INTERESSES


Neste dia 1o de Abril estamos vivendo o Dia Mundial da Mentira, que modernamente recebeu o nome de “Fake News” No meu Blog faço tudo para não publicar notícia falsa. O leitor pode fazer brincadeira com familiares e amigos. Trump disse que é sério e que o dia 2 vai ser o Dia da Libertação e lançar a sua tarifação. O Brasil foi citado com destaque para a Rua 25 de Março, apostrofada como Paraíso do Contrabando e das Falsificações. O Brasil quer negociar exceção, mas também se prepara para o contra-ataque. O Senado já aprovou e mandou para a Câmara o projeto da Lei de Reciprocidade.O presidente dos EUA está dando a prova cabal de que nações não tem amigos e sim interesses.

 

MASSA  

  

O Conselho Adminstrativo da UNIMED aprovou a venda do edifício na Ponta Aguda que sedia a sua sede administrativa. São 3,3 mil metros quadrados de área construída num terreno de 4,5 mil metros quadrados. O prefeito Egídio Ferrari já havia decretado o imóvel de utilidade pública, possibilitando a compra por 11.738.444 reais, que serão pagos em 12 prestações mensais de 978.203.07 reais. A primeira parcela será paga em 10 de Maio e a UNIMED tem 30 dias para começar a desocupar o prédio. Como a Rodoviária vai ser privatizada, o Serviço Municipal de Trânsito e Transporte vai ser mudar para o novo endereço. A Prefeitura estuda a mudança de outras secretarias que atualmente estão em imóveis locados. Eu sempre achei que a UNIMED não precisava do verdadeiro Quartel General na Ponta Aguda. Pode perfeitamente atender bem os associados em imóvel mais modesto e economizar para aplicar mais no campo da saúde e, barateando e agilizando seus planos, evitar a fuga para o SUS, que está acontecendo em massa.


NOBRE


Confesso que fiquei tão emocionado e quase fui às lágrimas quando vi a preocupação de um supermercado com as nossas crianças. A Páscoa vem aí e a prefeitura já encheu a rua de coelhinhos. Mas o chocolate virou um artigo de luxo e só os privilegiados pela sorte e pela fortuna podem consumi-lo. Então, para que as nossas crianças não tenham uma Páscoa amarga, o supermercado está vendendo chocolate para pagamento em 10 prestações. Em nome das famílias modestas agradeço pelo gesto tão nobre.


PALMEIRAS


O Dr. Zilig ganhou concurso com seu livro sobre a correspondência de Fritz Mueller com Charles Darwin. O Arquivo Histórico de Blumenau agora tem outro trabalho literário de enorme valor. Alfred Moeller, primo em terceiro grau do cientista, que aqui viveu, aqui morreu e passou os melhores anos de sua vida em Florianópolis, pegou as cartas, verdadeiras joias, que mandou para diversos pesquisadores e a família sobre a ciência biológica e a natureza e escreveu, em língua alemã, os cinco volumes intitulados: “Fritz Mueller: Werke, Briefe und Leben” - Fritz Muller: Obra, Cartas e Vida. A obra está à disposição dos interessados na Biblioteca Pública, na Rua das Palmeiras.


Vamos ao terceiro capítulo da “Conversa com Ingo Hering Hoje”. Marco Antonio Arantes inquirindo e as respostas do empresário tiradas de seus textos publicados.


VIDA


A Hering tinha uma postura bastante, digamos, solidária com seus empregados. Isso por certo também colaborou no seu sucesso.


- Sem dúvida. Em 1929 a Hering & Cia. foi transformada em sociedade anônima, passando a ser denominada Cia. Hering. Em 1935, no centenário de nascimento do seu fundador, Hermann Hering, a empresa recebeu uma vultosa doação em ações da Empresa Força e Luz de Santa Catarina S.A., cujos juros eram empregados no sustento dos de operários doentes e na pensão de inválidos. Em 1941 inaugurou-se o refeitório, garantindo-se alimentação de qualidade aos empregados. Em 1943 foi introduzido o sistema de seguro de vida coletivo, sendo a maior parte grátis para os operários. Em 1944 fundou-se a Cooperativa, que é propriedade dos empregados, e em 1945 foi concluída a creche Hedy Hering, bem como o ambulatório. Refeitório, creche e ambulatório são financiados pela fundação Hermann Hering recebendo, além dos juros do capital fixo, expressiva participação nos lucros líquidos da firma. A fundação paga, ainda, os prêmios dos seguros de vida.


COMPREENDÊ-LO


Seu pai, Curt Hering, filho mais moço do patriarca Hermann Hering – aliás, o único nascido no Brasil – não obstante ferrenho antinazista, idealizador desses importantes projetos e primeiro Prefeito de Blumenau, sofreu um bocado nas mãos do Estado Novo getulista. Que registro o senhor tem desse fato?


- Quero ressaltar que toda a Cia. Hering está inteira e inseparavelmente ligada ao nome de Curt Hering – sim, o filho mais novo do fundador e o único nascido no Brasil. Todo o seu querer, todos os seus esforços ele punha a serviço da obra, com a máxima lealdade. É realmente trágico ter-se ele retirado, desistindo de tudo para não prejudicar a obra, para não lhe tirar a possibilidade de existência. Sempre ativo e organizador, sofreu imensamente como espectador inativo. Apenas isto eu queria dizer. E todos aqueles que igualmente sofreram inocentes na lista negra hão de compreendê-lo.


DESENVOLVIMENTO


Ainda assim o senhor não se opôe ao regime militar que se instalou entre nós em 1964 e que também produziu as suas listas negras.


- Mais adiante conversaremos sobre a diferença entre o desejável e o possível. Pense: quem estaria contra uma democracia liberal e contra uma liberdade ampla e irrestrita? Ninguém, certamente. A dura verdade da situação mundial é, porém, bem outra: nem mesmo nos países altamente desenvolvidos o esquema clássico funciona muito a contento. Mas lá, os necessários ajustes – em geral no sentido de um Executivo com maiores poderes e de decisão mais rápida – ocorrem não sem crises, mas sem comoções tão profundas que ponham em sério risco as estruturas políticas e sócio-econômicas. Nos países em desenvolvimento, a precária democracia existente não conseguiu deitar raízes bastante fortes para oferecer uma estrutura devidamente resistente e ao mesmo tempo flexível para suportar e abrigar as complexas transições resultantes do tempo de desenvolvimento (1976).


POSSÍVEL


Haveria, então, países vocacionados para a democracia e países vocacionados para a ditadura e o Brasil de 64 estaria no segundo caso.


- Não. O que ocorre é que além do fato de a democracia ser pouco enraizada nos países em desenvolvimento, o principal motivo do seu precário funcionamento é o fator tempo, que nas discussões acadêmicas ou sequer é considerado, ou, se muito, o é de forma pouco relevante. Como, porém, o bom funcionamento de uma democracia clássica requer um longo tempo de amadurecimento, os dois princípios não se casam. Na democracia clássica, o povo-eleitorado governa pela escolha entre “governo” e “oposição”. Mas este julgamento não é tão fácil, porque senão sempre ganhariam os demagogos. É que, só com o tempo, o povo adquire aquele “sexto sentido” de um certo discernimento, quase intuitivo, entre o desejável e o possível (1976).


TORCIDAS


Na noite de segunda-feira, em Bragança Paulista aconteceu mais um empate no Brasileirão. No último minuto o Bragantino conseguiu marcar o segundo gol do empate de 2 a 2 com o Ceará. Dos 10 jogos da primeira rodada 5 terminaram sem ganhador. Interessante é que quem largou na frente, vencendo seus jogos por 2 a 0, foram o Fortaleza e o Juventude. Os grandões e favoritos não conseguiram o sucesso esperado por suas torcidas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

ARRANHA--CÉU