TECNOLÓGICA
O governador Jorginho Mello, o presidente da Federação Catarinense dos Municípios, Topázio Neto, prefeito de Florianópolis, e o secretário de tecnologia, Marcelo Fett, usaram o auditório Marieta de Barros, da ALESC, para o lançamento do Tratado de Inovação. O Objetivo é levar todos nossos municípios a fomentarem a inovação e tornar Santa Catarina o primeiro estado a ter todas as suas cidades inteligentes. A execução ficará a cargo da ACAFE, a Fundação Catarinense das Fundações Educacionais. Muito válida a iniciativa de um pacto coletivo para o futuro, porque é preciso acompanhar a evolução tecnológica.
POLÍTICA
Domingo o nosso governador foi ao Rio de Janeiro para dar apoio ao evento bolsonarista organizado pelo pastor Silas Malafaia. Dois trios elétricos estiveram em Copacabana e a torcida organizada compareceu em massa para pedir “Anistia Já” Com Jorginho Mello, lado a lado com Jair Bolsonaro, os governadores Cláudio Castro, do Rio de Janeiro, Tarcísio de Freitas, de São Paulo, e Mauro Mendes, do Mato Grosso. Também não podiam faltar os filhos do ex-presidente Carlos, Eduardo e Flávio. Foram 9 senadores, 43 deputados federais e vários deputados estaduais e vereadores. Bolsonaro declarou que não vai fugir do Brasil e Silas Malafaia chamou o ministro Alexandre de Moraes de criminoso e afirmou que não houve tentativa de golpe, que é pura preseguição a Bolsonaro e à direita. O “Anistia Já” agora vai para São Paulo, na Avenida Paulista, dia 6 de Abril. Enquanto isso governistas dizem que farão uma mobilização também na Paulista, no dia 30 de Março. O deputado federal Guilherme Boulos disparou: “Sem anistia, Bolsonaro na cadeia. A hora é essa. Nós vamos para as ruas”. É o Fla-Flu da política.
GRAÇA
Por falta de fundamentos legais o Tribunal de Contas da União decidiu que presentes pessoais recebidos por presidentes não são patrimônio público. Assim sendo os bolsonaristas não podem acusar o Lula de haver passado a mão no relógio de luxo que recebeu do presidente da França e nem os lulistas podem querer que Bolsonaro seja condenado por ter ficado com as joias que recebeu na Arábia Saudita para embelezar a Michelle. Outras lembranças recebidas também não são patrimônio público. O TCU recomendou que doravante o Gabinete Pessoal do Presidente da República, no prazo de 30 dias a contar do recebimento do presente, o bem seja catalogado no órgão competente, com identificação da marca, modelo, características, origem e destinação, seja pública ou particular, e que se dê publicidade em seção específica no portal de transparência do governo federal. O que eu acho é que algum deputado federal deveria apresentar projeto de lei para determinar que os presentes devem ser incorporados ao Patrimônio da União, como acontece nos países sérios. Melhor ainda que não pudessem ser recebidos, pois não há jantar de graça.
BOCA
Começou nesta segunda-feira, dia 17, o período para a entrega da declaração do imposto de renda, que se estende até 30 de Maio. Neste ano a Receita Federal não tirou o Leão da jaula para dar um susto nos pagadores de impostos. O presidente Lula, por seu turno, comunicou que nesta terça-feira, dia 18, vai encaminhar o projeto de lei que isentará do IR todos os brasileiros que ganham ate 5 mil reais mensais. Acredito que os parlamentares não terão coragem suficiente para votar contra porque mexe com o ânimo do povão. Em todo caso, prefiro dizer: “Cala-te boca!”
PODRE
No dia 15 de Março o Brasil comemorou os 40 anos de democracia. O motivo é mais do que justificado por tratar-se de um recorde. Nunca vivemos tempo tão longo de democracia. Com todas as suas deficiências o regime democrático é muito melhor do que qualquer ditadura, seja ela de esquerda ou de direita. Vi no You Tube um documentário muito bem elaborado pela TV Cultura sobre os 40 Anos de Democracia que recomendo aos leitores. Foca todos os acontecimentos do período que sucedeu aos 21 anos da ditadura cívico-militar, que segundo o jornalista de esquerda Ricardo Kotscho não foi derrubada. Caiu de podre.
OUTROS
Neste dia 17 de Março, se estivesse viva, Elis Regina completaria 80 anos de idade. Adolescente chamou a atenção em Porto Alegre, pela sua voz e interpretações. Fora da capital gaúcha quem primeiro identificou o seu talento foi a Rádio Guarujá de Florianópolis. Ela vinha para suas apresentações sempre acompanhada pela mãe. Quando fez 19 anos rompeu o cordão umbilical e foi de ônibus para São Paulo para se consagrar como uma das maiores cantoras brasileiras e também para encontrar a sua morte prematuramente. Morreu em 19 de Janeiro de 1982 faltando exatos 2 meses para completar 37 anos de idade. Seus sucessos, contudo, continuam sendo apresentados e permanecem atuais, seja o Bêbado e o Equilibrista, Fascinação, Águas de Março, Como Nossos Pais e tantos outros.
FINAL
No domingo o Flamengo levantou dois títulos. Além do campeonato carioca ao empatar de 0 a 0 com o Fluminense, tendo dois gols anulados e um injustamente, no Paraguai o time Rubro-Negro sagrou-se bicampeão da Libertadores Sub-20 ao derrotar o Palmeiras por 3 a 2, nos pênaltis. A partida terminou com empate de 1 a 1 e as duas equipes brasileiras chegaram invictas à final.
PROFISSIONAIS
Nos Estados Unidos, João Fonseca, o Garoto do Rio, conquistou o segundo troféu em sua carreira de profissional, no intervalo de um mês. No torneio de tênis Challenger de Phoenix, o brasileiro de apenas 18 anos, derrotou Alexander Bublik, do Cazaquistão, por 2 “sets” a 0. Não foi um jogo fácil pois as parciais foram de 7/6 e 7/6. Ele continua encantando o mundo do tênis, é uma promessa do esporte e subiu 20 posições. Alcançou o “Top 60” da Associação dos Tenistas Profissionais.
Comentários
Postar um comentário