ALUGUEL
Em Janeiro, 117 famílias de Blumenau receberam a chave da casa própria, através da Torresul Imobiliária. Ricardo Cubas, especialista em mercado imobiliário residencial, conta que a procura por residências continua alta e explica: “As novas condições do Minha Casa Minha Vida facilitaram muito a compra de casas, sobrados e apartamentos em Blumenau e Indaial, o que até pouco tempo não era possível”. Acontece que, diferente do que muita gente acredita, os juros do Minha Casa Minha Vida não variam com a alta da Taxa Selic, assim quem quer ter a sua casa, sobrado ou apartamento continua pagando juros a partir de 4,5% ao ano, no programa. “A falta de informação é o que mais impede as famílias de realizarem esse grande sonho”. Os preços dos imóveis subiram 12,9%, em 2024, em Blumenau, enquanto chegou a quase 20% a inflação do aluguel.
RECORRER
O STF condenou a 12 anos e 6 meses de reclusão e 1 ano e 6 meses de detenção a família que saiu do Espírito Santo em “Motorhome” para participar dos ataques no 8 de Janeiro, em Brasília. Pai, filho e genro confessaram que foram à capital federal para os atos antidemocráticos. A Defesa disse que vai recorrer.
CADEIA
Eu assisti ao Roda Viva da TV Cultura em que foi sabatinado o ministro da defesa, José Mucio Monteiro Filho. Gostei da maneira elegante com que respondeu a todas as perguntas e inclusive da sua franqueza ao dizer que nem todos os que estiveram no movimento contra o resultado das urnas são terroristas e que acha exagerado o tempo de algumas condenações. De fato, creio que alguns inocentes úteis não devem ser tratados de forma mais rigorosa do que traficantes e contrabandistas de armas, que às vezes saem pela porta da frente da cadeia.
TRAGADA
O STF já formou maioria para rejeitar recursos em ação sobre a descriminalização do porte de maconha. Oito ministros voltaram pela rejeição das contestações feitas por Ministério Público e Defensoria. O tema é polêmico porque divide a opinião pública. Há os que acham que o cidadão pego com qualquer quantidade de maconha deve ser preso e condenado e há os que aceitam que o apreciador de erva maldita possa carregar 40 gramas da droga para uso recreativo. Graças a Deus não tive este problema na minha família. Meus filho e filhas nunca tiveram a curiosidade de experimentar uma tragada.
DINAMARCA
Desde 1o de Fevereiro, a brasileira Maira Martini é a chefe executiva do Secretariado Internacional da ONG Transparência Internacional, sediado em Berlim. O movimento está presente em mais de 100 países. Advogada já se destacou no combate à lavagem de dinheiro, transparência do beneficiário final e enfrentamento de fluxos financeiros ilícitos. Tem mestrado em Políticas Públicas pela “Hertie School of Governance”, na capital da Alemanha. Na sua opinião “a corrupção enfraquece as instituições democráticas, mina a responsabilização e desvia recursos necessários para soluções significativas”. Deve ser um gênio, pois o Brasil anda mal na foto tendo caído 10 pontos na classificação. Aparece na 107a posição entre os 180 países avaliados pela organização. Temos 36 pontos e a nação menos corrupta, com 90 pontos, é a Dinamarca.
PRODUTOS
A Revista Oeste publicou notícia segundo a qual uma empresa argentina está dando adeus ao Brasil. Trata-se da estatal YPF, a petroleira Yacimientos Petroliferos Fiscales. Ela vendeu a sua operação no Brasil para a Usiquímica. Mesmo assim continuará recebendo “royalties” pelo licenciamento da marca e apoiando a Usiquímica no desenvolvimento de produtos.
ARRISCADA
Um geólogo brasileiro chamou a atenção internacional após anunciar a possível descoberta da maior reserva de petróleo e gás do mundo. Mas a alegria não é nossa. É da Coreia do Sul porque localizada na costa do país asiático. A revelação foi feita pelo próprio presidente sul-coreano, Yoon Suk Yeol. Ele enfatizou a importância do achado, gerando expectativas globais sobre os impactos econômicos e energéticos da descoberta. A Coreia do Sul pode deixar de importar petróleo, com a reserva de 14 bilhões de barris, e suprir a demanda de gás por até 29 anos, caso a exploração seja bem sucedida. O geólogo Vitor Abreu, contudo, foi cauteloso ao dizer que o risco de não se conseguir produzir combustível com tal reserva é de 80%. Em entrevista coletiva esclareceu que “mesmo com grande potencial, a exploração petrolífera é sempre arriscada.
Comentários
Postar um comentário