BOLA

 


Em 1965 três norte-americanos buscavam uma atividade para entreter suas famílias no verão. Inventaram um jogo disputado em quadra de badminton usando raquetes de ping-pong e uma bola perfurada, com rede mais baixa que a do tênis. Como tudo que inventam nos Estados Unidos vira sucesso mundial, hoje milhões são jogadores de “Pickleball”, inclusive profissionais, que estão vivendo deste esporte. Há 7 anos, um dos milhares de mineiros de Governador Valadares, que voltou por conta própria ou deportado, trouxe a ideia. Logo a prática se expandiu e hoje temos até a Liga Supremo, que realiza competições internacionais em diversas cidades brasileiras. Santa Catarina entrou na onda. Gaspar construiu sete quadras, com arquibancada, e vai ser atração gratuita de 18 a 20 de Julho, próximo fim de semana. Dizem que o nome “Pickleball” se originou do cachorro de um dos inventores, que se chamava Pickles e gostava de ficar correndo atrás da bola.


OPORTUNIDADES


O presidente Trump mandou o Brasil parar com a “Caça às Bruxas”. Pelo que eu sei, aqui estão presos, por quebra-quebra, homens e mulheres que foram influenciados pelo discurso de seu líder político contra o ministro Alexandre de Moraes do STF, os jornalistas e as urnas eletrônicas. Na minha opinião quem está fazendo “Caça às Bruxas” é o próprio Donald Trump. Ele está mandando prender e expulsando do país muita gente humilde e honesta que só foi tentar melhorar de vida, atraída pela propaganda da terra das grandes oportunidades.


CADEIA


O deputado federal Eduardo Bolsonaro, que se julga embaixador paralelo do Brasil nos EUA, não gostou do que fez o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que se meteu a querer negociar, com representante do governo norte-americano, a questão dos 50% de imposto de importação sobre os produtos oriundos do nosso país. Vale lembrar que Tarcísio é bolsonarista e até já afirmou que só será candidato a presidente da república se Jair Bolsonaro lhe pedir. Seu desejo é a reeleição no estado mais rico da federação. Eduardo Bolsonaro foi para rede social descer o porrete no que considera um desafeto e acusou-o de só pensar em si e nos empresários, não se preocupa com o Brasil. É a direita em convulsão, quem sabe querendo provar que não é apenas a esquerda que só se une na cadeia.


PIADA


O Tarifaço do Trump provocou o atrito entre Tarcísio Freitas, governador de São Paulo, e Eduardo Bolsonaro, deputado federal licenciado, com a troca pública de críticas. Em entrevista para o portal Poder 360, Jair Bolsonaro declarou: “Hoje conversei com Eduardo e Tarcísio e foi colocada uma pedra em cima do assunto. Não podemos dividir, Tarcísio é um grande gestor, nada de críticas a ele”. O ex-presidente afirmou que Tarcísio se reuniu com encarregado do governo americano para buscar uma alternativa à questão do tarifaço e concluiu: “Lula deixou isso a cargo do Ytamarati e o Ytamarati é uma piada”.


RECIPROCIDADE


Na verdade as negociações deveriam ser realizadas pelo Ytamarati, Ministério das Relações Exteriores. A nossa diplomacia, contudo, nem chiou por causa da iniciativa do governador paulista. O presidente Lula nomeou um comitê liderado pelo vice-presidente e ministro do comércio, indústria e inovação, Geraldo Alckmin, e formado com outros ministros e empresários para discutirem e encontrarem uma fórmula para sugerir ao Trump que mude de opinião quanto aos 50%. Lula, em todo caso, preventivamente já baixou decreto regulamentando a Lei da Reciprocidade.


AMBIENTE


O presidente Donald Trump, não se contentando com a sua decisão de lascar 50% de imposto de importação aos produtos brasileiros, mandou realizar investigação dos métodos utilizados pelo Brasil que estariam prejudicando a América, procurando evitar que seja Grande de Novo. Acusa o nosso país de com práticas irracionais, impedir ou restringir o comércio dos Estados Unidos, menciona redes sociais, serviços de pagamento eletrônico, desmatamento ilegal, etanol e até a Rua 25 de Março, com produtos falsificados. O que mais me chamou a atenção foi o Big Brother estar preocupado com o desmatamento. Logo ele que tirou os EUA do Acordo de Paris, com impactos para o meio ambiente.


SABE


O meu leitor consegue entender o comportamento do Trump? Uma hora ele escorraça o presidente da Ucrânia, que não quer parar a guerra, outra hora anuncia que vai vender, via OTAN e especificamente pela Alemanha, o mais moderno armamento para ele enfrentar os russos. Num rompente elogia o presidente Russo e noutro dá ultimato de 50 dias para Putin parar de atacar a Ucrânia. É contra os BRICS porém acaba de anunciar que fez um acordo comercial com a Indonésia, o primeiro depois das cartas tarifárias, reduzindo de 32% para 19% as taxas para o país asiático e os EUA não pagarão tarifas. Para fazer a América Grande de Novo, além do boné, aumentou as taxas de importação e deu prazo para o início da cobrança. Depois prorrogou até 1o de Agosto e acabou de declarar que quer mais dinheiro entrando no seu caixa. Será que vai cumprir a decisão ou voltar atrás? Acho que nem Deus sabe.


JANUÁRIO


Noite desta quarta-feira tem jogos do Brasileirão. Na terça-feira foram disputados jogos das oitavas de final da Copa Sul-Americana. Em Salvador o Bahia, com time misto, não foi além do empate de 0 a 0 com o América de Cali. Segundo jogo na Colômbia e o Bahia está privilegiando o Brasileirão. Já o Vasco foi ao Equador e levou goleada de 4 a 0 do Independiente del Valle. Na segunda partida não vai ser fácil reverter a situação no Estádio de São Januário.


Comentários

  1. Boa a parte da caça às bruxas, comparando os presos do quebra-quebra com os pobres coitados ilegais.
    E qto à pergunta se o leitor consegue compreender o comportamento do Trump: se fosse o Biden durian que está gagá.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

JANEIRO