ITAJAÍ

 


O rompimento das barragens de Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais, mostraram claramente que com elas não se brinca. Nós, aqui em Santa Catarina, temos uma barragem construída em território indígena, que acaba de passar por uma depredação. Na casa das máquinas, felizmente. Vandalismo perpetrado pelos indígenas ou por gente querendo, por motivos óbvios, que a culpa cai nas costas deles. O falecido deputado estadual, Álvaro Correia, que sempre acompanhou as negociações, me disse que os índios já receberam toda a indenização a que tinham direito. Quando lhes falta alguma coisa, eles bloqueiam a represa de José Boiteux. O Cacique agora quer a construção de 32 casas, que perderam numa enchente. O Estado acertou com o Município e as casas serão construídas. Espero que, tendo fumado o cachimbo da paz, a CELESC possa proceder os reparos e manutenção indispensáveis para a segurança de grande parte da população do Vale do Itajaí.


INCONGRUÊNCIA


Hoje ouvi na Band News uma médica oncologista que abordou dois assuntos de vital importância para as mulheres. Num criticou a intenção do SUS de passar a assumir o pagamento das mamografias, que devem ser realizadas anualmente, só a partir dos 50 anos de idade das mulheres. Segundo ela, metade dos casos de câncer de mama são diagnosticados entre os 40 e os 50 anos. Então tal mudança é uma total incongruência.


CIRURGIA


O segundo é uma notícia alvissareira. A UNIFESP realiza experiência que pode trazer a cura do tumor malígno no seio, de modo nada invasivo. Está pesquisando o congelamento das células cancerosas, cientificamente denominado crioblação, que vem sendo usado nos Estados Unidos e Israel. Os mastologistas já verificaram que o congelamento de células tem 100% de eficácia nos tumores de até 2 centímetros. Uma agulha inserida por ultrassom, com anestesia local e sem internação da paciente, destrói o tumor. Quando ligado o aparelho, a pontinha da sonda baixa a temperatura a até -150 graus. Acredita-se que nenhuma célula consegue resistir ao fio super baixo. A célula morre. Em 15 centros de mastologia paulistas 350 pacientes serão submetidas à crioblação para comparação com 350 do tratamento convencional, que é a cirurgia. A pesquisa iniciou em 2025 e vai até 2027. Conforme a equipe responsável, o objetivo é, no futuro, termos o procedimento disponível em toda a rede pública de saúde, tirando até 30% das pacientes da fila da cirurgia.


EVENTO


O Leonel Pavan foi eleito prefeito de Camboriú e deve ter o dedo na iniciativa ora anunciada. Na cidade sob seu comando realização, até este domingo, de corrida de bicicletas com a participação de corredores de 11 países. São 120 quilômetros da prova ciclística por estradas rurais, de chão batido. Agora o truque: é a primeira vez no Brasil, classificatória para o Mundial de Gravel 2025 e a única disputada na América Latina. São mais de 400 ciclistas e os 25% melhores colocados em cada faixa etária garantem vaga para o mundial que vai acontecer em Nice, na França. Feliz o dono da Pousada Fazenda dos Caetés, no quilômetro 14 da Estrada Geral dos Macacos. Nela a largada e montagem de infraestrutura com hospedagem, restaurante e lazer para toda a família, bem como área de exposição com estandes dos patrocinadores e parceiros. Para os competidores comodidades como lava bike, chuveiros, “food trucks” e “show” com banda ao vivo. Camboriú se tornando conhecida internacionalmente, graças às suas estradas de barro esburacadas, com subidas íngremes, e a esperteza de quem está por trás do evento.


TURISMO


Está se aproximando a realização da COP-30 em Belém do Pará. A organização está esperando a vinda de 50 mil visitantes e a cidade só tem 24 mil acomodações. Agências de turismo estão reclamando que os preços da hotelaria foram levados às alturas e que alguns grupos estão deixando de lado a sua vinda ou reduzindo drasticamente o número de componentes. O governador Jader Barbalho trabalha com a ideia de encostar grandes navios de cruzeiro, no porto da capital paraense, e resolver o problema da falta de hotéis e dos preços, inclusive da gastronomia. Vamos reviver lá a velha mania de explorar o turista e não o turismo.


PREOCUPADOS


Fico com a impressão de que Donald Trump voltou à infância e está brincando de ser presidente dos Estados Unidos. Primeiro humilha o seu parceiro Zelensky, presidente da Ucrânia, e corta toda ajuda militar e de inteligência, propiciando à Rússia a oportunidade para um poderoso ataque a cidades ucranianas. Aí resolve provocar o Putin declarando que, se ele não sentar imediatamente à mesa de negociação de paz, vai aumentar as sanções contra a Rússia. Fala também em tomar o Canal do Panamá, agregar o Canadá como seu 51o estado e anexar a Groenlândia. Não é coisa de criança? Se não é precisamos ficar verdadeiramente preocupados.


CAMPEONATO


Hoje fico devendo o resultado os resultados de Flamengo x Vasco e Santa Catarina x Avaí porque os jogos tiveram início a cerca de 15 minutos. Duas equipes vão se classificar para a final de campeonato.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

ARRANHA--CÉU