COMERCIALIZADA
O governo quer baratear os alimentos para ver se melhora a imagem do Lula. Para ajudar, o vice-presidente Geraldo Alckmin propôs a isenção completa dos impostos da sardinha em lata que alcançam 32% do valor importado. O Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região solicitou a revisão imediata da decisão que zera os impostos para a importação da sardinha. Se aprovada pela Câmara de Comércio Exterior, a medida pode colapsar a indústria catarinense. O problema é que em Itajaí e Navegantes são produzidos mais de 80% de toda a sardinha enlatada aqui comercializada.
PESCADORES
O recorde da captura de tainhas em 2024 levou o ministério da pesca a se preocupar com o perigo de se colocar o apreciado peixe no rol das espécies que correm o risco de desaparecer. Estabeleceu cotas para a pesca da tainha no Sudeste. Acontece que tal qual a doninha, que está ameaçada, ela abunda mais no nosso litoral e o governador Jorginho Mello, bolsonarista até debaixo da água do Atlântico, acredita que é perseguição do Lula. Afirmou que vai entrar na justiça contra a medida que julga discriminatória. Ele quer puxar a tainha para o nosso fogo e fazer um agrado para os nossos pescadores.
MOBILIDADE
Por falar em Jorginho Mello, o nosso governador quer criar um novo “slogan”. Assim como Antônio Carlos Konder Reis ficou famoso ao pregar que “Governar é Encurtar Distâncias”, ele quer se notabilizar com seu programa “Estrada Boa”. Pelo menos na propaganda da televisão está mostrando que está disposto a acabar com a buraqueira nas rodovias estaduais. Na estrada que liga Flor da Serra a Palma Sola mandou trocar o asfalto por cimento e mostra que a camada vai ser para aguentar mais tempo do que as do Hitler que vi, na Autoestrada Berlim-Leipzig, depois da queda do Muro da Vergonha. Da mesma forma mandou interditar a Serra do Corvo Branco, que liga Urubici, na Serra, a Grão Pará, no Sul de Santa Catarina. Lá deveremos ter uma Estrada Boa e não há prazo definido para a reabertura. Os trabalhos podem durar até um ano, segundo a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade.
EUROPA
Para mostrar que não está só de olho nas estradas de rodagem, Jorginho Mello acertou com a TAP a criação de um voo direto de Florianópolis para Lisboa e vice-versa. Foi uma tacada no ar. Agora decidiu que Santa Catarina vai ser o primeiro estado brasileiro a experimentar o barco voador, que já é utilizado nos EUA. Ele é elétrico, não polui, plana a poucos metros acima da água de rios e do mar e chegar a desenvolver velocidade de 300 quilômetros por hora. O “Seaglider Brasil” será apresentado a autoridades, empresários e sociedade civil no dia 18 de Março. A Regent, empresa que fabrica este equipamento comunicou que pode oferecer o barco voador para transpotar até 150 passageiros. Quando ouvi a notícia de que o Flamengo quer contratar o Jorginho, logo pensei que queria levar o nosso governador para transformar o time no Real Madri do Sul. Tranquilizei-me ao saber que é outro Jorginho. É o catarinense Jorge Frello Jr., nascido em Imbituba, naturalizado italiano para vestir a Azzurra e que brilhou no futebol da Europa.
OFICIAIS
Cláudio Fernando Aguiar é filiado ao Novo e foi candidato a prefeito de Guarujá na eleição de 2024. Ele se tornou alvo da “Operação Emergentes” por causa da sua conversa telefônica com Bruno Calixta, o Boy, integrante do PCC, principal implicado ao lado de Gabriel Martinez Souza, o Fant. A Polícia Civil destaca o seguinte trecho do papo: “Brunão, a gente tem que manter ele bem longe, ele não vê a gente como parceiro, não, pô! Ele vê a gente como trouxa, porque ele pensa que eu sou boy, que eu nasci na praia… Mal sabe ele que a gente é mais bandido que ele 50 vezes”. Ele se referia a ladrão que furtou um automóvel. É suspeito de estar ligado ao tráfico de drogas e lavagem de dinheiro o que mostra que o crime organizado busca inserção na política e órgãos públicos. O exibido se complicou mais do que por ser chamado de irmão e pela viagem em que foram juntos a Brasília para visitar órgãos oficiais.
CRUZES
O ministro Alexandre de Moraes teve um ataque de bondade e decidiu atender ao pedido do advogado para que o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, possa se reunir com o ex-presidente Jair Bolsonaro. Como ele não foi denunciado pela PGR no inquérito que apura a tentativa de golpe, o dirigente partidário recebe de volta seu passaporte, relógios de luxo e outros bens que foram apreendidos pela Polícia Federal. Poderá também participar de cerimônias e homenagens a militares das Forças Armadas e policiais. A proibição de contato dos dois começou em Fevereiro de 2024 e apenas uma vez uma aproximação foi autorizada. Foi no velório e missa de sétimo dia da mãe de Valdemar Costa Neto, em Mogi das Cruzes.
Comentários
Postar um comentário