BENEFICIADOS
Blumenau já é referência na questão da assistência hospitalar. Sempre digo que é difícil encontrar, no mundo, uma localidade que tenha três hospitais de qualidade num raio de menos de 5 quilômetros. O atendimento aqui é para o Médio Vale do Itajaí e não possuímos um hospital regional. Por isso é de aplaudir o anúncio feito, em nossa cidade, pelo governador Jorginho Mello, da liberação da maior parte dos recursos no total de 98 milhões de reais necessários para a construção de uma Torre Hospitalar no Hospital Santo Antônio. Serão quase 12 mil metros quadrados, contando com novas salas cirúrgicas, 150 leitos de internação, heliponto, auditório para 140 pessoas, restaurante para acompanhantes, visitantes e colaboradores, nova recepção geral, salas multiuso, central de materiais esterilizados, serviço de hemodinâmica e ampliação das áreas de abastecimento. A autorização do repasse está inserida no programa Santa Catarina Levada a Sério e foi anunciada na prestação de contas feita na sede da Associação dos Municípios do Vale Europeu. O Hospital Santo Antônio investirá 4 milhões de reais com recursos próprios. Os habitantes da região estarão contribuindo ao tentarem ganhar prêmios da Trivale e também serão beneficiados.
LOMBO
Por falar em beneficiados, os que vivem, trabalham e fazem discursos em Brasília querem ser beneficiados com remuneração e penduricalhos que lhes garantam vida de primeiro mundo, o Executivo quer benefícios para a raia miúda, que é maioria e garante eleição e reeleição, os do Legislativo querem dinheiro em abundância para beneficiarem seus domicílios eleitorais e o Judiciário, fazendo justiça, está decidindo favoravelmente aos que entram com ação pedindo o BPC (Benefício de Prestação Continuada). Em 2024 atingiu os 100 bilhões de reais e, com a inclusão de autistas e acompanhantes, os benefícios continuarão aumentando. O Fernando Haddad, já que não sabe fazer o milagre da multiplicação dos reais, tem que se virar nos trinta e ver se consegue dar um jeito de aliviar um pouco o nosso lombo.
FINAL
A Petrobras anunciou que a partir desta terça-feira o preço da gasolina vai ter uma redução de 5,6% no preço para as distribuidoras. O percentual representa uma baixa de 17 centavos. A justificativa é a situação do mercado internacional e a queda da cotação do dólar. Vamos ver se o barateamento do combustível será destinado ao consumidor final.
EVOLUINDO
O presidente Donald Trump quer que, através de Hollywoord, o cinema volte a ser monopólio dos EUA. Não está nada contente com a Bollywood da Índia. Também deve estar amaldiçoando e pensando numa forma de brecar o cinema brasileiro, que vem se assanhando. Pela primeira vez trouxe estatuetas, criadas para premiar norte-americanos, com Ainda Estou Aqui. Pouco tempo depois, no Festival de Cannes, novo sucesso tupiniquim. O pernambucano Kleber Mendonça dirigiu e o baiano Wagner Moura estrelou o filme O Agente Secreto. Os dois ganharam o prêmio de melhor diretor e melhor ator. Só não ganharam o de melhor filme porque o regulamento do festival não permite mais de dois prêmios para uma película. O Agente Secreto conqustou também o “Prix des Cinémas Art et Essai” e o da Federação Internacional de Críticos de Cinema. Os macacos estão evoluindo.
NOVO
Cinema à parte, os Estados Unidos estão mandando semanalmente 14 milhões de moscas para a América Latina. Não é por falta de mosca por aqui. Os laboratórios norte-americanos estão mandando moscas manipuladas, estéreis, para proteger o continente de uma praga silenciosa. As moscas estão sendo lançadas na região entre o Panamá e a Colômbia. A ação faz parte de programa internacional para controle biológico e objetiva o combate à mosca do berne. Por meio de radiação moscas macho são esterilizadas são soltas para se acasalarem com as fêmeas, cujos ovos depositados não reproduzem mais. No fundo é o mesmo processo que está sendo utilizado em Joinville para o combate a dengue com a Wolbachia, a bactéria que evita a proliferação dos mosquitos. Tomara que o Trump não proíba o envio das moscas a fim de economizar e fazer a América Grande de Novo.
INCLUSIVA
Surgiram os Diálogos de Descendentes Afro-Brasileiros e Afro-Americanos. Oportunidade para abordagem de temas como a cultura, história, identidade, racismo e luta por direitos. Os diálogos são importantes pela troca de experiências e fortalecimento da resistência, promoção da inclusão e construção de um futuro mais justo para todos. Troca de conhecimentos sobre as tradições, músicas, danças, religiões e culinária. Discussão sobre a época da escravidão, luta pela liberdade e os movimentos sociais para compreensão das semelhanças e diferenças entre ambos. Construção da autoestima e a afirmação da ancestralidade africana, fundamental para fortalecer a identidade. Discussão sobre a discriminação e a luta contra o preconceito para promover a igualdade e a justiça social. Por fim as informações sobre direitos civis, cidadania e participação política para a busca por uma sociedade mais justa e inclusiva.
ALPES
Na noite de segunda-feira, com gol de Seike, aos 46 minutos, as japonesas marcaram 1 a 0 nas brasileiras e terminaram o primeiro tempo vencendo a segunda partida amistosa. Na segunda etapa, aos 9 minutos, Ishikawa marcou contra o gol de empate do Brasil. Ao 34 minutos a estreante Jhonson com golaço deu a vitória ao Brasil por 2 a 1, em Bragança Paulista. Vencemos, mas não repetimos a esplendorosa apresentação da sexta-feira. O próximo desafio da seleção feminina brasileira será contra a França, no dia 27 de Junho, em Grenoble, no Estádio dos Alpes.
Comentários
Postar um comentário