CÁRCERE

 


O dia, hoje, está para a história. No fundo de um armário foi encontrada uma caixa de charutos e dentro dela um relato de Julio Baumgarten, escrito a lápis, em língua alemã, e em folhas de papel higiênico. Nelas descreve os dias em que esteve preso em Florianópolis. Detenção sob a acusação de participar do movimento subversivo da Ação Integralista Brasileira, dos conhecidos “Camisas Verdes”, que tinha por objetivo derrubar o presidente Getúlio Vargas. Julio Baumgarten foi preso no dia 28 de Setembro de 1938, colocado numa cela de 8 metros quadrados, dormindo em cama dura e comendo o pão que o diabo amassou. No dia 27 de Outubro, ele e Alberto Dietrichkeit, Oswaldo Buerger, Curt Boehme e Emmanuel Ehlers foram soltos e puderam voltar a Blumenau. O documento, que foi traduzido para o português por Clarisse Odebrecht, foi entregue ao Arquivo Histórico de Blumenau onde fica à disposição dos pesquisadores. A desdita refere-se ao período de 3 a 7 de Outubro e não deixam de ser “Memórias do Cárcere”.


BRASIL


Terminei a leitura de “Livro sobre livros” de Enéas Athanázio. No tratado em língua alemã sobre os canhotos cheguei a um ponto de difícil compreensão. O autor analisa, em minúcias, o funcionamento do cérebro. Acho que vou ter que pedir ajuda ao Dr. Luiz Renato Mello, que é neurocirurgião e fez especialização na Alemanha. Peguei a Conversa com Ingo Hering Hoje, obra de Marco Antônio Arantes. O livro não começa pela entrevista hipotética, aproveitando o que o empresário escreveu em artigos ou disse a repórteres. Tem início com a história da vinda de Hermann Hering para o Brasil.


RETORNARIA


A situação econômica na Alemanha não estava boa para os tecelões e comerciantes. Hermann Hering tinha 5 filhos e a esposa, Minna, esperava o sexto. Um cidadão Weise, que morava há muito tempo em Blumenau, estava em visita ao irmão em Dresden e motivou Hermann a vir tentar a sorte aqui. O irmão Bruno, que os sobrinhos adoravam, ficou cuidando da família, ele juntou umas economias e partiu para a aventura. Se desse certo mandava vir a família, caso contrário retornaria.


EMPREENDEDOR


Do manifesto de bordo do vapor Rio, armador Hamburg-Sud, aportado em São Francisco do Sul, Província de Santa Catarina, Imperio do Brazil, a 7 de Outubro de 1878 consta: Hering, Hermann, 43 anos, tecelão de meias, Dresden, Saxônia, protestante, terceira classe. Termina a “confortável” viagem no porão do navio e começava a história da Família Hering no Brasil, porque o homem era um obstinado empreendedor.


CLASSE


Hermann Hering comprou a casa do marceneiro Weise, que era filho do que o incentivou a vir para cá. Queria trazer a família. Mas Minna estava renitente. Então trouxe primeiro a filha Elisa (14) e o filho Paul (18), que o tio Bruno levou a Hamburgo para embarcarem no dia 14 de Julho de 1879, no vapor Montevideo, com direito à terceira classe.


HISTÓRIA


Um ano depois estavam todos em Blumenau, inclusive o Tio Bruno. O último filho de Herman nasceu no Brasil e foi um extraordinário brasileiro. Curt o nome dele, que foi prefeito municipal e prestou um grande serviço à comunidade. A seu filho Ingo coube a missão bem sucedida de comandar a Cia. Hering, que transformou na segunda maior indústria têxtil do mundo. Homem simples e educado, com formação musical excelente e espírito empreendedor deixou o seu nome na história.


CONFIANÇA


Em Davos, na Suíça, está acontecendo o Fórum Econômico Mundial. Criado pelo economista alemão Klaus Schwab, em 1971, é uma fundação sem fins lucrativos e, hoje, tem como membros as mil maiores empresas do mundo. O clima dominante este ano é o da expectativa. O mundo aguardando as ações do empossado Presidente Trump, que anulou 27 decretos do seu antecessor e já partiu para cima da coibição da imigração ilegal pela fronteira com o México, voltou a tirar os EUA da Conferência do Clima e retirou o seu país da Organização Mundial da Saúde. O tema central, contudo, é a “Colaboração para a Era Inteligente. As reuniões dividas em cinco áreas: Reimaginando o Crescimento; Indústrias na Era Inteligente; Investir em Pessoas; Proteger o Planeta; e Reconstruindo a Confiança.


GAÚCHO


Os garotos do Criciúma perderam de 2 a 1 da equipe sub-20 do São Paulo e foram eliminados da Copa São Paulo. A vitória foi de virada, nos minutos finais e na cobrança de dois pênaltis. O primeiro pênalti foi marcado aos 43 minutos da segunda etapa, quando a bola bateu na mão de jogador que estava de costas. Minutos depois o roteiro se repetiu. O juiz pode ter dado uma mãozinha. O Criciúma caiu em pé! Na noite desta quarta-feira será conhecido o outro finalista. Corinthians e Grêmio disputando a vaga para a decisão no dia 25, aniversário dos 471 anos de São Paulo. Está pintando o clássico São Paulo x Corinthians, mas não se pode subestimar a Escolinha de Futebol do time gaúcho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

JANEIRO