IMPOSTOS

 


Na badalada praia de Balneário Camboriú, as lanchas e jet-skis não podem se aproximar a menos de 200 metros da areia e os banhistas, para sua segurança, devem respeitar este limite máximo para eles. Acontece que as boias demarcadoras estão jogadas num canto e foi assim que uma lancha matou um banhista e feriu outro gravemente. Agora a Prefeitura culpa a Marinha, advogado diz que a demarcação cabe ao poder público municipal e está montada nova polêmica. A realidade, porém, é que, seja lá quem for o culpado, mais uma irresponsabilidade dos cobradores de impostos.


EUROPA


Volto à leitura de “Livro sobre livros” de Enéas Athanázio. Cheguei ao espaço que ele denominou “Neruda e o Brasil”. Relata que o chileno Rafael Neftali Reyes y Basoalto, nascido em Parras, em 1920 adotou o pseudônimo com o qual se tornou mundialmente famoso: Pablo Neura. Conta que ele era fascinado pelo Brasil e sempre que podia vinha a Salvador para cultivar carinhosamente a amizade fraterna com Jorge Amado e Zélia Gatai, dos quais era compadre e foi companheiro de exílio na Europa.


IMPROVISO


No livro “A Casa do Rio Vermelho” a escritora baiana diz que na última visita ele pressentia que o fim estava próximo. Mas o encontro foi alegre e descontraído. A casa se encheu de escritores, poetas, artistas, músicos, jornalistas e gente da área cultural. Neruda declamou seus versos, com voz pausada, e sua mulher, Matilde Urrutia, cantou sua canção que afirma: “Príncipe de los caminos, hermoso como un clavel, embriagador como el vino, era Don Miguel...” A sua revelia organizaram um recital de poesias na Escola de Teatro e um encontro na Ordem dos Trovadores. Figura carismática declamou, falou para a multidão, conversou e deu autógrafos. Encantou-se quando os repentistas e trovadores o saudaram com versos de improviso.


LITERATURA


Mesmo tomando notas em alguns cadernos, Neruda sempre afirmava que não escreveria suas memórias. Dizia que “um livro de memórias jamais tem fim. A vida continua. Novos fatos vão acontecendo ...” Não imaginou que um dia o seu livro de memórias seria um dos mais lidos de toda a sua obra. Foi Matilda, após a morte do poeta, quem organizou os originais e, driblando a perseguição, conseguiu levá-los para a Venezuela, onde se transformaram em “Confesso que vivi”, uma das mais fascinantes autobiografias da literatura.


ATROCIDADES


Mesmo tendo morrido poucos dias após o Golpe de Estado, a perseguição a Pinochet foi encarniçada. O sepultamento do poeta foi cercado de imenso aparato policial. Sua casa vigiada constantemente e Matilde espionada, inclusive quando veio ao Brasil e foi seguida por policiais desde que desembarcou. Pablo Neruda foi um dos raros escritores latino-americanos a receber o Prêmio Nobel. Voltou ao noticiário quando uma equipe de cientistas investigadores submeteu os restos mortais do poeta a minuciosa análise e concluiu que ele foi envenenado e que a “causa mortis’ não foi câncer de próstata, como alardeado pela imprensa censurada pela ditadura chilena. Mais uma vítima de Pinochet e outro marco entre as suas múltiplas atrocidades.


INFERNO


O apagão ocorrido em São Paulo, deixando 3 milhões sem energia elétrica e grande número por vários dias, está dando o que falar. Na bloqueada Cuba aconteceu coisa pior. Na ilha açucareira 10 milhões estão sofrendo apagão quase total por problema na principal usina elétrica, que obrigou o seu desligamento. Lá, com a crise da falta de alimentos, medicamentos e combustível, é bem provável que também faltem peças de reposição. O povo cubano continua sofrendo a perseguição iniciada no tempo do Comandante, que há bom tempo está prestando contas a Deus ou passando pelo castigo do fogo do Inferno.


VANTAGEM


Gostei de ver o Criciúma jogando no Rio de Janeiro. A torcida botafoguense encheu o estádio para ver a goleada do líder do Brasileirão. Sofreu até os 47 minutos do segundo tempo, quando aos 2 dos 9 minutos dos descontos marcou 1 a 0. O Criciúma não se entregou e foi para o ataque. Bola cruzada da direita, Felipe Viseu, ex-craque flamenguista, subiu mais alto que e cabeceou a bola no canto do gol adversário. Voltou com 1 ponto ganho e tirou 2 dos botafoguenses, botando fogo no campeonato da divisão extra. Se o Palmeiras ganhar do Juventude ficará a apenas 1 ponto atrás do Fogão e os dois ainda terão que se enfrentar em São Paulo. O resultado também deixou chorando a torcida do Flamengo, cuja derrota para o Flu acabou com o seu sonho. Só resta agora a Copa do Brasil em que vai para o duelo com o Corinthians, em São Paulo, com pequena vantagem.


COMPETIÇÃO


No outro jogo da noite de sexta-feira, o Cruzeiro empatou de 1 a 1 com o Bahia, em Belo Horizonte. Na tarde deste sábado tivemos o Grenal em Porto Alegre e em Salvador Vitória x Bragantino. No clássico gaúcho vitória do Inter por 1 a 0. Na Bahia Vitória 1 e Bragantino 0, resultado que coloca o Corinthians novamente no lado dos outros três ameaçados de decesso. Na noite de domingo, em Caxias do Sul, o Juventude poderá botar água no chope do Palmeiras ou permitir que fique a apenas um ponto do líder da competição.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

JANEIRO