DEU

 


O professor Lauro Bacca é um dos defensores de primeira hora do meio ambiente. Sem rodeios ele proferiu uma frase antológica: “A Blumenau que poderia ter sido pioneira como cidade-esponja preferiu se curvar às práticas urbanísticas de meio século atrás”. A Jica, Agência de Cooperação Internacional do Japão, veio com toda a sua experiência e seriedade milenar e apontou as soluções para as enchentes de Blumenau e do Vale do Itajaí. A Prefeitura de Blumenau não aceitou planejamento de longo prazo. Por aqui vigorava o pensamento de um político brasileiro que na década de 70 disse que planejar para mais de quatro anos era pura burrice. Deu no que deu.


MATERIAL


Por falar em meio ambiente, o Brasil lança no Oceano Atlântico 1.350.000 toneladas de plástico, anualmente. Risco para espécies marinhas, inclusive o camarão rosa e vários peixes, encontrados com micropartículas de plástico em seus organismos. Isto sem mencionar as tartarugas, que morrem sufocadas pelos sacos plásticos. Não somos, contudo, os maiores poluidores do mar. Ocupamos o quarto lugar. Estamos atrás dos Estados Unidos, China e Índia. Mas o plástico corresponde a 48,5% dos dejetos encontrados no mar do Brasil. E estamos entre os que menos reciclam este material.


PERICIAL


Na Eletro Aço Altona, em Blumenau, ocorreu uma explosão no forno de fundição lançando material superaquecido no corpo do forneiro, um rapaz de 34 anos, que trabalhava na empresa há 2 anos. Sofrendo queimaduras generalizadas e diversos outros ferimentos traumáticos não resistiu. O óbito foi anunciado pelo médico da Altona. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Científica foram chamados para garantir a segurança do local, iniciar as investigações das causas da explosão e realizar o laudo pericial.


ELÉTRICA


Os madrugadores por enquanto podem dormir tranquilos. O governo federal não vai recriar em 2024 o Horário de Verão. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, descartou a medida para este ano. Aventou, porém, a possibilidade de isso vir a acontecer em 2025, prometendo anúncio antecipado para todos se prepararem para levantar uma hora mais cedo. Vai depender das condições climáticas e da situação da água nas barragens para a produção de energia elétrica.


CONJUNTA


Quando vivi na Alemanha observei que os mercadinhos e pequenas lojas estavam fechando porque não podiam concorrer com os grandes magazines. Achei que sua salvação seria se juntarem para obter mais poder de fogo, podendo comprar, cooperativamente, maiores quantidades conseguindo melhores preços e podendo vender mais barato. Vim com a ideia na cabeça de criar uma central de compras para os pequenos empresários. Não tinha capital para bancar o negócio e desisti quando vi a renitência dos comerciantes, que temiam a concorrência dos colegas, que consideravam rivais. Mais de 20 anos depois chegou ao Brasil o movimento da junção para as compras na indústria. Custou um pouco a pegar, mas hoje temos vários exemplos de que o pequeno comerciante de um bairro não precisa se preocupar com o que trabalha em outro, nem com os das cidades vizinhas. O importante é comprar melhor para oferecer preços mais competitivos. As centrais de compras tornaram-se uma realidade e muitos deixaram de lado o nome herdado do pai ou do avô e adotaram uma marca que permite a propaganda conjunta.

 

CHARADA


Continuo lendo o livro alemão “Linkshaender” (Canhotos). Agora no capítulo 22 da obra de Rik Smits aprendi que o sábio grego Platão já havia se preocupado com os que faziam uso da mão esquerda. Desenvolveu a teoria que a culpa era das mães, que não ensinavam as crianças a darem preferência à mão direita. A teoria foi aceita até fins do Século XV quando o italiano Ludovico Ricchieri estudou os órgãos do corpo humano e criou a tese do “situs inversus” relativa à posição dos órgãos no torax e abdomen. Posição inversa do coração e do fígado. Se o fígado não estivesse do lado direito a pessoa era canhota. Uns 100 anos antes médico britânico Mathew Baillie publicou artigo informando que analisou o caso de um paciente que tinha o fígado do lado esquerdo e que era destro. Tese furada do italiano, que foi aceita por muitos. Por fim descobriu-se que a causa não está nas mãos, nem no fígado. A posição de um nervo no cérebro é que define se a pessoa será destra ou canhota. Se o nervo está voltado para a esquerda a pessoa é destra e se for para a direita é canhota. Acho que os pesquisadores mataram a charada.


DOMINGO


Data FIFA agora só em 14 de Novembro, quando o Brasil vai jogar na Venezuela. Assim foi aberta a 30a rodada do Brasileirão com dois jogos. Num o São Paulo goleou o Vasco por 3 a 0 e no outro o Atlético Mineiro conseguiu arrancar o empate de 1 a 1 contra o Fortaleza, no Ceará. Na noite desta quinta-feira mais duas partidas. No Rio tem Fla-Flu, o Flamengo querendo manter vivo o sonho do título e o Fluminense pretendendo escapar da zona de perigo do rebaixamento. Em São Paulo o Corinthians recebe o Athlético e quer vencer para ver se consegue sair da incômoda posição em que se encontra. A rodada será complementada com confrontos na sexta-feira, sábado e domingo.


CARIOCAS


No domingo também teremos a definição dos times que irão disputar a final da Copa do Brasil. O Flamengo vai a São Paulo só precisando empatar com o Corinthians e o Atlético Mineiro, no Rio de Janeiro, terá a mesma vantagem contra o Vasco. Coisa rara pode acontecer: final entre duas equipes cariocas.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

JANEIRO