TELEVISÃO
Quando vivia na Alemanha conheci o serviço de registro de eventos do departamento de turismo de Colônia. Ele facilitava a divulgação e evitava a realização de eventos paralelos num mesmo dia. Naquele tempo não existia a “internet”. Hoje o serviço está mais fácil de organizar com a manutenção de um portal “on-line”. Faz falta aqui em Blumenau. Nesta noite teremos Concerto da Orquestra de Câmara e a Noite Multicultural do Museu de Artes de Blumenau, reunindo artistas de Santa Catarina, São Paulo e Paraná para conversa com artistas e curadores, exposição de artes, lançamento do livro “O Pulo do Rato”, do médico Luiz Renato Mello, e apresentação musical. Como o público é o mesmo, um evento esvazia o outro. Eu gostaria de ir ao Concerto no TCG e à Noite Cultural na Antiga Prefeitura. Mas, nesta noite, ninguém me tira de casa. Tenho que acompanhar todos os lances do Fla-Flu, que tem transmissão ao vivo pela televisão.
CONFETE
Os leitores do Blog que vivem no Exterior, há muito tempo, é provável que não saibam o que chamamos de Nem-Nem. É o jovem que nem trabalha e nem estuda. O país está cheio deles. Santa Catarina, contudo, ocupa o primeiro lugar no menor número dos assim chamados. Aqui apenas 1 de cada 10 jovens é um Nem-Nem. Aqui 90% estudam ou trabalham e muitos trabalham para custear os estudos. Só 10% estão fora do mercado de trabalho e das instituições educacionais. Podemos nos jogar confete.
REBOLAR
Blumenau já teve três grandes fábricas de cristais. Cristais Hering, Cristal Blumenau e Cristalerie Strauss eram nosso orgulho. Depois acabaram sucumbindo frente à concorrência dos copos de goiabada. A última a desaparecer foi a Cristal Blumenau. O terreno que abrigava a fábrica, na Rua 2 de Setembro, foi vendido por 5,4 milhões de reais, para pagamento dos trabalhadores e credores. A marca, que foi avaliada em 980 mil reais, foi arrematada no terceiro leilão por uma empresa do Rio de Janeiro por apenas 25 mil reais. O novo proprietário, um grupo de 14 sócios, começou a fazer vendas “on-line” lançando uma linha de 15 copos, taças, canecos e tulipas de cerveja. A nova fábrica foi instalada num galpão de 1.400 metros quadrados, na Rua Bahia. Dependendo do preço, os chineses vão ter que rebolar.
ACORDO
Reportagem televisiva mostrou que foi acertada a proibição de uso de celulares nas salas de aula e nos pátios das escolas. As professoras estão satisfeitas e aprovando porque notam nitidamente que os alunos estão mais ligados ao ensinamento. Os alunos dizem que sentem um pouco a falta do celular, que agora só pode ser usado quando pedagogicamente, mas que estão sentindo que está havendo maior ligação de amizade com os colegas de turma. Deu certo fazer com que o companheiro inseparável fique guardado dentro da mochila ou em cima da mesa da professora. Em algumas escolas foram colocados fiscais, dos dois sexos, que comunicam aos pais quando não há respeito à determinação legal. Segundo disse um fiscal, os pais também estão de acordo.
PLUVIAL
Chegando para o trabalho, pela manhã, funcionários de um “shopping” à margem da BR-470 ouviram uma voz pedindo socorro. Vinha de um bueiro. Chamaram os bombeiros e um deles teve que descer 10 metros, em rapel, para ancorar o homem de 40 anos, que entrou numa canalização na noite de sábado e se perdeu. Passou a noite ali, não achou a saída, viu a luz do dia porr um fosso e começou a gritar. Foi resgatado com técnicas de salvamento, inclusive rapel. A Polícia Militar acredita que o homem teria tentado acessar uma loja e fugiu pela galeria pluvial. Esse entrou mesmo pelo cano.
CÂMERAS
Em São Paulo ativistas da esquerda tentaram impedir a instalação do Smart Sampa, um sistema de identificação digital composto por 23 mil câmeras instaladas em locais estratégicos. Promotores públicos também fizeram pressão para impedir o que reputam como invasão da privacidade dos cidadãos. Mas o prefeito não deu bola e acertou em cheio. No Carnaval, 91% dos foliões aprovaram porque notaram que houve mais segurança. 14 criminosos foragidos foram capturados pela Guarda Civil Metropolitana e devolvidos ao sistema prisional. São Paulo passou a ter o melhor sistema de monitoramento por câmeras com reconhecimento facial da América Latina. Em pouco tempo possibilitou a prisão de 809 criminosos que eram procurados desde Julho do ano passado, outros 2.007 criminosos foram presos em flagrante e foram encontrados 47 desaparecidos. O que a olho nu não se observa não escapa do cruzamento rápido de dados. Acho que um Smart Rio, que tenha umas 500 mil câmeras, acaba com o banditismo e Jesus solta um sorriso no alto do Corcovado. Em Blumenau bastam uma mil câmeras.
PROPRIETÁRIOS
Não sei se tiveram ajuda do Smart Samp. O que sei é que o Trabalho de Inteligência, analisando 1,5 mil boletins de ocorrência registrados de 1o de Janeiro a 26 de Fevereiro, levou a Polícia Civil de São Paulo a descobrir pelo sistema de geolocalização que a maior parte foi levada para os bairros da República, Glicério, Centro e a favela de Paraisópolis. 3.000 policiais foram às ruas para autuar as lojas especializadas en receptação e venda de telefones celulares furtados na capital paulista. Na operação foram recuperados 10,2 mil aparelhos, que agora poderão voltar às mãos dos seus proprietários.
Comentários
Postar um comentário