IMEDIAÇÕES
Com o calorão reinante, escancaramos as portas da nossa sala de visitas e ficamos sentados esperando a benfazeja brisa, que de vez em quando sopra. Resido num beco sem saída que tem no máximo 300 metros de extensão. Um motoqueiro com a descarga aberta saiu da nossa rua acelerando, em desabalada carreira barulhenta. Minha mulher, que está meio surda, gritou: “Por que a Prefeitura não toma uma providência? Por coincidência, na mesma noite o prefeito-delegado mandou a Guarda de Trânsito fazer blitz para combater o barulho. 10 motoqueiros foram detidos e receberam a notificação para, em 30 dias, regularizarem o escapamento das suas motos. Se não o fizerem serão multados e suas motocicletas recolhidas ao pátio. A operação aconteceu no Centro e deverá ser estendida aos bairros. Indico dois pontos em que o abuso ocorre, sem respeito aos bebês, idosos, doentes, autistas e também os cães, que tem uma audição supersensível. Um é a Rua Joinville, na subida até a Igreja da Imaculada Conceição e o outro trecho da Rua Humberto de Campos, que os arruaceiros usam para fazer rachas e não deixam dormir os moradores das imediações.
TURÍSTICA
Felizmente os blumenauenses que exploram o turismo descobriram que os visitantes não querem apenas a contemplação e o consumo. Desejam mais e querem interagir. Assim é que o Museu da Cerveja, que era apenas um depósito de equipamentos inservíveis, foi dinamizado. Agora tem roteiro de visitação, com guias bilingues, podendo atender aos falantes de inglês, alemão e espanhol, exibem vídeo mostrando nossas atrações e nossa calamidades, um interesse dos turistas sádicos, expõe produtos fabricados em Blumenau e oferece degustação de cerveja. É por aí que poderemos fazer o antigo prefeito Victor Fernando Sasse repensar sobre o que disse, com razão, que “Blumenau não é uma cidade turística”.
INÚTIL
Diz um sucesso musical que Recordar é Viver. De repente recordei uma viagem que fiz a Florianópolis, levando como carona o Valther Ostermann. A BR-101 não estava dupliacada e a jornada era bastante demorada. Fomos conversando e caímos no assunto Gibis. Nós dois fomos leitores inveterados das revistas de histórias em quadrinhos e julgávamos que devíamos o nosso português e facilidade de redação à leitura das bem elaboradas traduções dos textos norte-americanos. Aí acabamos testando nossos conhecimentos sobre a identidade e o nome secreto dos personagens, suas namoradas, parentes, animais de estimação, companheiros, rivais e onde viviam. Verificamos que sabíamos tudo de cor. Constatamos que era muito vasta a nossa cultura inútil.
JOVENS
Muitas vezes as estatísticas não refletem a pura realidade. Entretanto o IBGE apresentou os dados de uma que, pelo menos para mim, são incontestáveis. Trata-se das seguintes curiosidades etárias: 97,5% da população brasileira são mais jovens do que os que estão na faixa de 70 a 74 anos. 98,7% abaixo da faixa de 75 a 79 anos. 99,4% idem com relação aos vivos de 80 a 84 anos. 99,7% mais jovens do que os que comemoraram de 85 a 89 anos e 99,9% com menos de 90 anos. Isto significa que apenas 1 de cada 1.000 brasileiros e brasileiras nascidos antes de 3 de Março de 1935 ainda continua vivendo. Oba! Já alcancei o grupo do qual 99,7% são mais jovens.
TELHADOS
Quando não chove há o risco da falta de água. Quando chove demais o SAMAE de Blumenau também pede que a população economize o precioso líquido até que possa regularizar o abastecimento. O problema é provocado pela turbidez e o rompimento da canalização provocado pelas chuvas fortes, com previsão de continuarem castigando o município. Uma obra iniciada na sexta-feira na Estação de Tratamento da Rua Bahia, obriga o órgão a fazer rodízio no abastecimento de água nos próximos dias. Vários bairros estão sendo impactados. O consumo tem aumentado desmedidamente e 11 bairros podem ficar sem água. O SAMAE pede que se cronometre o tempo do banho, se feche a torneira ao escovar os dentes e não se lave calçada e automóvel. Acho que uma solução seria voltar ao antigo hábito germânico do banho semanal, aos sábados, ainda amplamente costume na Alemanha. Tal sistema traria a vantagem de atrair os urubus, que andam em falta nos nossos telhados.
GORDA
Aqui no Brasil estamos elogiando a Argentina porque está derrubando a inflação e valorizando a sua moeda. Lá a União Industrial Argentina não concorda com as crítica feitas pelo presidente Javier Milei à indústria brasileira. A entidade elaborou um documento em que não apenas defende a importância de uma política industrial robusta como a nossa, apontando o Brasil como exemplo a ser seguido, e ainda defende o aprofundamento do Mercosul. Num relatório de 36 páginas divergiu do seu presidente que declarou no Congresso que o Mercosul serviu para enriquecer indústrias brasileiras às custas do empobrecimento dos argentinos. A principal entidade industrial da Argentina cobra do governo uma política como o plano “Nova Indústria Brasil”, lançado em Janeiro de 2024. A galinha do vizinho é sempre mais gorda.
TODOS
O mundo está ficando cada vez mais nas mãos de uns poucos bilionários. A revista Forbes publicou em 1967 a sua primeira lista das pessoas mais ricas do planeta. Agora decidiu criar o segmento dos superbiiionários, os que possuem fortuna acima de 50 bilhões de dólares. O seleto grupo é constituído por 24 pessoas ao redor do globo. Quem lidera a lista publicada pelo “Wall Street Journal” é Elon Musk, com patrimônio de 419,4 bilhões de dólares. O patrimônio líquido da turma totaliza 3,3 trilhões de dólares. Dos 24 são 16 centibilionários, o que significa que tem pelo menos 100 bilhões de dólares. Dos 24 superbilionários apenas 3 são do sexo feminino e só 7 estão sediados fora dos Estados Unidos. Dá para entender a gestão do Big Brother, que está passando por cima de tudo e de todos.
BARROCA
No Caaval de São Paulo n aúltima nota a Rosas de Ouro, depois de 15 anos é a campeão e caíram a Mancha e a Barroca. Perdão. Não foi a Barroca e sim a Tucuruvi que caiu.
Comentários
Postar um comentário