PREPARADA
O primeiro bispo de Blumenau, Dom Angélico Sândalo Bernardino faleceu em São Paulo com 92 anos de idade. Foi padre confessor do Lula, batizou seu filhos e celebrou o casamento com a Janja. Velado na igreja da paróquia de Nossa Senhora Aparecida, com missa de corpo presente rezada pelo arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer. Dom Angélico será trazido para Blumenau, devendo chegar às 10 horas desta quinta-feira, para as exéquias com a presença de Dom Rafael Biernaski, nosso bispo atual, e todos os padres das 4i paróquias da diocese. Após a cerimônia, para a qual toda população foi convidada, o Bispo Emérito será sepultado na Cripta da Catedral adrede preparada.
NINHO
O tucano André Dalpiaz, braço direito do vereador Alexandre Matias na campanha eleitoral e na secretaria da educação, havia sido exonerado com mais quatro filiados do PSDB, no inicio da nova gestão. Alexandre Matias conversou e conseguiu a volta de André Dalpiaz. Ele foi nomeado para a diretoria de Custos e Gerenciamento na Secretaria de Gestão Governamental. O problema é que a vaga foi obtida com saída de Mauro da Silva Júnior, outro tucano. Criou-se um clima ruim para o vereador dentro do próprio ninho.
REPÚBLICA
Em Brasília continua a rinha com relação à Anistia aos Envolvidos na Tentativa de Golpe de 8 de Janeiro de 2023. O PL conseguiu arregimentar 256 assinaturas para requerer o regime de urgência para a votação no Congresso Nacional. O governo é contra porque livra também do julgamento no STF o ex-presidente Jair Bolsonaro. Hugo Mota, presidente da Câmara Federal foi com a família para os EUA. De lá declarou, em rede social, que a decisão não cabe a uma pessoa. O deputado federal Ricardo Ayres, seu aliado, apresentou projeto para a realização de um plebiscito junto com a eleição de 2026. O povo votando a favor ou contra o perdão aos envolvidos. A voz do povo é a voz de Deus. Não deixa de ser uma solução salomônica, para evitar o anunciado conflito entre os poderes da república.
NATAL
Durante a Brazil Conference realizada na Universidade de Harvard e MIT, o ex-presidente do Banco Central, Armínio Fraga, sugeriu que, para melhorar as contas da Previdência Social, é preciso congelar o salário mínimo por 6 anos. Proposta elitista que condenaria os mais pobres a perder ano após ano o seu poder de compra, que já não é dos melhores. Os economistas de vez em quando surgem com ideias estapafúrdias. Poderia até derrubar os juros, mas o Lula não se elegeria mais nem vereador em Caetés, sua cidade natal.
MALVADOS
Marco Antonio Arantes continuou bolando perguntas para serem respondidas pelo que havia escrito o empresário Ingo Hering.
Nós experimentamos, hoje, um crescimento assustador da violência urbana. O senhor não acredita que a completa democratização do acesso ao ensino pudesse ser instrumental no combate a essa praga social?
- As últimas enquetes sobre a criminalidade, assaltos e sequestros, demonstraram uma tendência muito cômoda, e mesmo um tanto farisaica do público, de atribuir esses fenômenos às injustiças sociais. Este é um ponto de vista inconcludente. Como a evidência histórica prova, a maior ou menor violência é quase exclusivamente um fator de maior ou menor tolerância para com o crime. Se fosse pela necessidade, os roubos violentos, sem dúvida, seriam mais frequentes nos países de extrema miséria, como a Índia, sem falar na África. Entretanto, conforme o Centro Nacional de Informações de Seguros, com sede em Paris, é justamente naquela cidade próspera e com uma previdência social bem progressista que se encontra o maior índice de roubos. Ao passo que na Índia, paupérrima e ainda com um injusto regime de castas, a curva de crimes teria declinado a partir da inflexível Indira Ghandi. O filósofo inglês Francis Bacon escreveu: “A compaixão é verdadeiramente cruel, quando leva a poupar criminosos e malvados (1984).
r
RECONHECERAM
Receio que o senhor esteja um tanto isolado nesse conceito de que a miséria não é, pelo menos entre nós, o principal combustível da criminalidade. A reivindicação por uma distribuição de renda mais justa é uma quase unanimidade.
- Acostumou-se a chamar os políticos e economistas que lutam pelo desejável sem pensar em suas consequências, de “progressistas”, e aqueles que procuram soluções mais realistas, talvez mais modestas, porém duradouras – de conservadores e ortodoxos. O fracasso das intervenções diretas dos “progressistas” no mundo inteiro devia servir-nos de alerta. Nos países em desenvolvimento há um duplo problema. Aqui, de um lado, temos que “queimar etapas” para reduzir a distância que nos separa dos países desenvolvidos. Não dispomos, portanto, do tempo necessário para o amadurecimento dos problemas sociais em direção a um sentido mais consensual. De outro lado, comparam-se o padrão de vida e os salários daqueles países com os dos nossos. O que devemos compreender é que justamente para “queimar etapas” precisamos investir rápida e maciçamente – período no qual a retribuição salarial deve ser menor, se não se deseja provocar inflação. Isso os socialistas mais esclarecidos da Europa já reconheceram.
CONSEGUI-LO
Continua razoável reivindicar-se uma melhor distribuição de renda.
- Não basta reivindicar o desejável, antes é preciso encontrar os meios para consegui-lo.
TARDE
O Ceará, com dois gols de Pedro Raul, conseguiu a sua primeira vitória contra o Vasco na história do Brasileirão, em Fortaleza, de 2 a 1. O artiheiro vascaíno Vegetti marcou o tento cruz maltino, já nos 10 minutos dos descontos. A reação começou muito tarde.
ESPORTIVO
O craque flamenguista Bruno Henrique foi indiciado pela PF por envolvimento em fraude esportiva. Em 2023 seu irmão mandou mensagem pelo celular, em 29 de Agosto, perguntando quando é que ele levaria o terceiro cartão amarelo. Contou que seria contra o Santos, em 1o de Novembro. Ele já estava com 2 cartões amarelos. Disse que não reclamaria com a arbitragem nas próximas partidas e que, se fosse advertido, seria por uma entrada mais dura. Recebeu mais 3, por faltas, como havia previsto. E no jogo com o Santos foi reclamar acintosamente, levou o amarelo e em seguida o vermelho. Bruno Henrique se diz inocente. Pode mesmo ser que tivesse sido programado um terceiro cartão amarelo para que estivesse suspenso de partida contra equipe mais fraca e não tenha pensado que o irmão e a prima fossem apostar para ganhar alguns trocos. BH tem salário superior a um milhão por mês no Flamengo. Seja como for, mesmo que tenha sido sem querer, cometeu um crime esportivo.
Comentários
Postar um comentário