FRACASSO

 


Foi publicado o resultado da 35a Feira da Amizade. Foi registrado recorde de público, com a presença de 34 mil pessoas. No dois dias, os 276 expositores, de clubes de mães, artesãos e entidades de assistência social movimentaram 3,4 milhões de reais. Vou esperar os números da Festa do Divino, que também aconteceu no sábado e domingo. Como passou praticamente desconhecida pela mídia e grande o número das pessoas que estiveram ausentes porque estavam envolvidas com a Feira da Amizade, acredito que tenha ficado a desejar. Volto a bater na tecla da necessidade de termos um registro de eventos para evitar que um ou até mesmo os dois sejam condenados ao fracasso.


FESTEIROS


A professora Sueli Petry, sempre atenta aos acontecimentos, cujo material vai enriquecer o seu Arquivo Municipal, mandou-me cópia digitalizada do convite da Comissão Organizadora para o Desfile em Comemoração dos 150 Anos da Imigração Italiana. Será no próximo sábado, às 16 horas, na Rua XV de Novembro. Sabendo o quão germânicos são os nossos italianos, tenho certeza de que vai ser mesmo Memorável Resgate das Tradições Culturais Italianas: dança, música, gastronomia e alegria dos ítalo-brasileiros. Evidente que o Desfile está inserido na programação da 30a edição da Festitalia, que terá início no Dia dos Namorados e irá se prolongar até o dia 22 de Junho, sendo aguardados 50 mil festeiros.


REMUNERADO


Com o aumento da expectativa de vida, cresce o número das pessoas idosas. Com o avanço da idade surgem várias complicações com a mobilidade e os cuidados com a alimentação, higiene e lazer, inclusive acamados. Antigamente os familiares cuidavam dos velhinhos. Atualmente, seja por problemas próprios ou desinteresse, surgiu a profissão de cuidador de idoso. O SENAC e a UNIMED, para capacitar os que desejam abraçar o novo trabalho, estão oferecendo curso gratuito com duração de 60 horas. Tem curso 100% “online”, com certificado de conclusão válido em todo o território brasileiro. Não é um trabalho fácil, mas bem remunerado.


INTENSIVO


As redes sociais nos deram a oportunidade para contatos imediatos com qualquer parte do mundo. Mas também deram ensejo às narrativas duvidosas que conseguiram desacreditar os cientistas e os ambientalistas. De maneira generalizada e de forma muito séria em Santa Catarina, a população abandonou o bom hábito da vacinação e partiu para o negacionismo. O resultado aí está. As nossas autoridades sanitárias jogaram foram mais de um milhão de doses de vacinas e, por falta de vacinação, cresce o número de crianças e idosos em UTI, vitimados pela gripe e doenças pulmonares. A situação é preocupante porque em algumas regiões, como o Vale do Itajaí, não há mais vagas nas unidades de tratamento intensivo.


HONESTA


Em operação conjunta, Polícia Federal, Polícia Civil e Polícia Militar de Santa Catarina prenderam 35 pessoas envolvidas no tráfico de drogas. Uma delas, em São José, reagiu à prisão e foi morta pelos policiais. A investigação começou em 2024. Foram apreendidas armas, carros de luxo, 500 mil reais numa sacola e descoberto um laboratório para o refino de cocaína em Santo Amaro da Imperatriz. É colombiano o químico que agia no preparo da pasta e refino da droga que vinha sendo distribuída para os três estados do sul. Agora serão presos outros membros da quadrilha no Paraná e no Rio Grande do Sul. É bastante lucrativo o negócio sujo e por isso tem sempre o envolvimento de gente considerada boa e honesta.


DOMICILIAR


Cristina Kirchner condenada a 6 anos de prisão pelo cometimento do crime de corrupção. Ela perdeu o último recurso na suprema corte argentina, após a condenação por beneficiar o dono de uma empreiteira da província de Santa Cruz, em que ela e o marido cresceram politicamente. Ao longo de seus mandatos foram 51 licitações para obras, que deram um prejuízo aos cofres públicos no valor de um bilhão de dólares. Ela pode ser detida a qualquer momento. Por estar com 70 anos de idade, ainda pode apelar para ter a pena transformada em prisão domiciliar. 

 

PAÍSES 


Deu para suar frio, mas ganhamos de 1 a 0 do Paraguai e pudemos comemorar o bom primeiro tempo do time do aniversariante, Carlo Ancelotti, que até poderia vir à Festitalia para experimentar o X-Polenta inventado pelo Décio Moser. Mas, maior ainda foi a alegria pela classificação para o Mundial de 2026. Se o Trump deixar iremos jogar nos EUA. Se não deixar ficaremos no Canadá e no México. Ainda bem que a Copa será disputada nos três países.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

ARRANHA--CÉU