PRÓXIMO

 

Estamos acompanhando o FEMUSC pelas transmissões no You Tube. A iniciativa é excelente porque leva as apresentações para o mundo inteiro, principalmente para as 10 nações que estão representadas no festival escola. Gostei de ver o lançamento em Jaraguá do Sul da Abertura de Ópera “Juca Pirama” composta pelo jaraguaense, Albino José Rubini, conhecido como Ático Rubini, Irmão Marista, composta em Curitiba em 1947. Foi ótimo ver grande número de membros da Família Rubini na plateia. Senti a falta física de Odineia Rubini Marchetti, grande figura blumenauense nascida em Jaraguá do Sul. Do jeito alegre e participativo que sempre teve, sua alma estava lá aplaudindo a obra do parente próximo.


ALEMANHA


Achei fantástica a notícia a respeito de clarinetista que participou das aulas gratuitas do FEMUSC de 2023. O jovem Leonam Reis foi agraciado com bolsa de estudo para se especializar no exterior. O jovem de 24 anos ganhou o primeiro prêmio da Escola de Música de São Paulo, tendo sido motivado a participar do concurso pelo maestro Alex Klein, criador do FEMUSC. Leonam Reis poderia escolher onde ir estudar e escolheu a Escola Superior de Música e Artes Cênicas de Frankfurt, na Alemanha.


PROGENITOR


No sábado decidimos ir a Jaraguá do Sul e assistir presencialmente ao espetáculo programado. Seria uma noitada de música brasileira. Valeu a viagem. Primeiro porque conhecemos a SCAR, que tem um moderno teatro e salas para o desenvolvimento de todas as atividades do festival. Quanto ao “show”, na primeira parte a apresentação de grupo de estudantes que, em apenas 5 dias, montou o Grande Circo Místico, de Chico Buarque e Edu Lobo. Justificados os demorados aplausos. Na segunda parte o grande compositor e violonista brasileiro Guinga, com o acompanhamento de grupo de professores de alta estirpe. Contou ainda com a participação da cantora Lívia, que demonstrou uma afinação e alcance vocal de poucas estrelas. O público aplaudiu em pé e conseguiu prolongar por mais alguns minutos de deleite o som que vinha do palco, como fez quando em lágrimas Guinga, com a voz rouca de quem já chegou aos 75 anos, cantou “Meu Pai”, música que fez em homenagem ao progenitor.


BAIXA


Na ida para Jaraguá do Sul, minha filha decidiu ir pela Rua 1o de Janeiro, para evitar o trânsito intenso e as lombadas da Pedro Zimmermann. Comentei que é o logradouro blumenauense que primeiro a ser atingido pelas enchentes. Quando regressávamos tivemos que parar e que ver, com tristeza, muitos moradores sentados na beira da estrada, ao lado dos pertences que retiraram de suas casas, inclusive caminha de bebê. Resultado do super toró que desabou e não perdoou aquela região mais baixa.


BRASIL


O Ministério Público Trabalhista do Brasil resgatou 163 trabalhadores chineses que trabalhavam em condições descritas como “degradantes” no canteiro de obras da BYD em Camaçari. Eles foram trazidos para o nosso país com vistos irregulares pela empreiteira chinesa Jinjiang. Dormiam em camas sem colchões, a comida não era refrigerada e tinham um banheiro para 31 funcionários. Passaportes e 60% dos salários eram retidos e quem quisesse se demitir teria que pagar a passagem de volta à China. A BYD afirmou que cortou relações com Jinjiang, que está colaborando com as autoridades brasileiras e, para cumprir nossa legislação, vai ajustar as condições de trabalho de 500 chineses que continuam no Brasil. A empresa investe 620 milhões de dólares em Camaçari com a pretensão de fabricar 150 mil veículos elétricos anualmente. A construção foi suspensa. Estive em Xangai e constatei que eles trabalham das 9 da manhã às 9 da noite e, pelo jeito, com mais horas extras, 6 dias por semana. Terão que pagar uma multa e vão concluir que a tal da CLT é problema para o Custo Brasil.


MILHÕES


Por falar em automóveis, o Brasil produziu 2,574 milhões de veículos em 2024 e reconquistou o 8o lugar, ultrapassando a Espanha. Foi um aumento de 9,7% em relação a 2023. O primeiro lugar é da China com 31,1 milhões de veículos produzidos e o segundo lugar dos Estados Unidos, onde 11,9 milhões de automóveis saíram das fábricas. No consumo ocupamos o sexto lugar. Foram 2,63 milhões de unidades vendidas, aumento de 14,1% em relação a 2023. Cresceu a importação de carros. 107,7% nas importações de carros elétricos e 85,4% nos carros híbridos. A ANFEA projeta que continuaremos crescendo na produção nacional e que em 2026 chegaremos ao marco de 3 milhões.


GLOBO


Morreu no Rio de Janeiro um dos grandes nomes do joprnalismo esportivo. Leo Batista adquiriu larga experiência trabalhando na Rádio Globo por longos anos. Com sua simplicidade e postura gentil levou para a televisão principalmente a sua voz no plantão esportivo, nas transmissões da emissora, e anunciando os resultados da Loteria Esportiva, no Fantástico. Depois tornou-se conhecido e respeitado no Globo Esporte e na apresentação do Baú do Esporte. Leo Batista estava com 92 anos de idade, locutor, deblador e apresentador de programas nasceu em Cordeirópolis, no interior de São Paulo, onde começou como locutor do serviço de alto-falantes da praça central. Morreu neste dia 19 de Janeiro, no Rio de Janeiro, como consagrado nome da televisão. Seu nome de batisto João Baptista Belinaso Neto. Com a morte de Cid Moreira passou a ser o funcionário mais antigo da Rede Globo.


CRICIÚMA


É com grande alegria que vi a notícia da vitória do time Sub-20 do Criciúma contra a Ferroviária, em Araraquara. Despachamos os paulistas e nos classificamos para a semifinal da Copinha. O adversário será o São Paulo, que várias vezes campeão. No futebol, contudo, o passado não importa. No presente o Criciúma pode nos dar este presente, já que pelas suas belas apresentações posicionou-se entre as quatro melhores equipes da competição. Na outra chave estão na luta Corinthians e Vasco e Palmeiras e Grêmio. Como gritou o garotinho de Rio do Campo: “Taca-le pau, nesse carrinho, Marcos!” Grito daqui de Blumenau: “Taca-le pau, nessa Copinha, Criciúma!”.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

JANEIRO