ALUNOS
Mal festejamos o aparecimento de um menino gênio em Blumenau que, com apenas 5 anos de idade e QI de 140, foi aceito pela MENSA, a associação mundial do superdotados e vemos outro brasileirinho, filho de um casal de professores universitários, fazer sucesso com menos idade ainda. Thomas, natural de Toledo, no Paraná, tem 4 anos de idade e quociente de inteligência de 150. Sua superdotação abrange todas as áreas, mas ele tem predileção pela matemática, robótica e raciocínio lógico. É preciso que se verifique e fomente o dom das crianças superdotadas para que não sejam vistas como problema ao se desinteressarem pela escola, pois estão muito à frente do que ensina para os alunos.
DETERMINAÇÃO
Metido a gostosão, um indivíduo partiu para o assédio sexual a uma mulher, em Joinville. Deu-se mal porque a amiga da assediada, Rebeca Lima (35), é faixa azul em jiu-jitsu e, fazendo uso de técnicas da arte marcial, conseguiu deter o assediador. Ela simplesmente imobilizou o homem. O caso foi registrado em vídeo e está à disposição na “internet” mostrando a sua força e determinação.
BOLSO
Em Ceilândia, no Distrito Federal, uma menina de 8 anos de idade perdeu a vida por causa de um desafio cibernético. Foi encontrada, ainda com vida, ao lado do celular, de um tubo de desodorante e uma almofada totalmente encharcada pelo produto com aerosol, mas morreu após três dias hospitalizada. É evidente que foi conduzida à morte por alguma rede social. O que não consigo aceitar é os pais permitirem que uma criancinha faça uso de um “smartphone”, que é um perigoso computador de bolso.
NAZISMO
Com o auxílio de agências dos EUA, que monitoram a atividade de grupos criminosos nas plataformas criptografadas, como Discord e Telegram, as polícias de 7 estados brasileiros cumprem 2 mandados de prisão temporária, 20 de busca e apreensão e 7 de internação provisória de adolescentes infratores. Trata-se de um rede criminosa organizada virtualmente e agindo em Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. É difícil acreditar nos objetivos da organização: Tentativa de Homicídio; Induzimento e instigação ao suicídio; Incentivo à automutilação; Armazenamento e divulgação de pornografia infantil; Maus tratos a animais; e Apologia ao nazismo.
ADOLESCENTES
A investigação teve início em 18 de Fevereiro de 2025 quando um morador de rua teve 70% do corpo queimado por um adolescente que atirou 2 coquetéis molotov enquanto Miguel Felipe, maior de idade, filmava e transmitia o evento em tempo real para cerca de 220 integrantes do bando. Descobriu-se que não foi um fato isolado e sim ação de organização altamente especializada em crimes cibernéticos, tendo como principais alvos crianças e adolescentes. Os pais precisam ficar alertas pois o cenário é de extremo risco para a integridade física e mental de crianças e adolescentes.
EMPREGO
Antes de voltar ao “Dom de Casmurro”, “Livro sobre livros” e “Linkshaender” (Canhotos) quero seguir até o fim a “Conversa com Ingo Hering Hoje”. O autor do livro contesta:
O senhor é contra o Estado assistencialista, mas concorda que é necessário qualificar-se a mão-de-obra, o que significa ensino. Pergunto: público e gratuito, ou isso também seria coisa de “welfare state”?
- Se considerarmos uma vez o problema das nossas universidades federais, não do ponto de vista dos diretamente interessados – docentes e discentes – mas de um simples cidadão ou contribuinte, vamos constatar que nos Estados Unidos (país rico) a proporção aluno/professor (vinte e três alunos por professor) é bem mais alta do que no Brasil (país pobre). Se fosse, pois, pela proporção de alunos por professor, nosso ensino acadêmico deveria ser muito melhor do que o americano. O resultado efetivo não parece, porém, chegar a essa perfeição, principalmente se nos guiarmos pelo depoimento, talvez um pouco pessimista, da SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – que dá uma nota péssima ao nosso ensino superior. Só pode ser porque nas Fundações (como a FURB) e nos Estados Unidos o ensino é pago, e nas universidades federais é gratuito. Tudo que se recebe de graça não é valorizado e, combinado com o “mito do diploma”, todo mundo aqui tenta a sua sorte no vestibular, sinta ou não uma verdadeira vocação para o estudo. O principal é ter um diploma, que, na camada mais abastada é sinal de “status” e, na camada mais pobre, é esperança de conseguir com mais facilidade um emprego (1984).
RAZOÁVEL
Bem, parece uma aspiração absolutamente razoável que cada qual queira melhorar seu nível de conhecimento.
- Sim, tudo isso é compreensível do ponto de vista individual, e não teria nada demais se cada um pagasse a sua parte – ou, pelo menos, digamos, a metade do que o estudo custa ao Governo, ou melhor, ao contribuinte. Como está agora, foi criado, na verdade, um privilégio, usufruído por uma minoria ínfima e custeado por uma maioria esmagadora da população. E esse privilégio é defendido, exatamente, por aqueles que querem abolir todos os reais ou supostos privilégios! Pior: foi criado em torno dele um emaranhado emocional que impede qualquer discussão razoável (1984).
ACADÊMICO
Como o senhor resolveria essa questão?
- A parte social seria cumprida pagando diretamente por seu estudo os que têm condições (na verdade, como já dissemos, talvez 50%) e os outros teriam uma bolsa resgatável depois do término do curso, o que é justo, porque se visa uma melhoria do padrão de vida. De resto, todo aumento da verba para educação deveria reverter exclusivamente para o esforço do ensino básico, que – esse sim – beneficia todas as faixas populares e é “conditio sine qua non” para o nosso aperfeiçoamento social e democrático. Mas esta colocação lógica e mesmo simples é provavelmente considerada “demasiadamente simplista” pelos nossos “engajados” que ou vivem no mundo das utopias ou estão mesmo interessados na criação de um explosivo “proletariado acadêmico” (1984).
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