CIDADANIA

 



Na próxima quinta-feira será feito o lançamento do novo livro da professor Maria Teresinha Heimann. O título é “Uma Janela para a Cidadania”. Como se trata de uma publicação sobre os 25 anos do FENATIB, acho que o nome foi muito bem escolhido. Através do teatro, observando cenas de humor e dramas, de amor e ódio, das contradições cotidianas da vida humana, representadas por atores e atrizes, as crianças vão tendo o seu caráter direcionado para a cidadania. O Festival Nacional de Teatro Infantil de Blumenau é realmente Uma Janela para a Cidadania.


CIVILIDADE


Morreu em Porto Alegre o jornalista Ruy Carlos Ostermann. O Professor, como era chamado, tinha uma voz potente de sonoridade inconfundível e um texto primoroso e exemplar. Pelo caráter, integridade profissional e ética nunca pertenceu a este mundo hoje dominado por muitos influenciadores que aceitam dinheiro para dar opinião ou sugestão. Era jornalista na acepção mais pura da palavra. Ruy Carlos Ostermann conseguia ser contundente sem perder a educação. Com 90 anos de idade deixa de continuar emitindo sua opinião sempre abalizada. Acho que é dele a frase antológica: “As discussões são moderadas pela civilidade”.


AGOSTO


O Museu Nacional, no Rio de Janeiro, que foi destruído por incêndio ocorrido em 2018 por falta de manutenção e gambiarra na instalação elétrica só será totalmente restaurado em 2027. Ainda faltam 160 milhões de reais para a conclusão das obras e recuperação dos bens que foram salvos. Mas abriu parcialmente as suas portas, na Quinta da Boa Vista, em 8 de Junho, para a comemoração dos seus 207 anos. A partir desta quarta-feira, dia 2 de Julho, três espaço do palácio bicentenário estarão mostrando ao público, com entrada franca, a exposição temporária “Entre Gigantes: uma Experiência no Museu Nacional”, com término previsto para o dia 31 de Agosto. Os visitantes vão reencontrar o icônico meteorito Bendegó, que pesa 5,6 toneladas, encontrado em 1784 na Bahia e mandado levar para o Rio de Janeiro por Dom Pedro II. E vão ver a nova peça do museu: o esqueleto de um cachalote medindo 15,7 metros de comprimento, o maior já visto no nosso continente.


PRECIOSIDADES


O Museu Nacional abrigava acervo de mais de 20 milhões de itens dos mais relevantes registros da memória brasileira no campo das ciências naturais e antropológicas a amplos e diversificados conjuntos provenientes de várias regiões do planeta, produzidos por povos de outras raças e culturas. 85% foram destruídos. Dentre as peças resgatadas destacam-se o crânio de Luzia, esqueleto mais antigo encontrado no Brasil; o escaravelho e outros oito amuletos que estavam no sarcófago da múmia Sha-Amun-em-Su, consumida pelas chamas; os afrescos de Pompeia, que já haviam escapado da erupção do Vesúvio. Salvas também outras preciosidades.


OPINIÃO


O Aerolula vai levantar voo em Brasília e voará até Buenos Aires. A primeira vez que o nosso presidente vai a Argentina desde a posse do presidente Javier Milei. Lula vai para a reunião do Mercosul, em que Milei irá lhe passar a presidência do grupo. Até 31 de Dezembro ele pretende conseguir a assinatura do tratado comercial com a União Europeia. Acha que a missão está sendo facilitada graças ao tarifaço decretado pelo presidente Donald Trump, dos Estados Unidos. A França, que se atravessava no caminho do acordo comercial, para proteger seus agricultores, parece ter mudado de opinião.


PENITENCIÁRIAS


Com a decisão do STF de desciminalizar a posse de até 40 gramas de maconha, para uso próprio, os Tribunais de Justiça terão que fazer força tarefa para levantar o número dos casos de pessoas que estão presas como traficantes que se incluam na medida e irão receber a liberdade. Calcula-se que 20 mil jovens, principalmente negros, serão soltos das penitenciárias.


ELIMINADOS


Que me desculpe a rapaziada do “Circolo Italiano”, mas quase morri de alegria quando o Fluminense despachou o poderoso Inter de Milão da Copa do Mundo de Clubes. 2 a 0 e demonstração perfeita de aplicação tática. Se o Fluminense continuar nesta balada, o Renato Gaúcho, que já tem uma estátua na frente do estádio do Grêmio, vai ficar eternizado também na frente do Centro de Treinamento de Xerém. A minha felicidade foi maior ainda quando vi o Al Hilal por fim à empáfia britânica eliminando o Manchester City, por 4 a 3 na prorrogação e o gol consagrador marcado por Marcos Leonardo jogador brasileiro, no goleiro Ederson, do time inglês e da nossa seleção. Mais dois europeus eliminados. 

 

TAPATIO


Na tarde desta terça-feira o outro time italiano foi mandado para casa. Perdeu de 1 a 0 do Real Madrid, que é outro classificado para as quartas de final. Vai jogar contra quem vencer o confronto das 22 horas, entre Borussia Dortmund e Monterrey do México. Vou torcer para o time mexicano e se ele vencer até dançarei o Jarabe Tapatio.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

ARRANHA--CÉU