ESTÁTUA
Quem já passou pela Ponte Anita Garibaldi saiu elogiando a beleza da obra prima da engenharia brasileira. Com 2,8 quilômetros de extensão é a terceira maior ponte brasileira e foi inaugurada em 2015 com o custo de 777 milhões de reais financiados pelo Programa de Aceleração do Crescimento. Todos devem ter notado que ela é curva e poucos sabem que estaiada com mastros centrais e curva é única no mundo. A estrutura conta com dois mastros de 61 metros de altura, sustentando um vão central de 400 metros por meio de cabos de aço. No total, foram usadas 12.520 toneladas de aço, 97 mil metros cúbicos de concreto e no período de pico das obras teve a participação de mais de 1.800 funcionários. A Ponte Anita Garibaldi ganhou prêmios internacionais e aliviou o fluxo dos mais de 27 mil veículos diários. Acabou com os congestionamentos que chegavam até 20 quilômetros e longa espera. A engenharia brasileira até merece uma estátua.
IMPRENSA
A ciência reconhece a existência de um comportamento humano chamado mimetismo criminal. Quando acontece um crime, mesmo suicídio, se a notícia tem ampla repercussão, alguém acaba copiando o crimino ou o suicida. Acho que é o que está acontecendo com os incêndios que pipocam pelo Brasil a fora. No Rio de Janeiro foi preso incendiário tratorista de 61 anos, que afirmou ter agido por vingança contra o patrão. Em São Paulo foi preso homem de 49 anos de idade que além de drogado é doente mental. Outro de 76 anos ateou fogo em lixo, em área de mata. Foi denunciado por mulher que viu o ato, apagou o fogo com um balde de água e foi xingada pelo idoso. Preso declarou para os policiais que costuma queimar lixo no mesmo local. Estes e outros incêndios podem não se tratar de ações coordenadas e sim ser enquadrados como mimetismo criminal resultante do estardalhaço da imprensa.
MATO
Quem trouxe para Blumenau o CVV, Centro de Valorização da Vida, foi o Dr. Lourival Saade. Naquela ocasião, ele reuniu o pessoal das emissoras de rádio e dos jornais locais e fez o apelo para que não dessem grande destaque para a notícia de alguém que que cometeu suicídio jogando-se da ponte. Isto porque, havendo grande repercussão, em no máximo uma semana outra pessoa iria repetir o gesto tresloucado. Se aparece quem se mata para copiar outra pessoa muitos mais aparecem para meter fogo no mato.
LEI
O General José Ricardo Vendramin Nunes, Comandante Militar do Norte, foi barrado no bloqueio de indígenas na BR-230, a Transamazônica, no Sudoeste do Pará. Os manifestantes das etnias Xipaia e Kuruaya reivindicam o cumprimento de acordos firmados pela empresa Norte Energia, cobram melhorias nas aldeias e denunciam falhas na execução do Projeto Básico Ambiental do Componente Indígena. Eles também protestam contra a suspensão de cotas de combustível e exigem a presença da ministra dos povos indígenas, Sônia Guajajara. Na minha opinião, como eles sabem bem os seus direitos deveriam ser reconhecidos como cidadãos brasileiros e ter que se subordinar aos deveres da lei.
AUXÍLIOS
Depois de dois meses de ocupação, terminado o prazo para a desocupação a Universidade Estadual do Rio de Janeiro pediu ajuda da polícia. Com autorização judicial, utilizando a força, bombas de efeito moral e gás lacrimogênio, os policiais conseguiram desocupar o prédio. Prenderam três estudantes e o deputado Glauber Braga, do PSOL, que estava apoiando o movimento estudantil de protesto contra as mudanças promovidas pela reitoria nos critérios para a concessão de bolsas e auxílios.
DEPARTAMENTO
No Rio de Janeiro também aconteceu um acidente com veículo do Sistema BRT, uma solução “Made in Brazi” que virou modelo internacional. Foi o choque contra pilar do gasômetro que causou ferimentos em 60 passageiros, 5 com casos graves, e o motorista preso às ferragens. Eu sempre imaginei que o BRT era um meio de transporte seguro. Vejo que apenas torna o transporte coletivo mais rápido. Como adoramos o inglês que tudo valoriza, BRT vem de “Buss Rapid Transit” (Ônibus de Rápido Trânsito). Segurança é outro departamento.
Comentários
Postar um comentário