PILATOS

 


A polêmica em torno do decreto de aumento do IOF foi parar no STF. Para a relatoria foi sorteado o ministro Gilmar Mendes. Este serviu-se do seu evento apelidado de Gilmarpalooza, que discute Brasil em Lisboa, para jogar o problema no colo do seu “colega” Alexandre de Moraes. Este, como é careca, não precisou arrancar os cabelos para tomar uma decisão. E esta foi salomônica. Não deu ganho de causa para o Executivo, nem para o Legislativo. O Executivo falhou por adotar medida arrecadatória, ferindo seu direito constitucional. O Legislativo foi além do que é da sua competência e feriu direito do Executivo de promover aumento ou redução de taxas. Determinou que seja feita uma Reunião Conciliatória no dia 15 de Julho. Deu tempo para que os litigantes encontrem uma solução consensual. Não embarcou nessa discussão e lavou as mãos como Pilatos.


GOVERNADOR


É o que sempre digo. Temos problemas sérios que aguardam há anos por solução e nossos parlamentares preferem ficar discutindo a respeito do sexo do anjos. O combativo e jovem deputado federal Nicolas Ferreira decidiu criticar o mascote da COP30. Na sua opinião escolheram um personagem que anda para trás e pega fogo. Na verdade, como disse o governador paraense Helder Barbalho, não reconhece o Curupira, figura de origem indígena, considerado protetor das florestas e dos animais. O Curupira pertence à cultura e folclore amazônico e é perfeito para representar o evento que vai acontecer em Belém do Pará. Segundo a lenda, ele não anda para trás. Tem os pés virados para trás para despistar seus rastros, apontando caminho diferente do que segue e seus cabelos de fogo são para afastar caçadores e possíveis ameaças à floresta. É o mascote certo para a COP30, que está sendo chamada de COP das Florestas, afirmou o governador.


UNIDO


O Ministério da Defesa planeja uma operação de treinamento conjunta, que já tem o nome de Atlas. Exército, Marinha e Aeronáutica mandando homens de todo o Brasil e com equipamento de blindados, de defesa e ataque. O treinamento deverá acontecer em Novembro, no Amazonas, Amapá, Pará e Maranhão, na proximidades da fronteira com a Venezuela. Não acredito que seja para dar um susto e fazer a cobrança da dívida venezuelana. É mais para dar uma segurança para a Guiana, que está sendo ameaçada por Maduro, falando inclusive em banho de sangue. Só falta uma guerra na América do Sul, para defender os interesses dos EUA e do Reino Unido.


POVO


O BNDES concedeu empréstimos para a Venezuela para obras de construção do Metrô de Caracas e de usina de eletricidade. Foram 1,67 bilhão de dólares. O dinheiro foi pago para empresas brasileiras que realizaram os trabalhos. A dívida, contudo, seria paga pelo governo venezuelano. Mas o Maduro vem dando o calote e, depois que o Brasil votou contra o ingresso da Venezuela nos BRICS, nem conversa mais com o Lula. Boa parte do dinheiro o BNDES recebeu do Fundo Garantidor de Empréstimos, cujo recursos saem do nosso bolso. As empresas brasileiras faturaram na Venezuela, Angola e Cuba e quem pagou a conta foi o nosso povo.


BRABO


Dono de cassino, Donald Trump continua querendo dar as cartas e jogar de mão na presidência dos Estados Unidos. O deputado democrata e socialista Zohran Mamdani venceu as prévias do seu partido para as eleições para a prefeitura de Nova York, no pleito que será realizado no dia 4 de Novembro. Trump logo declarou “Não deixarei um lunático comunista destruir Nova York. O Big Brother ficou brabo.


PALESTINOS


O Hamas, em resposta positiva a Catar e Egito, declarou que aceita a proposta feita pelo presidente norte-americano para que haja um período de 60 dias de cessar-fogo na Faixa de Gaza, na Palestina. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, segue segunda-feira para encontro com Donald Trump para combinar uma retirada de Israel de partes do norte de Gaza e início de negociações para um cessar-fogo permanente, após a libertação dos israelenses mantidos reféns, vivos e mortos, nas mãos dos terroristas palestinos.


CISNE


Para o Palmeiras foi uma sexta-feira de azar. Não conseguiu a costumeira revirada e acabou perdendo do Chelsea por 2 a 1. Eliminado da Copa do Mundo de Clubes, após um primeiro tempo em que saiu perdendo de 1 a 0, gol de Palmer, que deveria ser para o Palmeras. No segundo tempo, Estêvão, que vai jogar no Chelsea, empatou num gol espírita, chutando sem ângulo. Mas, num chute de Gusto a bola bateu na ponta da chuteira do Giay, desviou e passou ao lado do goleiro Weverton, que não reagiu com o braço para fazer a defesa. Todas as nossas fichas agora serão apostadas no Fluminense, que o Renato Gaúcho chamou de Patinho Feio. Patinho Feio que está virando Cisne e o único não europeu nas semifinais.


EUROPA


Neste sábado os dois últimos que vão para as semifinais. Às 13 horas PSG x Bayern de Munique, com vitória francesa por 2 a 0. O segundo gol marcado com o PSG com 9 homens em campo, tendo dois expulsos. O Bauern perdeu a partida e o seu jogador Musiala, que no último lance do primeiro tempo sofreu grave contusão, quando o goleiro Donaruma caiu sobre sua perna, ptovocando torção do tornozelo. Foi conduzido para o hospital, provavelmente com fratura. O italiano que é goleiro do PSG chorou de tristeza, apesar de não ter culpa pelo que aconteceu na bola dividida. Às 17 horas Real Madrid x Borussia Dortmund. Com 20 minutos do primeiro tempo e o Real Madrid já vencia por 2 a 0, com gols de Gonzalo e Fran Garcia.. Teve o domínio absoluto das ações e outras oportunidades que não converteu. Vou botart o Blog no ar no início do segundo tempo. Não acredito que o time alemão vá empatar para levar a partida para a prorrogação. Para mim o Borussia vai pegar o mesmo avião do Bayern Muenchen, após a eliminação. Vejo que terça-feira, nas semifinais estarão jogando Fluminense x Chelsea e PSG x Real Madrid. Espero não queimar a língua.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

JANEIRO