MANDATO


Eis os 15 eleitos vereadores de Blumenau. O mais votado foi Bruno Cunha. Seguem Almir Vieira, Ito, Professor Gilson, Alexandre Matias, Jovino Cardoso, Jean Volpato, Silmara Miguel, Marcelo Lanzrin, Egídio Beckhauser, Flavinho, Cristiane Loureiro, Diego Nasato, Bruno Win e Adriano Pereira. Só 4 da atual legislatura não conseguiram se eleger: Tuca, Gisele Chiroll, Maurício Goll e Cezar Campesatto. Na cidade conservadora a mudança é sempre difícil. 11 candidatos acabam de receber um novo mandato.


 

 PODER


No Mesa de Bar, Vitório Tomio me contou que Helmuth Kohl, chefe do governo alemão, quando esteve aqui perguntou quantos partidos políticos o Brasil tinha. Quando disseram, na época, que eram 32 ele rapidamente, com a brutal franqueza germânica arrematou: “Então não tem nenhum!” De fato, não temos ideologias válidas e o eleitor vota por simpatia ou por interesse pessoal neste ou naquele candidato. Assim sendo, precisa ser muito ruim o governante que não consegue se reeleger ou eleger o seu candidato, quando a lei não lhe permite a reeleição. Mais de 2 mil chefes do executivo conseguiram se manter no poder.


REELEIÇÃO


O partido que saiu mais forte do pleito eleitoral foi o PSD de Gilberto Kassab, que elegeu 869 dos 5.568 prefeitos brasileiros. Em 2020 havia ganho 659. O PMDB perdeu o primeiro lugar, mas também cresceu de 790 para 833. No terceiro lugar o PP que no primeiro turno assume o comando de 733 cidades. Há quatro anos a legenda elegeu 697 prefeitos. Acho que saiu fortalecido o governador Tarcísio de Freitas, que desobedeceu o Mito e apostou todas as suas fichas em Ricardo Nunes, que foi o mais votado e vai para o segundo turno com a real possibilidade da reeleição.

 

CAMBORIÚ


O ex-presidente não deixou de mostrar a sua força. Seu filho Carlos foi reeleito vereador no Rio de Janeiro, com a maior votação no município,130.480 votos e Jair Renan vereador em Balneário Camboriú. O presidente Lula não conseguiu eleger o genro prefeito de Barra dos Coqueiros, em Sergipe. Já Leonel Pavan foi eleito prefeito de Camboriú e pôde levantar o braço da filha Juliana pela vitória em Balneário Camboriú.


CAMPONESAS


O grande perdedor da eleição foi o PT que conquistou apenas 237 prefeituras. Das capitais só Natal e Lúdio Cabral disputando o segundo turno em Cuiabá. Deve ser o resultado da promessa de picanha para o povo e isenção do IR para quem ganha até 5 mil reais. Na esquerda o PSB passou na sua frente. Elegeu 301 administrações municipais. Um nome começa a se destacar. O do reeleito prefeito de Recife, João Campos. Muito jovem ainda, foi o deputado federal mais votado da história de Pernambuco, eleito prefeito de Recife com 26 anos e agora reeleito com 30 anos e 78% dos votos válidos. Ainda não terá idade suficiente para concorrer à presidência da república. Mas, por certo, segue o sonho de seu pai Eduardo Campos, que era candidato favorito e morreu em acidente aéreo, em Santos. João Campos tem também o prestígio deixado por seu avô Miguel Arraes, das Ligas Camponesas.


IRRELEVANTE


11 prefeitos das nossas 26 capitais estaduais se reelegeram. Destaque também para Eduardo Paes, que fez questão de dizer que Bolsonaro na manda no Rio, agradeceu o apoio do Lula e comemorou que agora é Tetra. Em 15 capitais vai haver o segundo turno no dia 27. A principal delas São Paulo, com a presença de Ricardo Nunes (PMDB) e Guilherme Boulos (PSOL). Em 37 cidades do interior também teremos segundo turno. Aqui em Santa Catarina as 3 cidades com mais de 200 mil habitantes, Joinville, Florianópolis e Blumenau tiveram decididos os seus mandatários. Em Joinville reeleição do prefeito Adriano Silva (NOVO) com 78% dos votos. Em Florianópolis vitória do prefeito Topázio Neto e em Blumenau o prefeito Mário Hildebrandt emplacou o seu candidato, o delegado Egídio Ferrari. A esquerda por aqui é irrelevante.


FEMININAS


As mulheres, que representam a maioria do eleitorado brasileiro, aumentaram o número das prefeitas. Em 2020 haviam eleito 656 e no domingo puderam festejar a eleição de 724 candidatas. Apesar de terem aumentado sua representação, apenas 15% dos nossos municípios foram entregues para mãos femininas.


SOCIAIS


Existem em nosso país mais de 1.000 empresas de pesquisas. Só se pode acreditar, com ressalvas, em 3 ou 4 institutos que buscam os dados da opinião pública. Com relação ao pleito de domingo, contudo, Datafolha e Quaest não falharam ao indicar os vencedores e candidatos que chegariam ao segundo turno, com base na sua pesquisa do sábado. Analistas acreditam que a apresentação do laudo falso derrubou Pablo Marçal (PRTB) e que foi o grande erro do fenômeno das redes sociais.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

ARRANHA--CÉU