CONFERIR

 


Peguei o livro “O Dom de Casmurro” de autoria do blumenauense José Endoença Martins. Gostei da apresentação feita de maneira inteligente narrando a respeito da sua casa humilde no Jaracumbach (Ribeirão Jararaca) onde sua família negra era uma ilha entre alemães e italianos. Quando olhava para o lado direito via as mansões alemãs e para a esquerda as coloridas casas de madeira italianas. Na escola a imagem não mudou e continuou assim quando foi para o seminário, pois era o único negro entre os seminaristas de origem europeia. Mas, na meia-água, aprendeu a palavra “signifying”, sem saber o que a palavra estranha significava. Intuiu que precisava significar para resistir ao aniquilamento social, cultural e racial. Diz que vem significando desde 1950, que os negros americanos significam pelos “Blues” e os afro-brasileiros pela religiosidade. Cita Henry Louis Gates Jr. que escolheu Exu, o orixá metáfora do “signifying”. Exu é capaz de neutralizar polaridades e polarizações e ensejar fusões e combinações. Conta que ao continuar lendo o romance verei que o negro Casmurro é a materialização de Exu no Jaracumbach. Casmurro significa sobre Bento, versão adulta do menino dos anos 50, que na adolescência foi instado a negociar sua dimensão racial com alemães e italianos. Casmurro das experiências com o Eisbein, a Marreca e a Oktoberfest dos alemães e os vinhos, Merica… Merica e Festitalia dos italianos. Casmurro ouve de Bertília e também de Capitu a mensagem da partilha. Enfim, a identidade racial se dá pelo deslocamento cultural. Se for matizada pela presença combinatória de Exu, não esquecer que o orixá é soma e junta artes separadas – a identidade adquire a força da partilha. Seria esse o dom de Casmurro? Vou conferir.


REPRESAS


Recebi de Roseli Della Giustina uma contribuição mais do que interessante. Na República Tcheca, para solução de um problema hídrico era preciso construir uma represa. Mas o início da obra se arrastava por 7 anos, por causa da burocracia e da necessidade das licenças ambientais. O governo havia garantido o financiamento no valor de mais de um milhão de dólares. Eis que chegou ao local uma família de 8 castores e em apenas dois dias os engenheiros da natureza construíram a represa, no exato local previsto no projeto oficial e de graça. Jarolav Obermajer, chefe da Agência Tcheca de Proteção da Natureza e da Paisagem, declarou a respeito: “Os castores sempre sabem mais. Os lugares onde constroem represas são sempre escolhidos corretamente – melhor do que projetamos no papel”. O fato virou motivo de piadas e críticas à excessiva burocracia da administração pública. Precisamos mandar para a República Tcheca os castores brasileiros para fazerem curso de especialização em construção de represas.


REGIÕES


A Fundação Dom Cabral situa-se entre as 10 melhores escolas de educação executiva do mundo, segundo o jornal Financial Times. Fundada pelo Cardeal Dom Serafim Fernandes de Araújo, em Nova Lima, Minas Gerais, transformou-se na melhor instituição latino-americana de ensino de negócios com padrão e atuação internacionais. Desenvolve programas de educação executiva no Brasil e no Exterior por meio de atuação direta ou com o apoio de Associadas em diversas regiões.


FECHADO


A Fundação Dom Cabral tem por objetivo o desenvolvimento sustentável da sociedade, por meio da educação, capacitação e desenvolvimento de empresários, gestores públicos e executivos. Recebi da FDC um texto bem elaborado em 5 páginas sintetizando as funções dos conselheiros de administração de empresas de capital fechado. É a análise da pesquisa em que foram ouvidas 221 organizações. O estudo mostrou que os presidentes e diretores gerais tem uma visão menos otimista sobre a efetividade de trabalho dos membros de seus colegiados. O professor Dalton Sardenberg afirma que os conselheiros independentes tem opinião diferente. São mais otimistas quanto à adoção de um conselho, seja de administração ou consultivo. Os sócios também são mais otimistas, porém alinham-se com a percepção da diretoria. Isto significa que há a necessidade para que “os conselheiros reflitam sobre a real efetividade de sua própria contribuição para as empresas de capital fechado”.


EMPRESAS


Segundo o Professor Sardenberg, o estudo trouxe dois pontos relevantes. O primeiro é que há melhoria do processo decisório, sendo o fator principal para a criação de seus conselhos, embora não haja obrigação legal. O segundo ponto que mais mobiliza as empresas de capital fechado à adoção de um conselho é a perpetuidade, a longevidade da empresa. “Ha majoritariamente concordância de que o conselho cumpre o seu papel”. Seguem a questão da remuneração dos conselheiros, como são contratdos e as competências dos conselheiros. Para não me alongar mais deixo estes capítulos para serem buscados pelos interessados. Sei que quem representa a Fundação Dom Cabral em Santa Catarina é o Dr. Felix Theiss, homem estudioso e planejador, que vem prestando grande trabalho de assessoria para nossas empresas.


CELULOSE


Inocência, pequena cidade de 8,4 mil habitantes, no Mato Grosso do Sul está recebendo um investimento de 26,5 milhões de reais para sediar o Projeto Sucuriú. A empresa chilena Arauco instala ali a sua primeira planta de celulose no Brasil. Um projeto de enorme importância para a estratégia global da empresa, que ajudará a escrever o futuro da Arauco no mundo. A unidade vai produzir 3,5 milhões de toneladas de celulose de eucalipto anualmente. No pico da obra vai oferecer 14.000 empregos. Na operação serão 6.000 empregados na área florestal, na fábrica e logística. São 400.000 hectares de plantação de eucalipto e autossuficiência energética, com 400 Mw de energia limpa. O Brasil é o maior exportador e o Mato Grosso do Sul está virando Polo Mundial da Celulose.


QUÍMICOS


Não é fácil a vida do pesquisador brasileiro. É pouco e raro o apoio financeiro às pesquisas e estas tem que ser feitas às próprias custas ou pagas por paitrocinador. Mesmo assim, com poucos recursos públicos e privados, os brasileiros conseguem descobrir e inventar coisas importantes para a humanidade. Assim é que cientistas brasileiros descobriram uma enzima que pode representar uma revolução nos biocombustíveis. Encontraram na natureza um agente que facilita a quebra da celulose e sua conversão em açúcar. Conforme publicado na Revista Nature, pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais fizeram descoberta que promete contribuir de forma significativa para a produção de etanol de cana-de-açúcar para veículos e aviação e a escala do etanol de segunda geração, derivado da celulose. Através de um mecanismo até então desconhecido, a enzima melhora a conversão da celulose e soluciona um dos maiores desafios do setor: a quebra da biomassa de celulose, etapa fundamental para a produção de combustíveis e produtos químicos.


DISSABOR


Tivemos o clássico Flamengo x Vasco e o rubro-negro, com 2 a 0, garantiu o primeiro lugar na fase classificatória para as semifinais. O Vasco está na quarta colocação e se não for superado por outro time na última rodada terá que enfrentar o Flamengo novamente para vermos qual irá para a final. Volta Redonda e Madureira, 2o e 3o, por enquanto, podem fazer a outra semifinal. O Botafogo corre o risco de ficar fora da disputa, tal qual o Fluminense que teve de sofrer o dissabor. 

 

HISTÓRIA 


Garrincha apelidou de João todo jogador que tinha a missão de marcá-lo e que ele fazia de bobo dando um, dois, três dribles antes de passar a bola ou chutar para o gol. 42 anos após a morte de Mané Garrincha eis que surge um João que não é fácil de driblar. Verdade que não joga futebol. É tenista e está chamando a atenção do mundo esportivo. João Fonseca, o garoto do Rio, disputou a final do ATP de Buenos Aires contra o número um argentino Francisco Cerundolo. Com apenas 18 anos chegou a sua primeira decisão de um grande torneio. Início às 16 horas, com transmissão da Disney, em canal fechado. Primeiro "set" 6 a 4 para o brasileiro e no segundo "set" após não aproveitar duas chances foi para o "tir-brake" e arrasou: 7 a 1 e é o mais jovem tenista mundial a conquistar um título de torneio da associação mundial na história.



 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

JANEIRO