ESCLARECIMENTOS
Fedeu na Câmara Municipal de Blumenau a questão da coleta de esgoto por causa de uma taxa extra de 10,72% que passa a ser cobrada e também a decisão para a colocação de fossas individuais e utilização de caminhões limpa-fossa que passa a ser exclusividade da concessionária, a BRK, deixando sem pai, nem mãe as empresas que vinham prestando o serviço. A fala mais contundente foi do vereador Almir Vieira, que classificou de “um verdadeiro assalto a mão armada aos blumenauenses” e que “os parlamentares e a população estão sendo feitos de palhaços” porque o aumento não passou pelo crivo da Câmara Municipal. A titica movimentou a sessão e o presidente do SAMAE, o órgão responsável, foi convocado para prestar esclarecimentos.
QUEIMADO
Por volta de uma e meia de domingo, um caminhão-tanque que transportava etanol tombou na BR-101, no Morro dos Cavalos, região de Palhoça, e explodiu. O veículo seguia na direção norte e 3 carretas e 22 carros foram atingidos e destruídos pelas chamas que se espalharam pelo asfalto e pela mata. Felizmente ninguém morreu. Só houve grande correria e apenas 5 feridos por queimaduras, entre eles o motorista do caminhão e a mulher dele que também estava na cabine. PRF, Bombeiros e Equipe da Concessionária trabalharam 15 horas para a liberar a rodovia que ficou bloqueada nos dois sentidos. Na manhã desta segunda-feira, por volta das 8 horas, na BR-282, em Rancho Queimado, também na Grande Florianópolis, ocorreu outro acidente envolvendo uma carreta e um automóvel bloqueando completamente a estrada de rodagem, com derramamento de óleo sobre a pista. Foi em Rancho Queimado, mas neste desastre ninguém saiu queimado.
MUNDIAL
Na Ásia as bolsas de valores sofreram enorme queda nesta segunda-feira, que lá acontece até 12 horas antes daqui. A pior foi a registrada em Hong Kong, com 13,22%. Na Europa, onde as bolsas começaram a operar 5 horas antes da nossa, a queda também foi acentuada, atingindo 3,99% na alemã, que é a mais forte. É o efeito do Tarifaço do Trump que desorganizou o sistema econômico mundial.
MARXISMO
Volto à “Conversa com Ingo Hering Hoje”. Na minha divisão é o sétimo capitulo da obra de Marco Antonio Arantes. Em 2008 formulou uma pergunta para a exposição, sobre flagelo ideológico e utopia, feita em 1981 pelo empresário, que faleceu em 1992.
Não há o que especular, filosofar, em termos políticos, então?
- Não vamos tão longe. Acreditamos que as diversas modalidades não exprimem verdades absolutas, mas servem para apoiar mudanças econômicas necessárias. Por exemplo, depois do fracasso do liberalismo ortodoxo, em 1929, o keynesianismo justificou o “new deal” de Roosevelt. Atualmente, o neoliberalismo econômico é uma reação ao keynesianismo distributivista, e assim por diante. Mas como uma teoria nem outra expressam uma verdade permanente, uma ortodoxia extremada leva ao fracasso ou à ditadura, como foi o caso do marxismo (1981).
ESTADO
Esta não será uma posição ortodoxa?
- O que na prática se firma é uma interpretação pragmática dos fatos econômicos, distante tanto do liberalismo ortodoxo quanto do intervencionismo distributivista do Estado (1981).
POVOS
Dentro dessa pragmática, o que seria razoável reivindicar-se, então?
- A grande ilusão derivada das utopias sociais é que o governo, por decreto, ou a sociedade, pela boa vontade, podem solucionar os problemas socioeconômicos. Também segue essa linha de pensamento a ideia, principalmente nos países em desenvolvimento, de que “por justiça” as condições de vida e de trabalho devem se igualar àquelas que outros povos conseguiram através de um desenvolvimento mais longo que o nosso. Como meta a longo prazo, todas as reivindicações são razoáveis e gradativamente exequíveis dentro de um sistema democrático e liberal. Exigidas, porém, a curto prazo, só podem levar a perigosos “curto-circuitos” ou a ditaduras esquerdistas que, desrespeitando as liberdades, resolvem “por decreto” e de forma mais aparente do que real, alguns desses problemas sociais. Nesta verdade, de fácil entendimento mas de difícil aceitação por aqueles que se acham ainda na zona de pobreza, ou mesmo de miséria, está a explicação do fracasso de se promover, a curtíssimo prazo e, por assim dizer, por “doação” a felicidade dos povos (1981).
PROTEGER
O senhor então se opõe ao “walfare state”?
- Ele tem limites. O pior lado do distributivismo não é a parte financeira, com os seus problemas peculiares, mas a mudança geral de mentalidade que provoca. Em vez do princípio de que cada um é responsável pelo que faz e consegue, talvez aplicado de forma exagerada no tempo do liberalismo clássico, que estimulou a produtividade até um ponto que permitiu grandes progressos sociais e elevou os salários reais a um nível jamais visto, criou-se a ideia de que ao Estado e à sociedade cabe toda a responsabilidade pelo bem-estar dos indivíduos. A causa última do fracasso do distributivismo é a falta de realismo: de um lado, há a crença generalizada de que o Estado pode gerar recursos próprios, e que depende, portanto, só da sua boa ou má vontade a distribuição de benefícios. De outro lado, não se leva em conta o natural egoismo do homem, e sua malícia nata, que o fazem procurar todas as vantagens possíveis dos benefícios, além dos limites emergenciais para os quais foram criados. Portanto, enquanto não se compreender que todas as medidas sociais são atos de solidariedade e devem ser correspondidas na mesma proporção pelos beneficiários, a longo prazo se tornam um bumerangue que ferirá justamente aqueles a que estavam destinadas a proteger (1981).
ABERTO
No Brasileirão da Série A o Internacional mostrou a sua força em Porto Alegre. Derrotou o Cruzeiro por 3 a 0 e com o melhor saldo de gols assumiu a liderança. Jogando fora de casa só o Flamengo ganhou do Vitória por 2 a 1 e o Palmeiras, por igual placar, venceu o Sport Recife. Na estreia de Renato Gaúcho, no comando técnico, o Fluminense derrotou o Bragantino por 2 a 1, nos descontos. O Mirassol conseguiu empatar, em casa, de 1 a 1 com o Fortaleza. O Santos deixou escapar a vitória e empatou com o Bahia por 2 a 2 e o São Paulo empatou de 0 a 0, em Belo Horizonte, com o Atlético Mineiro, no jogo transmitido pela TV Globo em sinal aberto.
Comentários
Postar um comentário