fome crianças, mulheres e população civil, não permitindo a chegada de alimentos e medicamentos. Assim como não acredito que a maioria dos alemães não concordava com o Holocausto, a maioria dos israelenses também não está de acordo com o massacre dos palestinos. É preciso que algo mais seja feito do que os discursos de belas palavras e vazios de efeitos. “Shalom” precisa ser mais do que uma simples saudação.


HEGEMONIA


Robert Yüksel Ildirim, bilionário da mineração, deu-nos um conselho que devemos levar a sério. Declarou que o Brasil precisa abrir os olhos e mostrar um cartão vermelho para os chineses. Na sua opinião estamos vendendo barato nossos minerais críticos para a China e poderemos sofrer as consequências do monopólio global. Realmente, não podemos cair na velha história dos países amigos. Volto a dizer: país tem interesses e não amigos. Estamos tendo uma prova disso por parte dos EUA e poderemos ter a mesma decepção com os chineses, que tem o seu objetivo de alcançar a hegemonia.


ADVERSÁRIO


Começou em Nova York o US Open, um dos quatro Grand Slams do tênis profissional. O brasileiro João Fonseca manteve a invencibilidade na estreia de um grande torneio. Mesmo depois do mal estar, inclusive tendo que ir vomitar na lixeira, derrotou por 3 a 0 o sérvio Miomir Lcmanovic, melhor ranqueado do que ele. O tcheco Tomás Machac será o próximo adversário.


MURCHA


O Palmeiras fez o dever de casa e voltou à vice-liderança no Brasileirão. Ganhou fácil, de 3 a 0, do Sport do Recife, o lanterna absoluto do Brasileirão. O Vitória, por seu turno, não honrou o nome. Foi ao Maracanã e diante de 60 mil torcedores flamenguistas entusiasmados sofreu a maior derrota já registrada no campeonato nacional de pontos corridos: 8 a 0. Pedrou mostrou que está de volta na artilharia marcando 3 gols. Domingo o Flamengo vai ter novamente a casa cheia para tentar uma nova apresentação de gala e derrotar o Grêmio, que anda com a bola murcha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

ARRANHA--CÉU