CULTURA

 


Ocorreu no Rio de Janeiro o falecimento de Marina Colasanti, com 87 anos de idade. Nascida da Eritreia, no Norte da África, filha de família italiana, veio para o Brasil em 1947. Começou carreira como jornalista e conceituou-se como tradutora e escritora. Lega-nos 33 obras em versos e prosa. Escrevendo principalmente livros infantis e juvenis, ganhou 9 Prêmios Jabuti e foi a primeira mulher a receber o Prêmio Machado de Assis, concedido pela Academia Brasileira de Letras. Realmente uma grande perda para a nossa cultura.


FLAGRANTE


O presidente Milei quer construir um alambrado para coibir o tráfico de drogas na fronteira com a Bolívia. Mas, os traficantes exploram todas as formas de transporte da cocaína. Um piloto brasileiro com ex-miss boliviana levava, em avião, 13 milhões de reais de cocaína quando foi preso na Argentina. Os traficantes levaram azar. Faltou combustível, tiveram que pousar próximo a uma plantação de milho e soja e foram descobertos e presos em flagrante.


PAZ


Na chamada República Democrática do Congo aconteceu um grande protesto pela invação de rebeldes e de forças do Exército de Ruanda. Embaixadas sediadas na capital, Kinshasa, foram atacadas. Entre elas a do Brasil. As outras foram dos EUA, França, Bélgica, Uganda e Ruanda. O Itamaraty informou que nenhum dos servidores foi atingido. A bandeira brasileira, contudo, “foi retirada e levada pela multidão”. Os manifestantes denunciaram o silêncio e inação dos governos diante da escalada da crise e pediram maior envolvimento da comunidade internacional no processo de paz.


DEPORTADOS


A presidente de Honduras, Xiomara Castro, comanda a CELAC, organização integrada por 33 nações latino-americanas e caribenhas. Ela havia convocado uma reunião da entidade para os presidentes dos países membros discutirem a questão da política de migração dos Estados Unidos. Todavia, como não houve total consenso, decidiu cancelar o encontro. Três países não concordaram com a convocação da CELAC e a Colômbia também anunciou que se acertou com os EUA, pondo fim à crise que teve como ponto de partida o tratamento dispensado aos nossos 88 deportados.


MEDO


O aplicativo chinês Deep-Seek causou enorme sensação mundial, podendo ser baixado gratuitamente e permitindo conversas com a inteligência artificial. Ao testarem a novidade, jornalistas descobriram que a inteligência artificial chinesa tem os seus limites. Quando houve o questionamento sobre o Massacre da Praça da Paz Celestial, em Pequim, a resposta foi que não estava preparada para o tema e quando houve insistência na pergunta sugeriu que fosse mudado o assunto. Será que até a inteligência artificial tem medo? Afinal, sendo artificial, não possui aquele órgão que se costuma dizer que quem tem tem medo.


REEMBOLSO


A Coca-Cola Europacific Partners Belgium, que fabrica e distribui a marca de refrigerante mais consumida no mundo, mandou retirar, às pressas, seus produtos dos mercados de seis países europeus. Cinco da União Europeia (Alemanha, Bélgica, França, Holanda e Luxemburgo) e do Reino Unido. O motivo é a alta concentração de clorato nos últimos lotes produzidos pela empresa. A medida é válida para toda a linha de refrigerantes, chás e águas tônicas, composta pela Sprite, Fanta, Fuse Tea, Minute Maid, Nalu e Royal Bliss. Foi a própria empresa que detetou o problema. Não sabe quantas latas e garrafas precisam ser retiradas das prateleiras, mas informou que a maior parte já foi recolhida. Os revendedores estão sendo notificados e os consumidores são orientados para não beberem tais produtos, se dirigirem a uma revenda, entregarem as embalagens e exigirem o reembolso.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

JANEIRO