BOMBA
Abordei o despropósito da intenção dos vereadores de Florianópolis que querem bonificar os pares com funções na casa legislativa. Os vereadores de Lages foram bem mais modestos. Na última sessão do ano, por 9 votos a 6, aprovaram o pagamento do Vale Refeição para todos os edis. Populares reclamam porque eles recebem salário acima da média. Eu acredito que o problema lageano é que seus representantes estão tendo dificuldade para manter o hábito do chimarrão, por causa do custo da erva mate, da cuia e da bomba.
CHEGADA
Para ninguém poder dizer que não falo das flores, aqui vai um tópico muito legal. Há mais de 20 anos os funcionários da Estrada de Ferro Tereza Cristina vem organizando anualmente o Trem do Natal. Eles se cotizam e adquirem presentes para as crianças que vivem nas 11 localidades pelas quais passa o trem, que vai de Forquilhinha até Imbituba. A bordo do Trem do Natal o próprio Papai Noel, que deixa o trenó em casa e vai fazer a entrega dos brinquedos e receber o abraço das crianças, que esperam ansiosas a sua chegada.
INFLUENTES
O lema “Deus, Pátria e Família” é bastante apreciado na área política. Nem todos os políticos, contudo, acreditam em Deus e poucos amam a Pátria. Mas todos fazem tudo pela Família. O ministro da educação, Camilo Santana (PT), acaba de emplacar sua mulher, Onélia Santana, como Membro do Tribunal de Contas do Ceará. Ela, que é psico-terapeuta, vai controlar as contas do pupilo do marido. Emprego vitalício com salário de R$ 39.717,60 mensais, mais os penduricalhos. Antônio Denarium não é ministro, mas governador de Roraima e também conseguiu para a primeira dama, Simone, vaga no Tribunal de Contas. No Pará foi escolhida para ser membro do TCE Daniela Barbalho, esposa do governador Jader Barbalho. Levantamento apontou que 30% dos membros dos tribunais de contas são parentes de políticos influentes.
INDESEJÁVEL
Camilo Santana segue o exemplo de outros quatro ministros do Lula, que foram governadores de estados do Norte e do Nordeste. A enfermeira Aline Peixoto, mulher de Rui Costa (PT), ministro da Casa Civil, está no TCE da Bahia; Rejane Dias, esposa do ministro Wellington Dias (PT), no TCE do Piauí; Renata Calheiros, casada com o ministro dos transportes, Renan Filho (MDB), foi eleita pelos deputados estaduais para o TCE de Alagoas; e Marília Góes, casada com Waldez Góez (PDT), ministro do desenvolvimento regional, é Membro do TCE do Amapá. Embora elas não possam julgar as contas do governo de seus maridos e sua nomeação não seja ilegal, na minha opinião é algo altamente imoral. Nós sempre queremos mais mulheres envolvidas na política e administração pública. Os cinco políticos atenderam ao nosso reclamo. Entretanto jamais por este viés, que julgamos indesejável.
EXÉRCITO
Passou o dia 13, sexta-feira, considerado dia de azar, e deu ruim para o General Braga Netto ao retornar com a família de viagem a Alagoas. Na manhã deste sábado, em sua residência no bairro nobre de Copacabana, recebeu a ordem de prisão da PF e de busca e apreensão. O mineiro Walter de Souza Braga Netto foi ministro da casa civil e da defesa no governo Bolsonaro. Depois saiu candidato a vice-presidente na chapa que o Capitão queria a reeleição. Com a derrota passou a fustigar o vencedor do pleito e está sendo acusado de participar do plano de golpe de estado. Antes, como interventor, prestou serviço à segurança do Rio no período da Olimpíada, comandando as polícias Civil e Militar, o Corpo de Bombeiros e o sistema penitenciário do estado e chefiou 50 mil militares no Rio, Minas Gerais e Espírito Santo, como Comandante Militar do Leste. Embora na reserva do exército, Braga Netto é o primeiro general quatro estrelas a ser preso em toda a nossa história. Entregue para o Comando Militar do Leste, fica sob custódia do Exército.
DECISÃO
O presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, também se deu mal no nosso amanhecer de sábado. Ele havia escapado na primeira tentativa, mas na segunda, por 204 votos a favor e 96 contra, teve aprovado o pedido de seu “impeachment”. Tudo porque deu na louca e decretou a Lei Marcial, restringindo direitos civis. Depois voltou atrás e pediu desculpas à população. A crise, porém, estava instalada. O processo agora vai para o Tribunal Constitucional, que tem 6 meses para decidir se destitui ou reintegra o presidente. O primeiro-ministro, Han Duck-Soo, assume interinamente. Se a corte optar pela remoção de Yoon do cargo, ou se ele renunciar, uma nova eleição presidencial irá acontecer 60 dias após a decisão.
EDIFÍCIOS
A terra tremeu no Chile. Um terremoto em profundidade de 110 quilômetros na Cordilheira dos Andes fez balançar Santiago, a capital do país, que dista 200 quilômetros da área do epicentro, e mais duas cidades próximas. Conforme as notícias o abalo sísmico de 6,4 graus na Escala Richter com duração de umminuto, não provocou danos na infraestrutura e serviços básicos. Também não há relatos sobre feridos e mortos. Apesar do susto a população já tem experiência e sabe como agir, deixando logo suas residências e edifícios.
Comentários
Postar um comentário