LIXO

 


Eu estava no supermercado e vi pinhão à venda por preço de medicamento. Resolvi comprar 50. Como eles sempre misturam da nova safra com os que sobraram do ano anterior e aí a gente come um e joga dois fora, catei só frescos. À noite, em casa, peguei uma panela, coloquei água e sal e levei para a maior boca de fogão gás, optando pelo fogo alto. Aí fui para a sala de televisão ver o Jornal Nacional, as maldades da Odete Roiteman e a safadeza da Maria de Fátima, e o jogo da Copa do Mundo. Programei ver os pinhões às 9 horas. Mas esqueci. Quando lembrei eram quase 10. Ao abrir a porta deparei-me com uma fumaceira que tomou conta da casa. Corri para abrir portas e janelas e desliguei o fogo. Até o botão do fogão estava quente. A panela pronta para ser limpa com pasta Cristal, Bom Bril e Muque e os meus pinhões, tadinhos, todos incinerados. Foram parar na lata do lixo.


JESUS


O fato, em que quase botei fogo na minha casa, fez-me refletir sobre o sofrimento de quem morre num incêndio e lembrei-me do caso da mãe e filha que pereceram no acidente do balão em Praia Grande, com mais seis pessoas. É que elas eram de Caçador, a filha médica trabalhava há dois anos em Blumenau e havia comentado com uma funcionária da secretaria de saúde que tinha um medo danado do tal balão. Mas ia realizar um sonho da sua mãe, setentona, de subir ao céu com um balão. E subiu mesmo. Que esteja sentada à direita de Deus Pai, Nosso Senhor, do lado de Jesus.


REAIS


Jorginho Mello, quando candidato prometeu criar o programa Universidade Gratuita, para facilitarar a vida dos estudantes pobres. Cumpriu a sua promessa e em 2024 foram beneficiados 18.283 alunos nas nossas faculdades. O Tribunal de Contas do Estado resolveu investigar e a perplexidade foi geral. Destes 858 estudantes universitários são milionários. Do total 15.281 bolsistas gratuitos omitiram informações de bens do grupo familiar, outros andam de carros de luxo e alguns tem até lanchas. Segundo o TCE o prejuízo aos cofres públicos pode ter sido de quase 324 milhões de reais.


PORCO


É culpa do governador? Claro que não. A culpa é dos estudantes malandros, que mentiram, de empresas de consultoria, que orientaram para a fraude, e até de funcionários das universidades, que fizeram vista grossa, com suspeita de corrupção. O nosso problema continua sendo o jeitinho brasileiro, que incluiu a desonestidade e pode ser traduzido como espírito de porco.


PORTUGAL


O jogador de futebol Alexandre Pato, amor de bilionária herdeira italiana, se ofereceu para custear as despesas do translado do corpo da jovem brasileira que morreu na Indonésia. Mas o presidente Lula, que quer melhorar a sua imagem popularmente, se antecipou. Baixou decreto para que agora todos os brasileiros que morram no exterior sejam trazidos para o Brasil às custas dos cofres públicos. Despesas pagas pelo Itamaraty. É preciso ver o texto do decreto, se limita às posses da família do morto. Caso contrário vamos pagar pelo translado de muitos milionários, vários dos quais estão estão entre os 4,6 milhões de brasileiros que moram no exterior. E empresas especializadas em migração de riqueza apontam que em 2025 mais 1.200 milionários esqueceram o lema “Brasil – Ame-o ou Deixe-o” e estão se mandando sobretudo para os EUA e Portugal.


TARIFAÇO


O Brasil, apesar de todas as trapalhadas e cascas de banana lançadas no seu caminho, por adversários e pretensos aliados do governo, registrou avanço de 1,4% do PIB no primeiro trimestre de 2025 e ficou em segundo lugar em matéria de crescimento no mundo, superado apenas pelo Peru com 2,4%. No período superamos EUA, China e União Europeia. Os Estados Unidos inclusive tiveram escolhimento do PIB de 0,5%, nos três primeiros meses do ano, conforme dados do Departamento de Comércio dos EUA. A sua contração foi maior do que a prevista, após empresas e consumidores acumularem estoques de produtos importados antes da entrada em vigor do Tarifaço.


ELIMINATÓRIAS


No jogo para se conhecer qual seria o primeiro do grupo, o Manchester City deu uma aula no Juventus de Turim com 5 a 2 no marcador. O Real Madrid, com excelente apresentação de Vinicius Jr. derrotou o Salzburg por 3 a 0 e o Al-Hilal o Pachuca do México por 2 a 0. Nesta sexta-feira folga para os torcedores passearem nos EUA e os que estão no Brasil assistirem à programação normal da televisão. Neste sábado começam as eliminações. Palmeiras ou Botafogo voltando para casa. Fica o vencedor para as quartas de final. Domingo teremos Flamengo x Bayern de Munique e na segunda-feira Fluminense x Inter de Milão. Os outros confrontos serão entre Benfica e Chelsea, PSG e Inter de Miami, Manchester City e Al-Hilal, Real Madrid e Juventus e Monterrey e Borussia Dortmund. Fomos bem na fase de classificação. Vamos ver como será o nosso desempenho nas eliminatórias. 

 

PARIS

 

No Estádio dos Alpes com a arquibancada lotada e 13.000 pessoas presentes, o Brasil terminou o primeiro tempo ganhando da França de 2 a 0. E poderia ter marcado mais. Mas no segundo tempo as francesas empataram, foram para cima e marcaram o terceiro. O nosso retrospecto é muito ruim contra as europeias. Só vencemos uma vez, de 1 a 0, na Olimpiada de Paris. Faltando 8 minutos para o fim do jogo, Zé Elias fez 4 mudanças, tirando Martha e Dudinha, que havia entrado e não repetiu as jogadas dos amistosos contra o Japão e os EUA. Não adiantou. Perdemos o amistoso.

 

MASCULINO


A Copa Mundial de Clubes está fazendo com que a segunda semana da Liga das Nações de Voleibol passe quase desapercebida. E a seleção masculina do Brasil derrotou a da China por 3 “sets” a 0, com parciais de 25 a 22, 25 a 16 e 25 a 23. Com 15 pontos ganhos subimos, na quinta-feira, para a primeira posição da fase classificatória. A Polônia está em segundo lugar com 14 e joga nesta sexta-feira. Restam-nos dois jogos, duas pedreiras, justamente contra a Itália e a Polônia, os dois últimos campeões mundiais do vôlei masculino.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

JANEIRO