NEGACIONISMO
Recebi um cartaz da ALESC com 32 fotografias de 3 políticos, 1 tradutor e 28 médicos, brasileiros e do exterior, e o anúncio da Audiência Pública Internacional Contra Obrigatoriedade da Vacina Covid-19 em Bebês de 6 Meses e Crianças Até 5 Anos. O evento vai acontecer às 14 horas do dia 11, terça-feira, no Plenário da Assembleia Legislativa. O primeiro retrato é do governador Jorginho Mello, o segundo do deputado Zé Trovão e o terceiro do deputado Carlos Humberto. A maioria, contudo, é de médicos do Brasil. Os estrangeiros são da Alemanha, Áustria, Austrália, Bélgica, Canadá, EUA, Inglaterra, Itália, Japão, Noruega e Portugal. Santa Catarina acaba de descartar 168.392 vacinas, a maioria absoluta por ter expirado o prazo de validade. Apesar do desinteresse da população catarinense pela substância que estimula o sistema imunológico a produzir anticorpos contra doenças causadas por virus e bactérias, a vacinação continua no foco do negacionismo.
VIZINHOS
A NDTV bisbilhotou e descobriu que os argentinos estão chegando a Florianópolis e todo o litoral catarinense carregando grandes malas completamente vazias. Sua intenção é regressar com elas abarrotadas de produtos adquiridos mais barato aqui no Brasil. O colunista Ney Lopes, do Grupo ND, publicou imagens de uma loja de departamentos sendo completamente vazia após a verdadeira invasão dos “Hermanos”. Foi invertido o espeto e o Véio da Havan deve estar esfregando as mãos. A Argentina ficou cara para nós e o Brasil barato para os nossos vizinhos.
PREVENTIVA
O comandante do Exército, General Tomás Paiva, aproveitou a passagem pelo Rio de Janeiro para visitar o general da reserva Braga Netto, em sua cela na Vila Militar. A visita durou 15 minutos e teve por objetivo verificar a saúde de Braga Netto, saber se a família está amparada e se ele tem acesso à defesa. Saiu satisfeito porque não ouviu qualquer reclamação. Braga Netto vem demonstrando tranquilidade e suportando a situação, mesmo sem concordar com a prisão. Em todo país, atualmente, estão presos 15 oficiais e 82 praças, seja cumprindo condenação ou prisão preventiva.
CAPITAL
A prefeitura do Rio de Janeiro quer que a cidade seja reconhecida oficialmente como Capital Honorária do Brasil e como cidade federal. O prefeito Eduardo Paes argumenta que desde a transferência da capital para Brasília, em 1960, e a fusão dos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro, em 1975, a cidade vem sendo prejudicada, sem receber compensações adequadas. A pretensão é que o Rio seja priorizada em concursos públicos, haja a reinstalação de gabinetes federais de cultura na Cidade Maravilhosa e proibida a transferência de órgãos federais que ainda funcionam no município. O pedido vem no ano simbólico da comemoração dos 460 anos de fundação e será levado para decisão do presidente Lula. Os soteropolitanos já estão se assanhando. Afinal Salvador foi a nossa primeira capital.
COLEGA
Políticos brasileiros estão dando muito trabalho para a Polícia Federal. A operação “Overclean” contesta a transparência e rastreabilidade de bilhões de reais em dinheiro, que congressistas mandaram para suas bases eleitorais. O ministro Flávio Dino, do STF, foi quem determinou a investigação. A PF queria que ele fosse o relator do caso e o sorteado foi o ministro Kássio Nunes Marques, que considera menos rigoroso. Apelou para o presidente da Suprema Corte, Luís Roberto Barroso, para mudar o relator. Este entretanto não atendeu em respeito ao sorteio e ao colega.
IMPRENSA
Políticos da direita vinham acusando o STF de agir politicamente. Agora é a esquerda que acusa o TCU de estar agindo politicamente. O Tribunal de Contas da União abriu auditoria, em caráter de urgência, para apurar rombo bilionário. A gestão do maior fundo de pensão, a PREVI (Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil), afirma que os planos estão em equilíbrio. A oposição quer criar CPI, sem esperar o resultado da auditoria. A Previ é um dos maiores fundos de pensão da América Latina, responsável pela gestão de cerca de 200 bilhões de reais e tem perto de 200 mil participantes. A CNN não conseguiu entrevista e enviou cinco questionamentos à fundação. Fez uma série de perguntas sobre os resultado negativo de 14 bilhões de reais no ano passado e não obteve resposta. É por isso que político, seja da esquerda, direita ou centro, tolera mas não gosta da imprensa.
CAMPEÃO
Enquanto muitos jogadores de futebol brasileiros não sabem onde jogar fora suas boladas em euros, atletas amadores não tem vida fácil. Assim é que Ronald Ferreira, medalha de ouro sul-americana, está sendo obrigado a trocar o tatame pelo asfalto escaldante, sob o sol abrasador do Rio de Janeiro e circular entre os veículos parados, no Recreio do Bandeirantes, para pedir e levantar uns cobres para poder participar do campeonato brasileiro. A competição vai acontecer em Barueri, de 26 de Março a 4 de Abril e ele precisa de dinheiro para pagar a inscrição e arcar com as despesas de hotel, transporte e alimentação. Morador de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, depois que termina o treino vai paramentado com as medalhas e o quimono, que esquenta bastante, para a sinaleira na Zona Oeste do Rio e fica pedindo ajuda até escurecer. Encontra quem bate palmas, quem incentiva a continuar assim e também quem faz cara feia, de nojo, e fecha a janela. Contou que está conseguindo 100 reais por dia e que precisa de 2.000 para ver se consegue ir lutar pelo título de campeão.
EMPATES
No Fla-Flu do sábado o empate era bom para o Flamengo porque representava a classificação para a fase final do campeonato carioca. O resultado muito ruim para o Fluminense, que precisava vencer para não ficar praticamente fora. Pois deu o 0 a 0 e o Flamengo só não venceu no finalzinho quando Everton Cebolinha saltou e cabeceou a bola que ia no ângulo e o veterano grande arqueiro Fábio voou e com a ponta dos dedos mandou para escanteio. No próximo sábado teremos Flamengo x Vasco, jogo para encher o estádio. No Rio Grande do Sul houve o clássico Grêmio x Internacional que também terminou empatado. 1 a 1 o resultado final. Em Santa Catarina o líder, Criciúma, foi a Brusque e empatou com o dono da casa de 1 a 1. Pode ser ultrapassado pelo Avaí e pelo Santa Catarina. Maior clássico mineiro na tarde deste domingo. Atlético Mineiro e Cruzeiro com a tradicional rivalidade. No paulista o clássico foi na noite de quinta-feira quando houve o empate de 1 a 1 entre Corinthians e Palmeiras. Neste final de semana não tem clássico no campeonato paulista. Rodada em que prevaleceram os empates.
Comentários
Postar um comentário