CORPO
A Defesa Civil avisou que teríamos temporal com alagamentos e deslizamentos. De fato foram 140 ocorrências e a chuva mais forte, 75 milímetros, aconteceu na região do Parque Ramiro Ruediger. Aconteceu uma morte, na Vila Itoupava, pela irresponsabilidade juvenil. Três amigos fizeram uma aposta para ver quem sairia primeiro de dentro do ribeirão. Dois saltaram na beira e saíram. O mais valente, 15 anos de idade, pulou no meio do que se tornara um rio caudaloso e foi carregado pela correnteza. Na manhã desta sexta-feira os Bombeiros deram continuidade à busca do seu corpo.
MOTORIZADA
A Oktoberfest de Blumenau vai se distanciar da original de Munique. Lá os cavalos “percheron” são um destaque, nos desfiles, puxando as carroças carregadas de barris de chope. Aqui o prefeito Egídio Ferrari, cumprindo a promessa de defender os animais, feita durante a campanha, proibiu que nos nossos desfiles sejam utilizados cavalos como força de tração dos carros alegóricos. Os animais e seus protetores agradecem. A partir da Oktoberfest de 2025, que vai acontecer de 8 a 26 de Outubro, só veículos com tração motorizada.
TERRESTRE
O Lula anda agoniado com a questão da exploração do petróleo na Margem Equatorial da Amazônia. A ministra do meio ambiente, Marina Silva, declarou que tudo depende do estudo técnico do IBAMA. Lula não se aguentou e declarou que o IBAMA está de lenga-lenga. O presidente do órgão contestou a declaração. Rodrigo Agostinho disse que nunca teve pressão do presidente e reiterou que os servidores são “concursados e têm proteção do cargo”. A pressa do Lula é por causa de inveja da Guiana, antiga colônia britânica, que está explorando o ouro negro e sua economia se transformou numa das que mais crescem no globo terrestre.
NOTURNA
Os ventos estão sendo favoráveis ao cinema brasileiro. O filme “Ainda Estou Aqui” vem colecionando prêmios pelo mundo a fora e pode trazer o primeiro “Oscar” para o Brasil. Nesta Semana do Cinema as salas de projeção de todo o país estão cobrando apenas 10 reais o ingresso, inclusive para o filme sensação que já foi assistido por mais de 4,2 milhões de espectadores. O filme brasileiro “Amazonas, o Maior Rio do Mundo, produzido pelo cineasta Silvino Santos, estava perdido desde a década de 1930. Por sorte, foi localizado na Cinemateca de Praga, na República Tcheca, está disponivel no You Tube e tem pouco mais de uma hora e seis minutos de duração. Nesta sexta-feira vai ser a minha distração noturna.
SEMANA
Mas, como não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe, o cinema brasileiro registrou triste notícia nesta manhã. Morreu no Rio de Janeiro, Cacá Diegues. 84 anos, após uma cirurgia simples. Ele, com Glauber Rocha e outros cineastas, criou o Cinema Novo. Produziu 20 filmes. Os 3 de maior sucesso foram Xica da Silva, Bye Bye Brasil e Tieta do Agreste. Vou ver se encontro algum deles disponível para homenageá-lo no fim de semana.
SAÚDE
Deise Moura dos Anjos, 42 anos, aquela gaúcha que não tinha faca na bota mas costumava colocar veneno em bolos foi presa e encaminhada para a penitenciária feminina de Guaíba. Era investigada pelo assassinato de quatro pessoas. Na manhã de quinta-feira foi encontrada sem vida na sua cela. Enforcou-se e assim entregou sua alma ao diabo. Não resta dúvida de que era maluca e sua morte resolve o problema da sua manutenção em presídio com o custo da alimentação, materiais de higiene e tratamento de saúde.
UNIVERSAL
O Google é uma plataforma que revolucionou estudos e conhecimentos. Praticamente tornou obsoletas as enciclopédias e baniu o uso dos dicionários. Tem também um serviço de notícias e de alertas. Estes estão colocando em risco a sua inteireza. Em Dezembro de 2024, no período natalino, informou que o dólar estava sendo cotado com alta elevação para 6,39 reais. Foi num dia de descanso do Banco Central e do mercado financeiro. Nesta madrugada emitiu um alerta, por volta de duas horas, relativo a um terremoto no mar, a 50 quilômetros da costa de Ubatuba, com magnitude de 4,2 a 5,5 graus da Escala Richter. Outra comunicação furada. Não houve qualquer abalo sísmico, até porque Deus colocou o seu país de nascimento bem no centro de uma placa tectônica. Azar do Japão que fica bem onde se juntam 3 placas, que, quando se movem, provocam tantos maremotos e terremotos que a sua palavra “Tsunami”, que significa Onda Gigante virou expressão universal.
Comentários
Postar um comentário