SUPERLOTAÇÃO


Não sei se foi por causa dos preços. Filhos e mães declaram que não. Este ano preferiram ficar juntos em um restaurante, hotel ou passeio a outro local de convivência. Julgam que a lembrança que vai ficar é mais valiosa do que um bem material. A presidente do Sindicato dos Hoteis, Restaurantes, Bares e Similares, está feliz da vida. Disse que o Dia das Mães está sendo um dia de caixa alto. Teve até famílias que anteciparam a comemoração para o sábado, a fim de escapar da superlotação.


LIDERANÇA


Joinville, nossa maior cidade, não gostou de ser superada por Itajaí no PIB catarinense. Entrou na Justiça com ação contra a cidade praiana, que hoje ocupa o primeiro lugar no produto interno bruto do estado. Está requerendo que o ICMS do “valor adicionado fiscal” sobre a revenda do combustível vindo de Araucária (PR) para as filiais de Itajaí, Guaramirim e Biguaçu com preço reduzido e revendido às distribuidoras por valor maior, seja distribuído entre todas as cidades catarinenses. Pelo modelo atual as três cidades devem receber 279 milhões de reais entre 2025 e 2026. Se Joinville ganhar a causa, que tem o apoio das cidades do Norte e também de Chapecó, que também ingressou na ação, Itajaí perderá 61 milhões. Os prefeitos da Foz do Rio Itajaí se uniram em apoio a Itajaí, mesmo que, com a redistribuição, seus próprios municípios serão beneficiados. O caso está nas mãos do desembargador André Docol que pode decidir monocraticamente sobre o pedido de liminar para suspender o modelo atual ou submeter a decisão ao colegiado da Câmara de Direito Público. Não há prazo para julgamento, mas as prefeituras estão de olhos atentos no processo que pode alterar as posições do “ranking” do PIB em SC, na briga entre Joinville e Itajaí pela liderança.



Na comemoração do 80o aniversário do Dia da Vitória, o Comandante do 23o BI, Coronel Antonio Fernando Adorno Cossa, foi com comitiva de autoridades à casa de Hugo Pedro Felisbino, que, como sargento, integrou a Força Expedicionária Brasileira na Itália e é o último veterano de guerra ainda vivo em Santa Catarina. Vô Hugo, como é conhecido, está com 105 anos de idade. Nasceu em Tijucas e há 30 anos vive em Camboriú. Continua com boa memóira e fez questão de manifestar a sua fé.


NÃO DOU


Os políticos da direita, centro e esquerda só gostam dos jornalistas que falam bem a seu respeito. Abominam os abelhudos que se metem a vasculhar as suas vidas e ações não republicanas. O pastor Silas Malafaia deve estar condenando a jornalista Juliana dal Piva, do portal ICL Notícias, a queimar na fogueira do inferno. Ela descobriu e revelou que ele declarou como sua principal renda os 3 mil reais mensais que recebeu de pró-labore da Editora Central Gospel, que fundou em 1999 com sua esposa, Elizete Malafaia. Para impedir a falência da sua empresa, em 2019 entrou com ação de recuperação judicial, que impediu o casal de receber lucros e dividendos. Assim, Malafaia declarou à Receita Federal que recebeu 962 mil reais em 2018, da igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo, fundada por ele em 2010. A ação só foi encerrada no segundo semestre de 2024. Embora reestruturada, a Editora Central Gospel precisa lidar com dívidas milionárias com fornecedores, instituições financeiras e impostos. Quando questionado a dar informação sobre quanto recebe da ADVEC declarou: “Não dou nada. Isso é particular, não dou. Eu nunca vi a esquerda dar porcaria nenhuma. Nunca vi vocês perguntarem a padre para dar valor de nada, porque eu vou dar? Não dou”.


DESPENCARAM


A Dra. Margareth Dalcomo, da Fiocruz, fez uma declaração de suma importância. Disse que em 40 anos aumentamos a nossa expectativa de vida de 54 para 78 anos. Isso não se deve a melhoria das condições de vida, nem do saneamento básico que ainda carecem de muito avanço. Se nossos avós viveram mais e se nós podemos esperar que cheguemos a passar dos 80 devemos exclusivamente às vacinas. O nosso PNI, Plano Nacional de Imunização, foi um sucesso. Infelizmente surgiram negacionistas irresponsáveis que colocaram medo das vacinas no seio da população e deixamos de ser um exemplo mundial de vacinação, porque os nossos índices de imunização despencaram.


DESONESTO


O dono de um avião Cessna 182-P que estava sendo usado por garimpeiros ilegais em Terra Indígena Yanomami, entrou na justiça com pedido de indenização pela destruição do aparelho feita pelo IBAMA. Além da indenização por dano materiais e morais, o proprietário do aeroplano pleiteou lucros cessantes contra a autarquia ambiental. Deu-se mal porque a Procuradoria Regional Federal da 1a Região demonstrou que o ato de destruição não foi ilegal. Os procuradores sustentaram que a medida foi amparada pelo artigo III do Decreto 6.514/2008, que autoriza que os produtos, inclusive madeiras, subprodutos e instrumentos utilizados na prática da infração ambiental, poderão ser destruídos ou inutilizados como meio eficaz para conter o avanço da prática ilegal, inclusive de garimpos e desmatamento em áreas protegidas. A AGU destacou que com a destruição do avião, a fiscalização interrompeu o dano ambiental e desarticulou financeiramente os que insistem em agir à margem da lei. Bem feito. Quem manda alugar o avião para trabalho desonesto.


REPÚBLICA


A Advocacia Geral da União também anunciou que vai processar o senador Flávio Bolsonaro por associar o presidente Lula ao Primeiro Comando da Capital e ao Comando Vermelho. O parlamentar publicou em rede social montagem mostrando Lula, quando foi detido pelo DOPS na época da ditadura militar, tendo ao lado de líderes do PCC e do CV, Marcos Herbas Camacho, o Marcola e Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar. Na legenda colocou: CV, PCC e PT as 3 facções mais perigosas do Brasil. Integrantes do governo entendem que a publicação, que já foi retirada, fere a honra pessoal de Lula e configura crime contra a dignidade do cargo de presidente da República. 

 

MEIOS 


Políticos bolsonaristas criticaram a decisão do governo Lula de não reconhecer organizações criminosas como o PCC e o CV como terroristas. O assunto foi abordado na reunião de servidores dos ministérios das Relações Exteriores, da Justiça e Segurança Pública, além da Polícia Federal com David Gamble e outros representantes do governo dos EUA. No encontro os norte-americanos disseram que o FBI avaliou que o PCC e o CV atuam em 12 Estados americanos e estão usando território americano para lavar dinheiro a partir de brasileiros que vão para o seu país. Segundo eles, 133 brasileiros tiveram visto negado pela Embaixada dos Estados Unidos após serem identificados com vínculo às facções. A justificativa brasileira foi que a legislação nacional não considera facções criminosas como terrorismo porque a atuação desses grupos não atende a uma única causa, nas busca por lucro oriundo de várias atividades ilicitas. Existe o zum-zum de que o empresário Ronan Maria Pinto chantageava Lula para não revelar um suposto esquema de arrecadação ilegal de recursos para petistas. Será que foi empregada a velha teoria de que os fins justificam os meios?

 

ESPANHOL


Neste domingo teve a final da Copa do Mundo de Futebol na Areia, nas Ilhas Seicheles. Brasil x Belarússia na quadra e no final vitória sensacional deo Brasil por 4 a 2. Na Espanha virada espetacular do Barcelona, que em 15 minutos perdia de 2 a 0 do Real Madri e venceu por 4 a 3. Os dois últimos gols da vitóira marcados por Raphinha. O Barça abriu 7 pontos na frente do Real Madri, faltando apenas 3 rodadas para o final do campeonato espanhol.


ABERTAS


Foi um dia para o esporte brasileiro. A meninas da ginástia rítmica conquistaram medalha de ouro na prova de fitas. Ouro também na prova mista de arcos e bolas e no “all-around”, que é a soma das notas das séries mista e simples de uma competição. Em Portimão, Portugal, a equipe brasileira fez história conquistando três medalhas de ouro numa mesma etapa do Copa do Mundo. O Mundial de Ginástica Rítmica 2025 será realizado no Rio de Janeiro e as vendas de ingressos já foram abertas.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

ARRANHA--CÉU