ESTADO

 



O Brasil não é um país para principiantes. Assim como a jabuticaba só existe aqui, também é única a competência política genética, familiar. Competente é sempre o filho, neto, bisneto e sempre um continuador do desejo e esforço para trabalhar pelo bem do povo. O exemplo mais recente é o do ex-presidente Jair Bolsonaro. Já tem um filho senador, outro deputado federal e o quarto o vereador mais votado em Balneário Camboriú. Se não puder concorrer à presidência quer ver a mulher, Michelle, candidata, pretende que o Carlos, vereador no Rio de Janeiro, se eleja senador por Santa Catarina e que o ainda nas fraldas da vereança venha nos representar na Câmara Federal. Felizmente Santa Catarina não recebeu bem a pretensão do Mito. Principalmente os políticos que também sonham com uma cadeira em Brasília estão rachando a direita. Eu concordo com a repulsa, porque já temos famílias competentes suficientes em nosso estado.


UNIDOS


Embora a FURB tenha professora de matemática, é difícil encontrar uma mulher que goste da matéria. Também não são poucos os homens que odeiam ter que fazer cálculos, que julgam mais do que complicados. Mas a matemática é ferramenta importante e utilizada em diversas áreas das ciências humanas. Por isso aplaudo a realização da Olimpíada Brasileira de Matemática. Uma competição para estimular o estudo da matemática, identificar talentos e promover a inclusão social. A OBM seleciona estudantes para competições internacionais e oferece treinamento para eles. Talvez ainda mais meritória é a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Teve início em 2005 e a partir de 2017 incluiu também alunos de escolas privadas. Mais de 18 milhões de crianças e adolescentes se reúnem, anualmente, para colocar à prova seus conhecimentos de matemática. Tornou-se a maior olimpíada científica do Brasil e beneficia não apenas um ganhador, mas também seus colegas de turma. As instituições formam grupos de estudos que se engajam nas competições. São diversos os casos de medalhistas que têm acesso à graduação, experiências internacionais e realização profissional. Vou citar apenas um caso. Katarine Klitzke, natural de Timbó, Santa Catarina, após sucessivas premiações, foi aprovada para estudar engenharia da computação, astrofísica e inteligência artificial na universidade Georgia Institute of Technology, nos Estados Unidos.


ÁFRICA


Durante 14 temporadas Donald Trump produziu e apresentou o programa “O Aprendiz” na televisão dos EUA. Parece que na presidência resolveu ser o protagonista da 15a temporada como mandão. No penúltimo capítulo da série afirmou que não vai tolerar a continuidade do julgamento de Benjamin Natanyahu por corrupção. No último, a caminho da prisão para imigrantes que mandou construir num pantanal repleto de jacarés, declarou que está pensando em deportar Elon Musk para a África do Sul. Concluindo, comentou que Musk recebeu mais subsídios do que qualquer ser humano na história e que, sem subsídios, provavelmente teria que fechar as portas e voltar para casa na África.


CENSURA


Para as comunicações a rede mundial de computadores foi o maior avanço da história universal. A rapidez e velocidade com que uma pessoa entra em contato com outro em qualquer lugar do planeta é algo formidável. O problema é a malversação do serviço nas redes sociais. Os golpes se sucedem, criminosamente. Eu também fui um dos milhares que receberam um aviso de que encomenda está detida no Correio e precisa ser desembaraçada. Como nada encomendei, simplesmente descartei a mensagem. Mas muitos entraram e entregaram para os bandidos todos os seus dados pessoais. Não resta dúvida de que é preciso haver um controle por parte das plataformas. É o que está em discussão no Brasil e pelo mundo a fora provocando muita polêmica porque há os que julgam que seja uma tentativa de censura.


VULCÃO


Em Itaperuna, no Rio de Janeiro, um rapaz de 14 anos tinha uma namorada virtual e queria ir conhecê-la pessoalmente. Os pais não permitiram. Na troca de mensagens, pela “internet”, a adolescente de 15 anos o concitou a dar fim à vida do pai e da mãe. Ele aceitou e matou, além dos pais, o irmão de 3 anos de idade. Detida, declarou ao delegado de polícia que estava orgulhosa, pois jamais havia pensado que alguém poderia matar para ficar com ela. A rede social transformou-se numa conselheira assassina. Acho que é uma tragédia ainda maior do que a da moça que foi se aventurar na beira da cratera do vulcão.


ACONTECER


Precisou pegar fogo num balão, provocando a morte de oito pessoas, para que autoridades e responsáveis pela atividade turística na Praia Grande se mexessem e tomassem providências para que o passeio de balão deixe de ser um grande risco de morte. 10 dias depois do acidente voltaram a flutuar. Agora os balões terão que levar dois extintores de incêndio, um cobertor antifogo e respeitar um extenso protocolo de cuidados preventivos. Enquanto não aconteceu a tragédia, visando ao lucro fácil, não havia qualquer preocupação com o que poderia acontecer. 

 

TRUMPISTA


O mesa-tenista Hugo Calderano foi impedido de entrar nos Estados Unidos, pela polícia dos estrangeiros norte-americana. Ele tem dupla cidadania: brasileira e portuguesa. Não pediu visto porque os europeus tem entrada franca. Mas, cometeu o crime de ter ido disputar o torneio classificatório para o mundial de tênis de mesa em Cuba. Outro dia já não deixaram a equipe de voleibol cubana ingressar na antiga Terra de Tio Sam e hoje Terra do Big Boss. Quem foi a Cuba será barrado no baile e viva a democracia trumpista..

 

SEMIFINALISTAS


Nesta sexta-feira tem novamente Copa do Mundo de Clubes. Os dois times brasileiros em ação. 16 horas Fluminense x Al Hilal e às 22 horas Palmeiras x Chelsea. No sábado os outros dois jogos das quartas de final: 13 horas PSG x Bayern e 17 horas Real Madrid x Borussia. Os vencedores serão semifinalistas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

ARRANHA--CÉU