CONTINUA

 


Quando descobriu a América, o navegador Cristóvão Colombo julgou que tinha chegado à Índia e batizou os nativos de índios. Só recentemente o Brasil mudou a nomenclatura. Os primitivos brasileiros não são mais chamados índios e sim povos indígenas. Assim é que o dia 19 de Abril, que coincide com a data de nascimento de Getúlio Vargas e de Roberto Carlos, não é mais o Dia do Índio e sim o Dia dos Povos Indígenas, que aguardam a demarcação das suas terras prometida, na Constituição Cidadã de 1988, para acontecer em 5 anos. 37 já passaram e sua reclamação continua.

 

ATRAPAIA


Em Blumenau, na Rua dos Caçadores, bairro Velha, às 8 horas da noite de quinta-feira, aconteceu um acidente de trânsito envolvendo cinco automóveis. O motorista de um carro perdeu a direção e bateu com dois que estavam estacionados e dois em movimento. O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas não houve vítimas. Só danos materiais. O responsável foi conduzido à Delegacia de Polícia, onde constatou-se que o homem estava embriagado. Ele pode sair cantando: “A Marvada Pinga é que me atrapaia”.


RESPEITO


O Plenário do Conselho Nacional de Justiça decidiu pelo afastamento do desembargador Marcelo Lima Buhatem, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. A decisão foi por causa de vários deslizes do magistrado. Não se declarou suspeito em processo com participação de advogado seu parente, que engavetou no seu gabinete; distribuição nas redes sociais de “fake news” lançando suspeita sobre as urnas eletrônicas; e publicação de mensagens de cunho político partidário pró Bolsonaro e contra Lula. Antes do segundo turno da eleição, em 2022, compartilhamento da informação mentirosa de que Lula, na visita ao Complexo do Alemão foi “convidado de honra do Comando Vermelho”. O desembargador não se manifestou a respeito.


BOLSONARISTAS


Em Macau está sendo disputada a Copa Mundial de Tênis de Mesa. Na madrugada deste sábado, o brasileiro Hugo Calderano fez história. Derrotou o chinês Wang Chuqin, terceiro do mundo no “ranking”, e vai disputar a final, às 9:15 horas deste domingo, com transmissão pela Cazé TV. É a primeira vez que um dos finalistas não será da Ásia nem da Europa. Faço votos para que dê este presente de Páscoa para a torcida com a camiseta igual à dos bolsonaristas.

 

BÉLICO


Para a comemoração da Páscoa, o Tzar russo, Vladimir Putin, decretou o cessar fogo pelo prazo de 30 horas. Alertou, porém, que suas tropas ficarão de prontidão para entrarem em ação, caso a Ucrânia não respeite a pausa cristã no embate bélico.


EXCESSOS


Conversa com Ingo Hering Hoje” tocou no assunto da Teoria de Hegel.


Mas, indiscutivelmente, a tese hegeliana era pendular, intrinsecamente dinâmica, portanto – sem - “congelamentos”. Como se aplicou essa tese já seria outra conversa.


- Sim, mas a tese hegeliana, continuada na sua lógica intrínseca pendular, caracterizaria bem a trajetória da democracia, enquanto que as mencionadas filosofias, “congeladas” tinham que tornar-se ideologias totalitárias, porque atentam contra a própria lógica da vida: de um lado, o fascismo e o nazismo; de outro, o comunismo. Deve-se, portanto, distinguir as simplificações necessárias para não complicar demais os problemas existenciais, daquelas que são motivadas por engajamentos e utopias, que são de efeito desastroso. Trata-se, geralmente, de semiverdades elevadas a verdades absolutas. O efeito dessas simplificações (pois se subtrai o outro lado da medalha) é muito maior em democracias ainda pouco consolidadas. Nos Estados Unidos , o “macartismo”, por exemplo, que foi uma “caça às bruxas” (direitista) não vingou por muito tempo, justamente pelos seus excessos (1985).


HUMANOS

Já entre nós, o golpe de 64, ainda mais direitista que o “macartismo” - se isso é possível – durou vinte e um anos.


- O movimento de 1964, cujo líder Castello Branco estava ciente da complexidade de nossos problemas e, devido a isso, abriu um dos períodos mais férteis da nossa história, mudou em seguida para um movimento da linha dura, que simplificou maniqueisticamente os problemas governamentais e comprometeu, assim, seu sentido inicial. Pensam os intelectuais que mais influenciam a opinião pública que a simples proclamação da “democracia absoluta”, “direitos humanos e sociais”, “igualdade”. “antiautoritarismo na educação”, etc., já solucionam os problemas. E as dificuldades iniciais que sofrem pelas próprias condições históricas são, então, por eles personalizadas e entendidas como “conspiração reacionária”, pois não tem o senso realista dado pela progressão ondulatória do desenvolvimento material e cultural. Carecem, enfim, de verdadeiro espírito democrático. Senão, reconheceriam que o caminho do aperfeiçoamento é longo e cheio de revezes. Enfim: todos os “ismos” não compreendidos como oscilações necessárias, mas levados a seus extremos, são um atentado às condições reais humanas (1985).


Permanece o fato de que o caminho, longo ou não, do aperfeiçoamento, esbarra com a necessidade emergencial por medidas urgentes e abrangentes de promoção da justiça social.


HIERÁRQUICOS


- Não há partido, nem político praticante, que não tenha em sua bandeira a “justiça social”. Geralmente, todos ficam nesta declaração platônica e bem-intencionada, sem, porém, definir como querem chegar até lá. Mas acreditamos que a maioria, se indagada, pleitearia uma melhora constante do “padrão” de vida geral e, essencialmente, das faixas salariais mais baixas. Se bem que a palavra “justiça” sugira que tenha havido injustiça proposital, que é um slogan marxista, não vamos aqui discutir semântica, o que se estende também à expressão “classe”, que, com a abolição do feudalismo, perdeu seu significativo real de “compartimentos hierárquicos”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

JANEIRO