CABRAL
Em Belo Horizonte um homem desferiu tapas no rosto de um bebê de colo. Ao ser preso declarou que julgou que fosse uma boneca “Reborn” e que os casal estava usando o bebê para furar a fila. Foi detido assim como os dois empreendedores que estavam contrabandeando as bonecas hiper-realistas simulando recém-nascidos humanos que estão fazendo o maior sucesso e causando tanta polêmica nas terras descobertas por Cabral.
SUPERIOR
O IBGE publicou estatística mostrando que as igrejas evangélicas representam 26,9% da população brasileira. Líderes evangélicos contestam os dados e o pastor Silas Malafaia afirmou que não fica preocupado e está até rindo. Segundo o levantamento de 2022 o catolicismo continua sendo a religião predominante em todas as regiões do Brasil. Em 10 anos o número dos católicos diminuiu de 65,1% para 56,7% e os evangélicos aumentaram de 21,6% para 26,9%. A religião espírita diminuiu de 2,2% para 1,8%, as religiões de matriz africana aumentaram de 0,7% para 1% e os que se declaram sem religião aumentaram de 7,9% para 9,3%. A diminuição dos católicos foi menor do que a esperada e o crescimento dos evangélicos foi menor do que a estimativa. Em 2030 eles seriam a maior religião. Os espíritas apresentam a menor taxa de analfabetismo e o maior percentual de nível superior.
BIOLÓGICO
Natural de Turvo, aqui em Santa Catarina, o pastor Sérgio Carvinho, estava pregando em culto transmitido “online”, pelas redes sociais, na igreja Deus é Amor, em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Foi convidado para palestrar e relatava vivência de seu pai, que também é pastor. Repentinamente começou a passar mal e caiu atrás do púlpito. Chegou a ser socorrido pelo SAMU, mas acabou falecendo. O pastor pentecostal tinha apenas 47 anos de idade e uma crente afirmou que ele pode ter morrido de emoção ao dar um testemunho sobre o pai biológico.
ROUPA
A polícia palista continua tateando no escuro para descobrir o que de fato aconteceu com o empresário Adalberto Amarílio dos Santos (35) encontrado morto num buraco de três metros de profundidade, sem as calças e sem os sapatos, quatro dias depois do seu desaparecimento. Os policiais julgam que ele morreu por compressão torácica e asfixia dentro do buraco, numa obra de construção da prefeitura, no Autódromo de Interlagos. Calças jeans encontradas nas proximidades não foram reconhecidas por familiares do morto. Um amigo, em depoimento à polícia, contou que Adalberto fumou maconha e tomou oito copos de cerveja no evento em que estiveram juntos e que estava muito agitado. O enigma é descobrir porque estava sem roupa.
SENATORIAL
O ex-presidente Jair Bolsonaro, que está inelegível, indicou que tem um plano para mandar mais que o presidente após 2026. Isso se conquistar a maioria do Senado nas eleições de 2026. Ser majoritária na Câmara Alta é uma obsessão direitista. Seria uma forma também de poder fustigar ministros do Supremo Tribunal Federal, inclusive com a ameaça ou a abertua de processo de “impeachment”. Para obter a maioria precisa ter 41 dos 81 senadores. Num evento do PL Mulher, o ex-capitão declarou: “Deus tem me mostrado caminhos para mudarmos o destino do Brasil”. Na Convenção do PSB, Lula também discursou indicando que a esquerda também quer a maioria senatorial.
CONTAS
A Polícia Federal está executando a Operação Sem Desconto, correndo atrás do levantamento de recursos para entregar aos aposentados e pensionistas lesados nas Fraudes do INSS. Os agentes foram cumprir dois mandados de busca e apreensão em cidades do pequenino Sergipe. Os alvos não foram identiFicados, mas vivem em Indiaroba e Umbaúba, dois minúsculos municípios do litoral sergipano. Se agirem com rigor nos 5.570 municípios brasileiros vão recolher dinheiro suficiente para devolver os 6,3 bilhões surrupiados, entre 2019 e 2024, e ainda vai sobrar para o Fernando Haddad equilibrar as contas.
CALADOS
Nesta segunda-feira todas as atenções voltadas para o STF, em Brasília. Às 14 horas vai acontecer o tão esperado encontro do ministro Alexandre de Moraes com o ex-presidente Jair Bolsonaro. Da mesma forma, pela primeira vez, desde que saíram do governo, Jair Bolsonaro terá pela frente o seu ex-braço direito e delator da tentativa de golpe de estado, o Coronel Mauro Cid que será o primeiro a ser ouvido e questionado. Depois, pela ordem alfabética irão depor: Alexandre Ramagem (ex-diretor da ABIN), Anderson Torres (ex-ministro da justiça), Almir Garnier (ex-comandante da marinha), Augusto Heleno (ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional), Jair Bolsonaro, Paulo Sérgio Nogueira (general e ex-ministro da defesa) e, pela “internet”, Walter Braga Netto (general ex-ministro da Casa Civil e candidato a vice-presidente, que está preso no QG do Exército no Rio de Janeiro. Ele pediu que os interrogatórios não sejam transmitidos pela TV Justiça. Todos os réus tem o direiito de ficar calados.
ISTAMBUL
No Maracanãzinho a Itália mostrou porque ganhou a medalha de ouro do voleibol feminino na Olimpíada de Paris. Aplicou 3 a 0 no time renovado de Zé Roberto Guimarães. Primeiro “set” de 25 a 23, segundo de 25 a 22 e no terceiro até tivemos a oportunidade de levar a disputa ao quarto “set”, mas o time italiano completo e mais experiente venceu por 28 a 26. Agora vamos embarcar para a segunda fase da Liga das Nações que será disputada em Istambul.
SAIBRO
A Itália também esteve na decisão do Roland Garros. Jannik Sinner contra o espanhol Carlos Alcaraz. O primeiro “set” foi vencido pelo italiano por 6 a 4. No segundo “set” ele que é o número um do mundo na liga do tênis vencia por 4 a 1 e 5 a 2. O espanhol reagiu e conseguiu empatar em 5 a 5. No “game” seguinte Sinner marcou o ponto e chegou a 6 a 5. Alcaraz voltou a empatar e levou a decisão do “set” para o “tie-brake”. Vitória do italiano por 7 a 4. No terceiro era tudo ou nada para Alcaraz. Ele saiu na frente com 1 a 0 e deu grande alegria para a torcida espanhola. Ganhou de 6 a 4 forçando o quarto “set”. Precisava vencer para levar a decisão para o quinto “set”. O italiano teve três chances para ganhar o Torneio de Roland Garros. Alcaraz ganhou o “game” por 6 a 4. A partida já estava com 3 horas e 10 minutos de duração. O espanhol ganhou o quarto “set” no “tir-brake” de 6 a 4. Quinto “set” para se conhecer o campeão. Alcaraz teve oportunidade de levantar a Taça, mas Sinner quebrou o serviço e empatou o “set” em 5 a 5. Depois, com 5 horas e 11 minutos conseguiu o sexto ponto. Alcaraz empatou o jogo em 6 a 6 e a decisão foi para o “tie-brake”. Na partida mais longa do torneio, que durou 5 horas e 30 minutos, Carlos Alcaraz disparou na frente e venceu por 10 a 2 conquistando pela segunda vez o sonhado troféu e leva para casa 2,55 milhões de euros (cerca de 16,37 milhões de reais). O mesmo valor foi ganho pela norte-americana Coco Gauff (21), que derrotou de virada a bielo-russa Aryna Sabalenka. Quando será que veremos João Fonseca jogando a final e deitando no saibro?
Comentários
Postar um comentário