FUGIR
Para facilitar a distribuição dos produtos, as redes de lojas e de supermercados instalam depósitos em localizações estratégicas para facilitar o serviço. Os traficantes da nossa região gostaram da ideia e também estabeleceram uma central de distribuição em Pedra de Amolar, na Ilhota. Foi numa casa da área rural, para não chamar a atenção da polícia. Não adiantou porque a PM foi lá, apreendeu 800 quilos de maconha e 60 de cocaína e prendeu 3 homens que estavam na casa-depósito e tentaram fugir.
ELETRÔNICA
Está repercutindo a nomeação feita pelo prefeito reeleito de São José, na Grande Florianópolis, Orvino Coelho de Ávila (PSD), designando o ex-diretor geral da PRF, Silvinei Vasques, para ocupar o cargo de secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação. Tudo porque ele passou um ano preso no Complexo da Papuda, em Brasília, acusado de tentar interferir no segundo turno da eleição presidencial de 2022. Segundo a PF “direcionou recursos humanos e materiais com o intuito de dificultar o trânsito de eleitores no dia 30 de Outubro de 2022”. Em Agosto de 2024 o ministro Alexandre de Moraes, do STF, mandou soltá-lo, usando caneleira eletrônica.
UDESC
Silvinei Vasques declarou publicamente seu voto em Ordino Coelho de Ávila, não apoiando a candidata do seu partido (PL) e ouviu deste a promessa de que seria nomeado secretário, se reeleito fosse. Foi o que aconteceu e não vejo nada mau nisso. Ninguém pode querer que ele fique proibido de trabalhar o resto da vida, ainda que, com 47 anos, tenha sido aposentado prematuramente pela suposta ajuda a Jair Bolsonaro bloqueando a passagem de eleitores nordestinos, majoritariamente lulistas. Vamos deixar o homem trabalhar. Ele tem 4 cursos universitários: Ciências Econômicas (UFSC), Direito (UNIVALI), Segurança Pública (UNISUL) e Administração de Empresas (UDESC).
ADMINISTRATIVA
Silvinei Vasques é natural de Ivaiporã, no Paraná, ingressou na PRF em 1995, exerceu a gerência e comando em diversas áreas do órgão, foi superintendente em Santa Catarina e Rio de Janeiro e, em 2021, na gestão de Jair Bolsonaro foi nomeado diretor geral. Do seu currículo também consta sua participação na política de São José, entre 2007 e 2008, como Secretário Municipal da Segurança Pública e Transportes. Vamos esquecer que, em 25 de Desembro de 2022, se tornou réu por improbidade administrativa.
MENOS
O presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, não quis deixar passar o dia 8 de Janeiro sem lembrar que foi nesse dia que ocorreu a tentativa de golpe de estado para derrubar a democracia e estabelecer um regime de exceção. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, anunciou que não compareceria por viagem ao exterior. O presidente da Câmara Federal, Arthur Lira, também ausente. Está em Alagoas. Eu acho o ato público válido. Reforça o que está ensinando para as gerações mais jovens o filme Ainda Estou Aqui. Nas ditaduras quem tem o poder transforma os adversários em inimigos e trata de amordaçá-los ou eliminá-los sem mais, nem menos.
QUARTÉIS
Os comandantes das Três Armas da República compareceram e surgiram críticas à presença de militares. O ministro da defesa, José Múcio, rebateu tais críticas. Opinou que o general Tomás Paiva, o brigadeiro Marcelo Damasceno e o almirante Marcos Olsen mostraram que as Forças Armadas se opuseram à tentativa de golpe e que a cúpula militar foi contra o planejamento e os atos golpistas de 8 de Janeiro. Concordo plenamente com o ministro que é civil. Se continuamos vivendo numa democracia foi porque os militares não ouviram o apelo dos que estavam de verde e amarelo na frente dos quartéis.
INEXPRESSIVA
Acredito que precisamos comemorar o resultado da pesquisa feita pela Quaest apontando que 86% dos brasileiros de todas as regiões do país são contra atos golpistas. É verdade que o número diminuiu 8% em relação à pesquisa anterior. Certo que o povo brasileiro não se importe com planos nefastos sendo tecidos no palácio do governo, que generais e coronéis planejem até a morte de líderes políticos, que seja permitida a concentração popular diante dos quartéis com o objetivo de subjetivamente preparar atos como os de 8 de Janeiro de 2023 que, felizmente, não foram além do quebra-quebra promovido por arruaceiros e a presença de inocentes úteis. Os que desejam a volta da ditadura são uma minoria inexpressiva.
MENTIRAS
Mark Zuckerberg, o CEO da META, fez uma declaração que é uma clara demonstração que busca se aproximar de Donald Trump, o novo presidente norte-americano. Pronunciou-se pelo fim do controle das matérias publicadas em sua plataforma e a favor da maior liberdade de expressão, que “em alguns países latino-americanos vem sendo cerceada por tribunais secretos”. Vai abrir a temporada para a livre troca de acusações e mentiras.
Comentários
Postar um comentário