MERECE
MERECE
O Papa Francisco nomeou 29 novos cardeais. Entre eles um brasileiro e gasparense. Dom Jaime Spengler, presidente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil e Arcebispo de Porto Alegre recebeu o barrete cardinalício. Com a nomeação, Dom Jaime será um dos eleitores do novo Papa e também poderá ser eleito líder máximo mundial da Igreja Católica. Gaspar bem que merece.
NÃO
Recebi
uma mensagem se referindo a carta pública que teria a assinatura do
meu ex-ídolo paranaense, Sérgio Moro. Começa dizendo que “para
fazer a revolução não precisamos pegar em armas ou acabar com a
vida de ninguém. A nossa arma são as redes sociais. Acredite no
poder que nós temos. Basta cada um fazer a sua parte e ampliar”.
Como concordo com um REFERENDO vou reproduzir todas as exigências explicitadas
e acompanhadas de Sim e Não,
GRANDES
Ei-las: “Voto facultativo? Sim. Apenas 2 senadores por Estado? Sim. Reduzir um terço dos deputados federais e estaduais e dos vereadores? Sim. Acesso a cargos públicos exclusivamente por concurso e não por nepotismo? Sim. Reduzir os 39 ministérios para 12? Sim. Cláusula de bloqueio para partidos nanicos de aluguel e sem voto? Sim. Férias de apenas 30 dias para os políticos e juízes? Sim. Ampliação da Ficha Limpa? Sim. Fim de todas as mordomias de integrantes dos três poderes, nas três esferas, Tribunais de Contas e Ministérios Públicos? Sim. Cadeia imediata para quem desviar Dinheiro Público elevando-se para a categoria de Crime Hediondo? Sim. Atualização dos códigos penais e processo penal? Sim. Fim dos suplentes de senador sem votos? Sim. Redução dos 20.000 funcionários do Congresso para um quinto? Sim. Voto em lista fechada? Não. Mandatos de 5 anos para todos os cargos e sem direito a reeleição? Sim. Eleições diretas e gerais de 5 em 5 anos? Sim. Um basta na politicagem rasteira que se pratica no Brasil? Sim”. De fato, conseguindo tais progressos, deixaremos de ser o país do futuro. O arcabouço será respeitado e o cidadão também. No encerramento da carta a afirmação: “O dinheiro faz homens ricos, o conhecimento faz homens sábios e a humildade faz homens grandes.
BICICLETAS
Aloísio praticava “Mountain Bike”, há 3 anos, quando conheceu Grazi, que só andava de bicicleta. Foi amor a primeira vista e que permanece após 20 anos de muitas pedaladas. Ela também aderiu ao esporte do montanhismo ciclístico. Pela idade não precisam mais pagar ônibus e reuniram um Grupo de Sexagenários para realizar uma grande proeza. Percorreram pedalando e fazendo fotos maravilhosas nos 770 quilômetros da Estrada Real, com suas subidas e descidas íngremes do Caminho Velho ligando Paraty, no Rio de Janeiro, a Ouro Preto, em Minas Gerais. Eles são pioneiros neste tipo de aventura com grupo de veteranos. Outros casais, porém, já passaram anos em cima de bicicletas.
DIAMANTES
Melhor ainda o exemplo da turismóloga Renata Tardin, empresária em Porto Seguro, na Bahia. Ela que comemorou seus 50 anos cobrindo com bicicleta os 870 quilômetros do Caminho de Compostela, na Espanha. Para comemorar os 60 completou o desafio de pedalar 1.130 quilômetros dos 1.600 do Caminho Novo da Estrada Real que vai de Minas ao Rio passando e São Paulo. É a maior rota turística do Brasil abrangendo 177 municípios. A Estrada Real foi construída em 1707 pela Coroa Portuguesa para escoar o ouro e os diamantes.
HUNGRIA
Em São Paulo, no Teatro Cultura Artística, que reabriu em 25 de Agosto de 2024 depois de 16 anos fechado em consequência de um incêndio, aconteceu a final do Prelúdio. Dirigido pelo Maestro Júlio Medalha, trata-se do único concurso de música clássica na televisão brasileira e tem por prêmio um bolsa de estudos na Academia Franz Liszt, em Budapeste, na Hungria. Eram 4 jovens finalistas: a soprano Pollyana Santana (28), o clarinetista Daniel Bressan (23), o trompista Rafael Xavier (22) e o pianista Estêvão Medeiros Gomes (16). O juri composto pelo pianista Eduardo Monteiro, a musicóloga Ligiana Costa, o escritor com extenso cabedal musical Leandro Carnal e o jornalista Irineu Pranco Perpétuo. Assisti pela TV Cultura e juntamente com Dona Zulma, que foi professora de música, concordamos plenamente com a decisão. Vencedor o mais jovem de todos. Impressionante o virtuosismo do Estêvão Medeiros Gomes, sergipano de apenas 16 anos, que deu um show de interpretação do terceiro movimento do Concerto Número 5 de Camille Saint-Saens. Ele vai aprimorar sua técnica e mostrar seu talento no país que venera justamente Santo Estêvão, que foi o primeiro Rei da Hungria.
EUROPEU
Os Cartolas do futebol não precisam entrar em campo e suar a camisa. Talvez seja por isso que só estão empenhados em obter mais arrecadação para os cofres das suas entidades, que lhes proporcionam boa vida, com viagens internacionais, hospedagem em hotéis de luxo, bela alimentação e presença nos camarotes dos estádios. Os jogadores, que fazem a alegria ou a tristeza dos torcedores, viraram marionetes em suas mãos e são submetidos a esforço físico desumano. O Botafogo, extenuado pela sequência de jogos em curto espaço de tempo, mal levantou a taça do Brasileirão no domingo e embarca para Catar. Vai disputar outro torneio. Bem que os craques botafoguenses mereciam um descanso para curtir suas famílias e o tal torneio deveria ser virtual para divertir a garotada. Mas qual o que. As emissoras de televisão pagam milhões de dólares para transmitir as partidas e, para faturar mais, estão esperando que se classifiquem para a final o Botafogo, campeão sul-americano, e o Real Madrid, campeão europeu.
Comentários
Postar um comentário