EVENTO

 


O FEMUSC, Festival de Música de Santa Catarina, realizado em Jaraguá do Sul, volta a acontecer em 2025. Na edição deste ano tem programadas 711 obras distribuídas em 201 concertos dispostos em 20 séries. 127 concertos no Centro Cultural SCAR e 74 apresentados em locais de importância social da comunidade. Este ano com o recorde de 1.700 inscrições de professores, estudantes e profissionais da música. Pela primeira vez um grupo de estudantes africanos. Ele será aberto na noite deste domingo,às 20:30 horas, e o encerramento acontecerá no sábado, dia 25, 20:30 horas, com “Don Juan” de Richard Strauss na execução da Orquestra Sinfônica do FEMUSC. Fiquei preocupado ao saber que os organizadores tiveram dificuldade para a realização do festival porque sofreram para conseguir a aprovação da Lei Rouanet, que propicia a obtenção dos recursos necessários para a promoção do evento.


LATINA


Eu ia criticar o Ministério da Cultura porque li que Cláudia Raya recebeu 5 milhões para seu espetáculo. Ela desmentiu a notícia e afirmou que o dinheiro não vai para a mão do artista. Vai para os projetos e que é necessário apresentar notas fiscais, recibos, faturas e contracheques na prestação de contas. Só que os projetos de “shows” de artistas dos grandes centros sempre tem mais facilidade do que os enviados por entidades do interior, apesar da importância de alguns, como o FEMUSC, o maior festival-escola da América Latina.


PAGAMENTO


Em Florianópolis andaram vaiando o governador. Na política é assim mesmo. Como nenhum consegue fazer milagres, todos acabam desagradando parte da população. Os números apresentados pela secretaria da fazenda mostram que Santa Catarina está indo bem. Tendo equilibrado as finanças, com as contas em dia, em 2024 conseguiu investir o valor recorde de 4 bilhões de reais. Foram 2,2 bilhões para o programa Estrada Boa, 390 milhões na Educação (obras de reformas e compra de computadores e mobiliário), 290 milhões na Saúde (reforma e ampliação de hospitais e aquisição de equipamentos hospitalares) e mais de 1 bilhão para outras áreas, com agricultura e segurança pública. Tais números não incluem os gastos com o custeio e folha de pagamento.


PARANAENSES


Os investimentos cresceram 40% em relação ao ano anterior graças ao aumento da arrecadação sem aumento de impostos. Vale acrescentar que o Estado esperava reaver 1,5 bilhão de reais na renegociação di dívidas de ICMS e alcançou 3,5 bilhões. 798 milhões pagos à vista e 2,7 bilhões parcelados até 2030. Resultado do “Recupera Mais”, o maior programa de recuperação fiscal da história barriga verde. Mais uma vez somos exemplos para os demais. Só é pena que, apesar dos números positivos, sejamos o Estado com o segundo maior número de suicídios no Brasil. Só perdemos para os gaúchos e estamos um pouco à frente dos paranaenses.


SOCIAL


O ministro da fazenda, Fernando Haddad, deu uma aula para os jornalistas da Globo News ao dizer que estamos numa situação muito melhor do que os outros países. Estão com inveja da Argentina. Deem um pulo na Argentina. Que ele torce pela Argentina que é um nosso grande parceiro comercial. Mas, vão lá na Argentina para ver. Não é simples. Fazer equilíbrio fiscal jogando 60% da população abaixo da linha de pobreza; recessão de 3,5% do PIB; inflação anualizada que passa de 30% e a do ano passado de 160%. Estamos sujeitos às mesmas exigências. Mas não buscamos o caminho mais fácil. Não colocamos o peso sobre a base da pirâmide. Trabalhamos com visão mais social.


DISCURSO


Sobre o endividamento explicou que os técnicos do Tesouro fazem uma simulação. Mas o ministério trabalha com as simulações de vários órgãos. Crescemos 7% em dois anos. Falaram que iríamos mudar a meta e não mudamos. Sabemos dos riscos e por isso trabalhamos com cautela. Batemos recorde de exportação de manufaturados. Batemos recorde de emplacamento de veículos. Crédito cresceu dois dígitos. Um ano atrás o Mercado fazia a previsão de que teríamos um deficit de 0,8%. Vamos terminar com 0,1% apesar de que tivemos que dar apoio ao Rio Grande do Sul, que consumiu 0,27% do PIB. O PIB de 2024 previsto de 3,4% será de 3,5% ou 3,6%. No ano anterior prometeu entregar com -1%. Devido ao pagamento do calote do governo anterior, nos precatórios e recursos para os Estados, foram 2%. Parece-me qu5ue é o professor não é só bom no discurso.


PREMIAÇÃO 


Na Arábia Saudita a decisão da Supercopa da Espanha. O Barcelona goleou o Real Madrid por 5 a 2 e conquistou a taça e os milhões da premiação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

ARRANHA--CÉU