CAMARADAS



Em matéria de canto coral a Alemanha se destaca no concerto das nações. A língua germânica me parece apropriada para que se formem corais masculinos, femininos, mistos, infantis, juvenis e adultos de enorme qualidade e de maviosa sonoridade. Por isso não é de estranhar que nos 200 anos da imigração alemã tenham surgido bons corais no Brasil. Um deles é o Coral Masculino Liederkranz da Sociedade Cultural 25 de Julho de Blumenau, que existe há 150 anos. Para comemorar programou um Encontro Internacional de Corais que será realizado na noite do sábado, dia 2 de Novembro, na sua sede. Serão apresentados 7 corais dos Estados Sulinos e do Paraguai. Início às 16 horas, jantar típico às 20 horas e às 21 o “show” sucesso da Oktoberfest “Alte Kameraden Treff” (Encontro dos Velhos Camaradas).


PAÍSES


A FIESC realizou um encontro de empresários em Florianópolis que teve por objetivo mostrar que Santa Catarina tem grandes empresas e dar uma sacudida em empresários que só ficam olhando para o próprio umbigo e restritos ao mercado nacional. Palestrantes aconselharam para que viajem mais, conheçam os produtos de países concorrentes, estudem os métodos de vendas e busquem a conquista de espaço no exterior. Destaque na reunião para Décio Silva, presidente do Conselho de Administração da WEG, de Jaraguá do Sul, que tem filiais em 41 países.


TRANQUILOS


Faz tempo que as três barragens que devem proteger cidades do Vale do Itajaí foram construídas e estão relegadas à falta de cuidados e até sofrendo invasões e avarias. Taió, Ituporanga e José Boiteux terão investimento de 300 milhões de reais para sua reforma exigida pela população e mais do que necessárias. O primeiro grande conserto será na comporta de José Boiteux, que desde o ano passado precisa urgentemente de reparos. A Celesc vai assumir o trabalho orçado em 200 mil reais. A Defesa Civil vai desmontar a estrutura da comporta, enviar para detalhada inspeção e restauração em oficina especializada. Vale dizer que ela tem capacidade para conter 357 milhões de litros de água, o dobro do limite das outras duas. O cronograma das obras ainda será definido. Depois de prontas as obras poderemos dormir mais tranquilos.


CULTURA


Arthur Moreira Lima foi um dos maiores pianistas brasileiros. Tocou nas maiores salas de concertos do mundo e com as melhores orquestras. Quando decidiu unir a música erudita com a popular pegou um caminhão, colocou um piano em cima e saiu a fazer apresentações públicas pelo Brasil a fora. Tive a oportunidade de vê-lo e ouví-lo tocando em cima de uma torre de cimento na Praia de Pajussara, em Maceió. Carioca decidiu morar em Florianópolis. Em 2023 foi diagnosticado com um câncer no intestino e faleceu na quinta-feira com 84 anos de idade. Foi sepultado sob o hino do Fluminense a sua paixão futebolística. Grande perda para a nossa cultura. 

 

VERMELHOS

 

A Texaco está de volta ao Brasil depois de um período de 19 anos. Ela escolheu Santa Catarina para inaugurar oficialmente o seu retorno. Foi um posto de Palhoça o preferido. Para começar bem resolveu distribuir gasolina de graça no Posto Galo Boca da Serra, que fica no bairro Bela Vista. Para todos os carros vermelhos, a cor da empresa petrolífera, que estavam lá das 9 às 10 horas da manhã do dia 31 de Outubro, deu 20 litros de gasolina. Será que a promoção será estendida para todas as cidades que optarem pela sua bandeira? Se for, felizes os que possuem carros vermelhos.

 

CONDENATÓRIA


Depois de 9 anos de angustiante espera para as famílias das vítimas, os policiais Ronnie Lessa, autor dos disparos, e Élcio Queiroz, motorista do carro do assassinato, foram condenados a 78,9 e 59,8 anos de prisão respectivamente. Agora faltam os mandantes e há a promessa de que até meados de 2025 os acusados irão a julgamento. Os condenados eram réus confessos. Os mandantes e organizadores do crime de morte da vereadora Marielle Franco e do seu motorista Anderson Gomes negam de pés juntos e é preciso juntar provas contundentes para a sentença condenatória.


JORNALÍSTICO


Vi a manchete “Família Obama enfrenta uma tragédia de partir o coração” fiquei preocupado e fui esmiuçar a notícia. Fiquei mais do que surpreso quando vi do que se tratava. O ex-presidente norte-americano Barack Obama estava lamentando uma morte e escreveu no Instagram: “Hoje a nossa família perdeu um verdadeiro amigo e leal companheiro”. O amigo morto era Bo, o cão de estimação dos Obama. Não sei porque repercutiu agora, pois o Bo morreu de câncro no dia 8 de Maio de 2021, quando estava com 12 anos de idade. Entendo a tristeza que também senti quando perdi o Piter, cachorro que cresceu comigo na minha infância. Mas falar em tragédia é um exagero jornalístico.


REBAIXAMENTO


O Corinthians deu uma alegria para a torcida quando marcou 1 a 0 contra o Racing, em Buenos Aires, com gol de Yuri Alberto. Mas, em apenas 16 minutos, o time argentino conseguiu a virada com dois gols do colombiano Quintero, que foi o grande herói da desclassificação brasileira. Ao Corinthians agora só resta a luta para ver se escapa do rebaixamento.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

ARRANHA--CÉU