ORIGINAL
Faz muito tempo que Blumenau deseja ter um aeroporto decente. Sua história está muito ligada com a aviação e sua escola de pilotos é renomada, formando 100 pilotos todos os anos. No princípio os aviõezinhos tinham como campo de pouso a margem do Rio Itajaí, na Itoupava Seca. Depois foi construído o acanhado que recebeu o nome de Quero-Quero. Agora, para chamar a atenção, foi colocado na sua frente um AMX, um avião de fabricação italo-brasileira, que está pesando 3,5 toneladas porque foram retiradas 3 toneladas do painel e motor. O exemplar do caça-bombardeiro da FAB era usado pela Marinha e foi comprado por 100 mil reais pelo empresário blumenauense Andrey Tomazi, atualmente à frente do Aeroclube de Blumenau. Quando comprou teve que assinar documento se comprometendo que o AMX não voaria mais. Apenas teve a licença para pintar na cor cinza, a original.
VIGOR
25 anos de muita rinha e eis que a presidente da União Europeia, Ursula von der Leyen, veio a Montevidéu e assinou finalmente o texto que estabelece Acordo de Livre Comércio entre o Mercosul e o Mercado Comum Europeu. Ele cria um mercado de 750 milhões de consumidores, zeradas as taxas de importação. Representa benefícios e problemas para os dois lados. Mas é um avanço e representa um gol do Lula, como aquele do Maradona, com “La Mano de Dios”. O texto do acordo agora terá que ser traduzido para os 23 idiomas falados na União Europeia. Tem contra a França, Itália, Holanda e Polônia, que temem a entrada dos nossos produtos agrícolas e a favor as nações industriais, principalmente a Alemanha, que estão de olho na venda mais barata dos seus produtos no mercado sul-americano. Ninguém duvida que o tratado será aprovado, mas vai demorar ainda até entrar em vigor.
ESCREVER
Desde 2007 o Instituto Pró-Livro realiza pesquisa trimestral do nível de leitura dos brasileiros. O objetivo é obter um quadro dos hábitos de leitura do brasileiro e mensurar o impacto de iniciativas de incentivo à formação de leitores. No último trimestre, pela primeira vez na história o número dos que não leram sequer um livro foi mair do que o dos que leram. Foram os estarrecedores 53%. Ouvidos 5.504 pessoas em 208 municípios de todas as regiões. Quem mais lê ainda são as crianças e mesmo entre elas caiu o índice percentual. É triste porque sabe-se que só quem lê sabe escrever.
GLOBAL
O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, já ameaçou e por certo vai aumentar o imposto de importação. A China, como está na queda de braços e quer conquistar mais espaços pelo mundo a fora, anunciou que, mesmo sem qualquer acordo firmado, vai zerar o imposto sobre os produtos que os chineses comprem de países em desenvolvimento com os quais mantém relações diplomáticas. A medida, contudo, estará sujeita a vendas feitas em cotas definidas pelo governo de Pequim. A Comissão de Tarifas Aduaneiras do Conselho de Estado da China comunicou que a intenção é “expandir a abertura unilateral aos países menos desenvolvidos e alcançar um desenvolvimento comum”. Evidente que o objetivo é aumentar a influência do país nas nações do sul global.
COLOMBIANOS
A Argentina vai acabar com a moleza para os 100 mil brasileiros em seu território, dos quais mais de 20 mil são estudantes. Na sua Reforma Migratória, que se refere a todos os estrangeiros que vivem lá, o presidente Javier Milei decidiu adotar duas mudanças que vão dificultar a vida de muitos. Vai acabar com a assistência médica gratuita para os não residentes. Os estudantes estrangeiros com residência temporária terão que pagar uma taxa para as universidades, para aliviar o corte que houve nas verbas do ensino superior. Acaba a universidade de graça. 2 de cada 3 estudantes de medicina são estrangeiros. 117.800 estudam nas universidades argentinas procedem de outros países. O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, declarou que se o projeto do Executivo for aprovado pelo Congresso Nacional, vai repatriar os 20 mil estudantes colombianos.
POEIRA
Parece que depois de 10 anos de escaramuças os rebeldes conseguiram arrancar do poder o ditador Bachar al Assad. Conseguiram tomar a capital, Damasco, dezenas de sírios entraram e pilharam a residência do homem que governou o país com mão de ferro durante 15 anos. Sua mulher e filhos estão na Rússia e ele sumiu do mapa. O Itamaraty comunicou que não há brasileiros entre os mortos e recomendou aos nossos patrícios que estão na Síria para que deixem seu território por meios próprios e aguardem o desenrolar dos acontecimentos. Creio que é bom ver quem assume e se virá um período de paz e harmonia. É melhor esperar “Bachar” a poeira.
ACABOU
Rodada
final do Brasileirão e decisão no topo e na rabeira. No topo
merecidamente o Botafogo conquistou o título de campeão ao ganhar
do São Paulo por 2 a 1, com a explosão da torcida no último
minuto. Em São Paulo o único que ainda tinha a possibilidade
matemática e ficar com a taça, o Palmeiras, desde o primeiro tempo
perdia de 1 a 0 e o resultado salvou o Fluminense, que escapou da
degola. O Fortaleza com 3 a 0 subindo para a quarta posição,
passando na frente justamente do adversário derrotado, o
Internacional. O Bragantino com 5 a 1 sobre o Criciúma escapando do
decesso. Em BH Atlético Mineiro 1 x 0 Athlético, que foi o último
condenado a cair para a Série B. O Paraná, igual a Santa Catarina,
ficou sem time na Série A. O Flamengo, na festiva despedida de
Gabigol, perdia de 1 a 0 para o Vitória da Bahia e aí houve gol do
Gabigol. Os baianos voltaram a marcar e novo empate aconteceu. O
Bahia ganhando do Atlético Goianiense por 2 a 0 ficou com a última
vaga para a Libertadores. O Grêmio perdeu em casa do Corinthians por
3 a 0. Cuiabá 1 x 2 Vasco e Juventude 0 x 1 Cruzeiro. E acabou!
Comentários
Postar um comentário