PREMIAÇÃO

 


Foi-se o tempo em que para comer um bom queijo a gente tinha que comprar importado. Apareceram queijarias por vários estados brasileiros e a concorrência levou à busca da qualidade. Vamos ter em Blumenau, no Parque Vila Germânica, o Festival Nacional do Queijo 2025, com o VIII Prêmio Queijo Brasil. De 10 a 13 de Julho, com a participação de mais de 70 expositores vai acontecer a feira gastronômica, incluindo produtos que combinam com o queijo. A programação é extensa, com palestras, oficinas, formação de queijistas, rodada de negócios, desafio queijista, concurso valorizando o queijo artesanal e noite de festa de premiação.


ITAPOÃ


Jéssica Leone, vereadora de Itapoá, pequeno município de Santa Catarina, eleita pelo PL quer que seja proibido o uso nas escolas, como material didático, um livro de Jorge Amado publicado em 1937. “Capitães de Areia”, na sua opinião “romantiza o estupro e a relação sexual entre adultos e crianças”. Em seu discurso afirmou que a classificação indicativa para maiores de 18 anos foi alterada para permitir o uso da obra com alunos do 7o e 8o ano do ensino fundamental, com idades entre 12 e 13 anos. Para ela foi uma “maneira do Governo Federal e da esquerda introduzir a literatura brasileira, que é entendida por eles como material a ser trabalhado em sala de aula”. Sugeriu que a inclusão no currículo escolar de Jorge Amado, “escritor comunista”, é uma tentativa de “infiltração da esquerda” por meio de conteúdo literário. Disse que não é contra o livro, que deve ser mantido na biblioteca municipal, já que colocado em vestibulares. No entanto, considera a obra apropriada apenas para adultos e não para crianças em sala de aula. Provocou polêmica nas redes sociais com os que consideram a obra um clássico da nossa literatura e que educação não é para esconder o mundo e sim para preparar o jovem para compreendê-lo e transformá-lo. Uma usuária rebateu: “A leitura crítica não estimula violência, nem o crime. Pelo contrário, estimula empatia, reflexão e consciência social”. Será que Jorge Amado imaginou que, 24 anos após a sua morte, Capitães de Areia, depois de 88 anos do seu lançamento, iria causar discussão na catarinense Itapoá e não na baiana Itapoã.


OLIMPÍADA


O trânsito em Copacabana já está passando por alteração para a Cúpula do Brics. Militares estão atuando no patrulhamento da orla da Zona Sul do Rio de Janeiro. O objetivo é facilitar a circulação das autoridades brasileiras e delegações estrangeiras. A interdição da Avenida Atlântica terá início às 22 horas do sábado, dia 5. As áreas de lazer da orla ficarão suspensas nos dias 6 e 7. O esquema de segurança será o mesmo adotado na Cúpula do G20, em Novembro do ano passado. Exército, Marinha e Força Aérea Brasileira atuarão de forma conjunta. Entre outros equipamentos, serão utilizados 361 viaturas, 147 motocicletas, 68 viaturas sobre rodas, 38 blindados, 10 navios, 9 embarcações, 8 helicópteros, 3 radares e 6 equipamentos antidrones. Uma mudança, em relação à Cúpula do G20, será a mobilização de aeronaves com mísseis, como aconteceu em 2016, na Olimpíada.


ORELHAS


O ex-advogado de Jair Bolsonaro e que foi seu secretário de comunicação social, Fabio Wajngarten, em entrevista para a CNN, defendeu que a direita faça um “mea-culpa” pelos atos golpistas de 8 de Janeiro. Na sua opinião a direita precisa passar por momentos de reflexão e que é preciso identificar e culpar quem invadiu os prédios dos três poderes. “A gente não tem que ter meias palavras para criticar quem invadiu, quem depredou e entrou sem autorização”, afirmou. Por outro lado, disse que algumas penas aplicadas aos réus são exageradas. Eu também acho, até porque a maioria que se envolveu foi emprenhada pelas orelhas.


BAHIA


Quatro de Julho é o dia da Independência dos Estados Unidos. O nosso é em 7 de Setembro. Na Bahia, contudo, a independência é festejada no dia Dois de Julho. Acontece que o movimento para separar o Brasil de Portugal teve início em Salvador em 19 de Fevereiro de 1822. Em 14 de Junho foi feita na Câmara da Vila de Santo Amaro da Purificação a proclamação da unidade nacional e reconhecida a autoridade de Dom Pedro I. Aconteceram escaramuças entre portugueses e brasileiros, batalhas por terra e mar, com a morte de 150 brasileiros. Em 8 de Novembro de 1822 foi registrado o principal confronto, conhecido como Batalha de Pirajá. O General Pedro Labatut, mercenário francês contratado por Dom Pedro I reforçou as tropas da Brigada do Major José de Barros Falcão de Lacerda, repelindo 3 ataques portugueses. Em Abril de 1823 chegou a Salvador a esquadra real comandada pelo almirante inglês Thomas Cochrane que bloqueou o porto. Sem abastecimento de gêneros alimentícios e impossibilitados de receber reforços, os portugueses se retiraram na madrugada do dia 1 para 2 de Julho, levando todas riquezas que puderam carregar. A independência então se concretizou em 2 de Julho de 1823, quando o Exército Libertador entrou triunfante na cidade já desocupada pelo inimigo. Tínhamos 13 comandantes, entre os quais uma mulher, chamada Maria Quitéria. Não aprendemos em nossas escolas, talvez para não melindrar Portugal, mas os baianos comemoram anualmente a Independência do Brasil na Bahia.


CHUCHU


Neste ano de 2025, o presidente Lula foi assistir ao desfile festivo da Independência do Brasil na Bahia e fez um discurso. Disse o óbvio, mas que muita gente não reconhece. Afirmou que para o povo a independência vem quando tem emprego e dinheiro suficiente para comer três vezes por dia e poder comprar os bens desejados e necessários. Aí ganha o comércio, a indústria, a prestação de serviços e também a administração pública. Falou algo que já acontece em Santa Catarina. Aqui a taxa de desemprego foi de 3%, menos da metade da média nacional. O nosso PIB cresceu 6,9% nos últimos 12 meses. O do Brasil aumentou 3,5%. A Terra de Anita Garibaldi tem um território pequeno, mas trabalha, produz e vende pra chuchu.


PROFISSIONAL


Filipe Luís deixou claro que é ele que não quer mais o Pedro no Flamengo. Não quer um centroavante estático dentro da área. Deseja um craque ágil, veloz. O jogador já entendeu que não tem mais espaço no time. Saída do Flamengo é a solução. Tem início a busca por interessados. O artilheiro Gabigol já foi desprezado e agora é o artilheiro reverência passa de herói a vilão. Coisas do futebol profissional.


COMPETIÇÃO


O tenista brasileiro João Fonseca foi derrotado por 3 a 1 pelo chileno Nicolás Jarry e foi eliminado do Torneio de Wimbledon. Vamos continuar não tendo brasileiro levantando o troféu, mas ele é o mais jovem a chegar à terceira fase no último 14 anos da competição.


FINAL


Copa do Mundo de Clubes e Fluminense e Palmeiras nas quartas de final. O Fluminense pegou o surpreendente Al Hilal. O jogo começou às 16 horas e o primeiro tempo acabou com 1 a 0 para o Flu. Logo no início da segunda etapa Marcos Leonardo empatou. Hercules que entrou no lugar de Martineli, marcados do 1 a 0, fez um golaço de canhota. Colocou a bola no ângulo, inalcansável para o goleiro Bono. 2 a 1 para o Fluminense. Brasil na semifinal. A partida dramática terminou minutos atrás. Ainda nesta sexta-feira, às 22 horas a vez do Palmeiras buscar fazer o que fez o Flamengo: ganhar bem do milionário elenco do Chelsea. Pena que o chaveamento, se os dois clubes brasileiros vencerem, não permitirá uma final brasileira. Terão que jogar e um será eliminado. Na outra chave acontece a mesma coisa com as duas equipes da Alemanha. Se ganharem suas partidas, só uma chegará à final.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

JANEIRO